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A história da tecnologia é a história das ferramentas e das técnicas úteis para fazer coisas práticas. Relaciona-se intimamente com a história da ciência, que inclui a maneira como os seres humanos adquiriram o conhecimento básico necessário para construir coisas úteis.
Os esforços científicos, especialmente nos tempos modernos, dependeram em regra de tecnologias específicas que permitiram aos seres humanos sondar a natureza do universo, de forma mais precisa do que é permitida pelos nossos sentidos.
Os artefatos tecnológicos são produtos de uma economia, são uma força para o crescimento económico e constituem uma parte importante da nossa vida cotidiana.
As inovações tecnológicas afetam e são afetadas pelas tradições culturais de uma sociedade. Elas são igualmente uma forma de desenvolver e projetar o poderio militar.
Índice
[esconder]- 1Por períodos e regiões geográficas
- 2Por áreas da ciência
- 2.1História da biotecnologia
- 2.2História da engenharia civil
- 2.3História das comunicações
- 2.4História da computação
- 2.5História da tecnologia dos bens de consumo
- 2.6História da engenharia electrotécnica
- 2.7História das tecnologias da energia
- 2.8História da ciência dos materiais
- 2.9História da medicina
- 2.10História da tecnologia militar
- 2.11História da tecnologia nuclear
- 2.12História da tecnologia científica
- 2.13História dos transportes
- 3Ver também
Por períodos e regiões geográficas[editar | editar código-fonte]
Tecnologias primitivas[editar | editar código-fonte]
- Fogo, usado desde o paleolítico, possivelmente pelo homo erectus há 800.000 anos.
- Ferramentas de pedra, criadas possivelmente há 100.000 anos.
- Arco, funda, ca. 9.º milénio a.C.
- Cobre, 8.000 a.C.
- Agricultura, 8.000 a.C.
- Roda, 4.000 a.C.
- Escrita. 3.500 a.C.
- Bronze, 3.300 a.C.
- Ferro, 1.500 a.C.
- Catapulta, 399a.C.
- Ferradura, 300 a.C.
Tempos pré-históricos[editar | editar código-fonte]
Embora não existam registros escritos relativos ao tempo pré-histórico, podemos ter uma ideia a respeito de como o mundo, e seus mecanismos, foram compreendidos ou interpretados pelo homem pré-histórico, através de evidências diretas e indiretas. A evidência direta inclui as pinturas rupestres encontradas na Espanha e na França, e outras obras de arte como, por exemplo, a Vénus de Willendorf. As outras evidências diretas são constituídas por ossos (como os que foram objecto de trepanação), múmias e ferramentas antigas. Apesar da relativa falta da evidência direta sobre o conhecimento possuído pelo homem pré-histórico, as tecnologias pré-históricas sobreviventes também permitem conjecturar sobre a compreensão do mundo nessa era.
A sobrevivência era a prioridade; mesmo hoje, com o grande tsunami de 2004, os ilhéus de Andaman recordaram os conselhos dos seus antepassado, foram para as elevações, e sobreviveram ao tsunami, como seus antepassados fizeram em tempos imemoriais. Estas pessoas relataram este conhecimento às tripulações do avião de resgate que estavam pairando sobre as ilhas de Andaman, após o avião ter sido atacado pelas suas setas .
Embora não haja nenhum registro escrito da inovação tecnológica de alguns povos ou culturas, existem provas dos seus empreendimentos na exploração: os povos malaios, por exemplo, espalharam-se pelo arquipélago da Malásia, atravessaram o Oceano Índico até Madagascar e também atravessaram o Oceano Pacífico, o que exigiu o conhecimento das correntes oceânicas, dos ventos, dovelejamento, do movimento das estrelas, da navegação celeste, e dos mapas estelares. Os mapas estelares não eram feitos de papel, mas sim com cordas, varas e conchas. Os seus barcos eram de classe oceânica, há milhares dos anos, bem antes da tecnologia marítima do Ocidente ser capaz dosdescobrimentos marítimos.
Antes deles, provavelmente pela caça e pela coleta, os aborígenes australianos e os índios americanos contornaram os continentes para povoar suas partes do mundo - uma viagem de dezenas de milhares de quilômetros, e que pode ter levado milhares dos anos.
