Castelo Grimaldi (Cagnes)


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Château Grimaldi em Cagnes-sur-Merdepartamento de Alpes-Maritimes, cuja imagem pode ser vista aqui é um palácio fortificado da França construído no mesmo local duma anterior fortaleza ocupada pelos gregos e pelos romanos. O actual castelo foi ocnstruído em 1309 por Rainier Grimaldi (Senhor de Cagnes e um almirante da França) - um antepassado distante da actual casa governante do Mónaco. Mais tarde tornou-se residência dos governadores da província. Depois da Revolução Francesa foi usado como quartel e como hospital. Actualmente é conhecido como "Le Château Musée Grimaldi" (O Castelo Museu Grimaldi).
O castelo, construído no topo duma colina, eleva-se sobre a cidade. Edificado em pedra local, mantém muitas das elementos e motivos medievais originais, possuindo matacães com ameias coroando as suas torres, incluindo a torre de menagem. O edifício foi construído em volta dum pátio triangular.
Durante o reinado de Luís XIII de França (1610 a 1643) o castelo foi alterado e as suas salas principais tornaram-se mais confortáveis ao ser redecoradas ao gosto contemporâneo. O grande vestíbulo possui um tecto representando a Queda de Faetonte, por Génois Carlone, obra concluída em 1621, enquanto a capela tem um tecto pintado com cenas populares.
Actualmente, está instalado no castelo um centro de exposições de arte contemporânea vinda de todo o mundo e um museu de arte moderna.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Grimaldi_(Cagnes)

Aluísio Azevedo


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Aluísio Azevedo Academia Brasileira de Letras
Nascimento14 de abril de 1857
São LuísMaranhão Brasil
Morte21 de janeiro de 1913 (55 anos)
Buenos Aires Argentina
Nacionalidade Brasileiro
ProgenitoresMãe: Emília Amália Pinto de Magalhães
Pai: David Gonçalves de Azevedo
Parentescoirmão de Artur Azevedo
OcupaçãoCaricaturistajornalista,romancista e diplomata
Influências
Escola/tradiçãoRealismo/Naturalismo
Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo (São Luís14 de abril de 1857 — Buenos Aires21 de janeiro de 1913) foi umromancistacontistacronistadiplomatacaricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo, que, ainda jovem, enviuvara-se em boda anterior, e de Emília Amália Pinto de Magalhães,1 separada de um rico comerciante português, Antônio Joaquim Branco, assiste Aluísio, em garoto, ao desabono da sociedade maranhense a essa união dos pais contraída sem segundas núpcias, algo que se configurava grande escândalo à época. Foi Aluísio, irmão mais novo do dramaturgo e jornalista Artur Azevedo, com o qual, em parceria, viria a esboçar peças teatrais.
Ainda em pequeno revela pendores para o desenho e para a pintura, dom que mais tarde lhe auxiliaria na produção literária. Concluindo os preparatórios em São Luís do Maranhão, transfere-se em 1876 para o Rio de Janeiro, onde prossegue estudos naAcademia Imperial de Belas-Artes, obtendo, a título de subsistência imediata, ofício de colaborador caricaturista de jornais, como O Fígaro, Mequetrefe, Zig-Zag e A Semana Ilustrada.1
Com o falecimento do pai em 1878 volta ao Maranhão para sustentar a família.1 Ali, instigado por dificuldades financeiras, abandona momentaneamente os desenhos1 e dá início à atividade literária, publicando Uma Lágrima de Mulher no ano seguinte (1879). Em 1881, ano dentre a crescente efervescência abolicionista, publica o romance O Mulato, obra que deixa a sociedade escandalizada pelo modo cru com que desnuda a questão racial e inaugura o Naturalismo na literatura brasileira.1 Nela, o autor já demonstra ser abolicionista convicto. 1
Diante da reação hostil da província, obtendo sucesso com a obra na Corte, onde era considerada como exemplo da escola naturalista, volta à capital imperial e aí, incessantemente, produz romances, contos, crônicas e peças de teatro.1
Sua obra é tida na conta de irregular por diversos críticos, uma vez que a produção oscile entre o romantismo de tons melodramáticos, de cunho comercial para o grande público, e o naturalismo já em obras mais elaboradas, deixando a marca de precursor do movimento.

