Os 15 lugares com maior expectativa de vida
Por Renata_Simond | Para curtir – qua, 23 de abr de 2014
O que contribui para uma vida longa? Boa qualidade de vida, alimentação balanceada e um sistema de saúde que funciona são alguns dos motivos que permitem a alguns sortudos uma expectativa de vida maior.
Veja 15 destinos onde a média de vida é alta, de acordo com dados da ONU e do CIA World Factbook,ficando entre 90 e 81 anos. No Brasil, um estudo do ano passado revelou um aumento considerável: antes, um recém-nascido poderia viver até uns 62 anos e agora a chance é de que ele viva até os 77 anos, subindo para mais de 11 anos em três décadas.
A forte economia deste território chinês provém de jogos de azar, mas o governo garante que 70% da verba seja destinada em saúde. A dieta típica é à base de frutos do mar, o que colabora com a expectativa de vida de 84,41 anos.
Com uma das menores taxas de desemprego da Europa, nenhuma dívida nacional, orçamento excedente e espiritualidade em alta, os 30 mil cidadãos deste pequeno microestado parecem não ter do que reclamar. A média de vida é de 83,01 anos e sua dieta típica é similar a das regiões Emilia-Romagna e Marche da Itália.
3. Mônaco
Abrigando o maior número de milionários e bilionários per capita do mundo, Mônaco parece render bons frutos aos seus habitantes. A dieta típica é, em grande parte, cozinha mediterrânea e a média de vida é de 89,73.
4. Sardenha
5. Islândia
Baixo nível de poluição, baixos índices de doenças comuns, como as cardíacas e depressão, além de muitos outros motivos fazem com que a Islândia tenha média de vida de 81,28 anos. A dieta regada a óleo de peixe, cordeiro, chá preto, legumes, frutas silvestres e grãos integrais colaboram com a estatística.
Com uma das maiores proporções de centenários do mundo – sendo 22 para cada 100 mil pessoas, a ilha italiana tem média de vida de 81 anos. A dieta da população inclui carne, feijão, verduras, queijo de ovelha e de cabra, além de uma boa taça de vinho à noite, cercada por conversas divertidas.
6. Loma Linda, Califórnia
Alguns atribuem a média de vida de 80 anos para mais devido a fé em Loma Linda: 23 mil moradores são adventistas praticantes, que costumam viver de 4 a 7 anos a mais do que o resto do país. A dieta também contribui, visto que a maioria da população é vegetariana, seja pela religião ou pelo estilo de vida.
7. Okinawa
Okinawanos idosos têm entre as mais baixas taxas de mortalidade em todo o mundo por doenças comuns – A dieta tradicional japonesa, com apenas 25% de açúcar e 75% de consumo de grãos, lotes de peixe, soja e legumes, é atribuída como o motivo principal dos idosos terem a taxa mais baixa de doenças comuns no mundo. A média de vida está em torno de 90 a 100 anos.
8. Austrália
9. Andorra
Esqui e caminhada estão entre os itens favoritos da população de Andorra, focada também em família e amigos. Mesmo que o alto fluxo de turistas e redes de fast food invadam o local, a média de vida ainda é alta, na casa dos 82,51 anos. A dieta típica inclui o estilo mediterrâneo, com carne, legumes e peixes.
Estilo de vida ativo e baixas taxas de fumantes fazem com que a Austrália tenha uma média de vida entre 79,2 e 83,7 anos. A dieta típica com camarão na brasa e outros frutos do mar colaboram com essa longevidade.
10. Península de Nicoya, Costa Rica
Os 75 mil nicoyans gozam não só de belas e isoladas praias, mas de uma grande expectativa de vida, a partir dos 90 anos. A dieta meso-americana inclui feijão, abóbora e tortilla de milho, além da água regional ser rica em cálcio e magnésio, o que fortalece os ossos e relaxa as artérias.
11. Guernsey
Alto padrão de vida e longevidade tem a ver com os baixos impostos e altos salários, que oferecem opções de saúde de alto nível. A média de vida é de 82,24 anos em Guernsey, e a dieta típica é regada a champagne e caviar. A verdadeira cidade ostentação!
12. Israel
As três principais cidades israelenses classificadas por expectativa de vida são Ra’anana (85,5 anos), Modiin-Maccabim-Reut (84,1) e Beith Shemesh (83,1); a parte inferior 2 cidades são Nazaré (77,9) e Rahat (77,1). A dieta típica é uma fusão entre as cozinhas do Oriente Médio e mediterrânea.
13. Icaria, Grécia
Os 10 mil moradores desta ilha geralmente vivem bem em seus 90 anos, sendo que um entre cada três habitantes chegam a essa idade. A população é conhecida por seu modo de vida relaxado, sem preocupações. A dieta inclui vegetais orgânicos, legumes, verduras e muito azeite.
14. Hong Kong
A dieta típica dessa grande cidade é feita com peixes cozidos no vapor, legumes e comida cantonesa. Banhos diários, caminhadas matinais e treinos na madrugada colaboram com a média de vida entre 80,5 e 86,7 anos.
15. Cingapura
Grandes avanços em saúde pública e boas oportunidades econômicas certamente elevaram, ao longo de três décadas, a expectativa de vida da população, aumentada em até 10 anos. A média fica em 82, 14 e a dieta balanceada, que mixa as culinárias chinesa, malaia e indiana contribui também para a baixa taxa de obesidade adulta, em torno de 11%.
Fonte: Nômades Digitais
Fotos: wikipedia, time2pcs, hdrcreme, projetoadoradores, elperiodico, raidho, mk2monaco, veradonato, noticiasdeurucui
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/para-curtir/os-15-lugares-com-maior-expectativa-vida-171045175.html