Antigo Egito[editar | editar código-fonte]
Os egípcios inventaram e usaram muitas máquinas simples, como a rampa e a alavanca, para auxiliar os seus processos da construção. O suporte de escrita egípcio, feito dopapiro, e a cerâmica, foram produzidos e exportados para toda a bacia do Mediterrâneo. A roda, contudo, só chegou quando invasores estrangeiros introduziram a quadriga.
Europa tribal[editar | editar código-fonte]
Por volta de 1.000 a.C.-500 a.C., as tribos germânicas tiveram uma civilização da idade do bronze, enquanto os Celtas estiveram na idade do ferro na época da cultura de Hallstatt. Posteriormente, as suas culturas entraram em colisão com as práticas militares e agrícolas dos Romanos, há dois mil anos. Mas o tempo e os recursos necessários para conduzir a ciência tiveram que decorrer gradualmente.
Roma Antiga[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Tecnologia greco-romana
A civilização romana incluía tecnologia para:
- Arquitectura e engenharia
- Construção de estradas
- Agricultura intensiva
- Metalurgia
- Leis relativas à propriedade individual
- Cantaria
- Engenharia militar
- Fiação e tecelagem
Porque Roma se localizava numa península vulcânica, com areia que continha grãos cristalinos adequados, o betão que os romanos inventaram era particularmente durável. Alguns dos seus edifícios duraram 2.000 anos.atras o mundo não enxergavam, por causa da tecnologia.
O romanos percebiam de hidráulica e construíram fontes e chafarizes que se tornaram a imagem de marca da sua civilização. A falta dos banhos marcou o fim da civilização romana. Mas alguns banhos romanos (por exemplo, em Portugal ou Inglaterra) duraram até aos dias de hoje.
Índia Antiga[editar | editar código-fonte]
A civilização do Vale do Indo, bem situada e com muitos recursos, constituía uma lição de sanidade e planejamento urbanos. Aqui se encontram dos primeiros exemplos de 'esgotos fechados', de banhos, de celeiros públicos etc.
Um painel encontrado em Mohenjo-daro, descrevendo um ofício de navegador, mostra embarcações de muitos tipos. A sua construção é descrita em pormenor no Yukti Kalpa Taru, um antigo texto indiano de construção naval nesse tempo não existia escola era chamada de bachada da biroba era mais conhecida com um importante local de aprendizagem no mundo antigo. Era o centro da ensino para sábios de toda a Ásia. Muitos estudantes gregos, persas e chineses aprenderam aqui com grandes mestres - Kautilya , Panini, Jivaka, Vishnu Sharma.
As técnicas de construção e arquitetura indianas, compendiadas nos 'Vaastu Shastra", incluiam detalhes e plantas baseados em princípios científicos como a resistência dos materiais, a altura ideal da construção, a presença de fontes de água adequadas e a luz que preserva a higiene. É uma das primeiras ciências da construção a ser assim tão completa.
O Yukti Kalpa Taru, compilado por Bhoja Narapati, trata da construção naval.
A cultura da antiguidade indiana foi sempre muito variada na escolha das especiarias, dos condimentos e dos artigos ornamentais, pois a Índia era a origem do óleo de palma e do coco, do indigo e de muitos outros pigmentos e corantes vegetais, como o cinábrio. Muitos dos corantes foram usados na arte e na escultura. O uso de perfumes mostra algum conhecimento da aplicação das tecnologias químicas, particularmente nos processos de destilação e purificação.
China Antiga[editar | editar código-fonte]
Segundo o investigador Joseph Needham, os chineses foram pioneiros em muitas descobertas e desenvolvimentos. Os principais contributos tecnológicos da China incluem os detectores de sismos, fósforos, papel, o ferro fundido, o arado de ferro, o carro de mão, a ponte suspensa, o paraquedas, o gás natural como combustível, a bússola, a hélice, abesta, e a pólvora.