Diplomata[editar | editar código-fonte]

Aluizio de Azevedo.
Feito diplomata em 1895 deixa definitivamente da pena, indo servir na EspanhaInglaterraItáliaJapão (do qual fez apontamentos antevidentes e singulares), Paraguai e Argentina.1 Em 1910, feito já cônsul de primeira classe, volta a instalar-se em Buenos Aires, onde convive com Pastora Luquez, de quem adotou os dois filhos.1 Passados quase três anos, vem a falecer, já como fundador da cadeira nº 04 da Academia Brasileira de Letras.1
Em 1918, por iniciativa de Coelho Neto, teve seus restos mortais transladados de Buenos Aires para São Luís, onde repousam definitivamente.1

Contribuições[editar | editar código-fonte]

  • É autor de vários romances de estética naturalista: "O mulato" (1881), "Casa de pensão" (1884), "O cortiço" (1890) e outros.
  • Tendo por influência escritores naturalistas europeus, dentre eles Émile Zola, por tal ótica capta a mediocridade rotineira, a vida dos sestros, os preconceitos e mesmo taras individuais, opção contrária à dos românticos precedentes.
  • Fazem-se veementemente presentes em sua obra certos traços fundamentais do Naturalismo, quais sejam a influência do meio social e da hereditariedade na formação dos indivíduos, também o fatalismo. Em Aluísio "a natureza humana afigura-se-lhe uma certa selvageria onde os fortes comem os fracos", afirma o crítico Alfredo Bosi.
  • Segundo Valentin (2013), O cortiço é um dos primeiros romances brasileiros no qual a homossexualidade foi representada2 .

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Aos Vinte Anos, conto
  • Uma Lágrima de Mulher, romance (1880)
  • O Mulato, romance (1881)
  • Mistério da Tijuca ou Girândola de Amores, romance (1882)
  • Memórias de um Condenado ou A Condessa Vésper, romance (1882)
  • Casa de Pensão, romance (1884)
  • Filomena Borges, romance (1884)
  • O Homem, romance (1887)
  • O Cortiço, romance (1890), Editora moderna, São Paulo, 1991, ISBN 85-16-00149-0
  • O Coruja, romance (1890)
  • A Mortalha de Alzira, romance (1894)
  • Demônios, contos (1895)
  • O Livro de uma Sogra, romance (1895)
  • O Japão, publicado, a partir de manuscritos encontrados na Academia Brasileira de Letras (1894)
  • O Touro Negro, crônicas e epistolário
  • Os Doidos, peça
  • Casa de Orates, peça
  • Flor de Lis, peça
  • Em Flagrante, peça
  • Caboclo, peça
  • Um Caso de Adultério, peça
  • Venenos que Curam, peça
  • República, peça

Lorbeerkranz.png Academia Brasileira de Letras[editar | editar código-fonte]

Aluísio Azevedo foi um dos fundadores do Sodalício Brasileiro, onde ocupou a cadeira 4, que tem por patrono Basílio da Gama.

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c d e f g h i j k Biografia de Aluísio Azevedo Patrimônio da Humanidade, São Luís do Maranhão. Visitado em 23 jan 2013.
  2. Ir para cima VALENTIN, Leandro Henrique Aparecido. Representações da homossexualidade nos romances O Ateneu, de Raul Pompéia, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. Rascunhos Culturais, Coxim/MS, v. 4, n. 8, p. 179-200, jul./dez. 2013. Disponível em:https://www.academia.edu/6384666/Representacoes_da_homossexualidade_nos_romances_O_Ateneu_de_Raul_Pompeia_e_O_cortico_de_Aluisio_Azevedo

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileiraSão Paulo: Global.
  • BROCA, Brito. Vida Literária Brasil—1900. São Paulo: José Olímpio, 2005, 4ª ed.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

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Precedido por
Basílio da Gama
(patrono)
Lorbeerkranz.png ABL - fundador da cadeira 4
1897 — 1913
Sucedido por
Alcides Maya




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