China medieval[editar | editar código-fonte]
O foguete de combustível sólido foi inventado na China por volta de 1150, cerca de 200 anos após a invenção da pólvora (que era o seu principal combustível) e 500 anos após a invenção dos fósforos. Ao mesmo tempo que a época dos descobrimentos tinha lugar no Ocidente, os imperadores chineses da dinastia Ming também organizaram expedições. Os navios de Zheng He chegaram a alcançar África. Mas as expedições deixaram de ser financiadas, sendo abandonadas. Quando os navios de Fernão de Magalhães chegaram aoBrunei em 1521, encontraram uma cidade rica que tinha sido fortificada por engenheiros chineses e protegida por um quebra-mar.Antonio Pigafetta anotou que muita da tecnologia do Brunei era igual à tecnologia ocidental desse tempo. Também, havia mais canhões no Brunei do que em navios de Magalhães, e os comerciantes chineses na corte do Brunei tinham-lhes vendido óculos e porcelana, que eram uma raridade na Europa. Contudo, a base científica para estes desenvolvimentos tecnológicos parece ter sido muito ténue. Por exemplo, o conceito de força não foi formulado claramente em textos chineses deste período.
Outras descobertas e invenções chinesas do período medieval, segundo a pesquisa de Joseph Needham, incluem: o barco movido a pás, a imprensa, tinta fosforescente, cadeia dentada, e a roca de fiar.
Incas[editar | editar código-fonte]
Os conhecimentos de engenharia dos incas eram grandes, mesmo quando medidos pelos padrões de hoje. Um exemplo é o uso nas suas construções de peças pesando mais de uma tonelada (por exemplo, Machu Picchu no Peru), colocadas de tal forma juntas que nem uma lâmina cabe entre elas. As aldeias usaram canais de irrigação e sistemas de drenagem, tornando a agricultura muito eficiente.
Maias[editar | editar código-fonte]
A civilização Maia não sabia fundir os metais nem conhecia a roda, mas possuía um sistema de escrita e conhecimentos de cantariasurpreendentes.
Europa[editar | editar código-fonte]
A queda do Império romano abrandou, mas não parou a inovação; os romanos preferiam o uso de óleos no banho, mas o sabão foi trazido pelas tribos que procuravam incorporar-se no império. Por altura da queda de Roma, a armadura de malha metálica que nós associamos com o cavaleiro medieval já era usada pela cavalaria pesada de Roma, até ser substituída pela armadura pesada mil anos mais tarde.
Medieval[editar | editar código-fonte]
Ver Tecnologia medieval.
Século XIX[editar | editar código-fonte]
A locomotiva a vapor, inventada por Richard Trevithick, abriu o caminho ao transporte pelo caminho de ferro.
Século XX[editar | editar código-fonte]
Foguetão(Werner Von Braun)
Por áreas da ciência[editar | editar código-fonte]
História da biotecnologia[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da biotecnologia
Ver também:
- História da agricultura
- História da alimentação
- Alimentos geneticamente modificados
- História das ciências agronómicas
- História dos jardins
- Biotecnologia
- História do sushi
- História do chá
História da engenharia civil[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da engenharia civil
Ver também:
- História da arquitetura
- História das pontes, portos, túneis, represas
- História dos instrumentos
- Cartografia
- Engenharia urbana
- Abastecimento de água
História das comunicações[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História das comunicações
Ver também:
- História da escrita
- História das telecomunicações
- História dos telefones móveis
- História do radar
- História do cinema
- História da rádio
- História da televisão
- História da Internet
História da computação[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da computação
História da tecnologia dos bens de consumo[editar | editar código-fonte]
Artigo principal:
Ver também:
História da engenharia electrotécnica[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da engenharia electrotécnica
Ver também:
História das tecnologias da energia[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História das tecnologias da energia
Ver também:
- História da energia
- História da mineração do carvão
- História da máquina-a-vapor
- História do combustível do álcool
- História da fusão nuclear
História da ciência dos materiais[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da ciência dos materiais
Ver também:
História da medicina[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da medicina
Ver também: História da farmácia
História da tecnologia militar[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da tecnologia militar
História da tecnologia nuclear[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da tecnologia nuclear
História da tecnologia científica[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História da tecnologia científica
Ver também:
- História dos telescópios
- Observatório s
- História dos microscópios
- História da tecnologia da física de partículas
- História da tecnologia de baixa temperatura
- História da tecnologia da medida da temperatura e da pressão
História dos transportes[editar | editar código-fonte]
Artigo principal: História dos transportes
Ver também[editar | editar código-fonte]
- História da tecnologia do motor
- História da fotografia
- História da tecnologia dos foguetes e do misseis
- História do design
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_tecnologia