Paulo de Tarso - Parte 3

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Papel das mulheres[editar | editar código-fonte]

Para uma discussão sobre uma mulher entre os apóstolos: Júnia
Um verso na Primeira Epístola a Timóteo[nota d2], tradicionalmente atribuída a Paulo (vide acima), é frequentemente utilizada como maior fonte de autoridade na bíblia para que às mulheres seja vedado o sacramentoda ordem, além de outras posições de liderança e ministério no cristianismo. A Epístola a Timóteo é também muitas vezes utilizada por muitas igrejas para negar-lhes o voto em assuntos eclesiásticos e posições de ensino para público adulto e também a permissão para o trabalho missionário[66].
11A mulher aprenda em silêncio com toda a sujeição;
12pois não permito à mulher que ensine, nem que tenha domínio sobre o homem; mas que esteja em silêncio.
13Pois Adão foi formado primeiro, depois Eva.
14Adão não foi seduzido, mas a mulher é que, deixando-se iludir, caiu na transgressão;
Esta passagem parece estar dizendo que as mulheres não devem ter na igreja nenhum papel de liderança frente aos homens[67]. Se ela também proíbe as mulheres de ensinar outras mulheres ou crianças é duvidoso, pois até mesmo as igrejas católicas - que proíbem o sacerdócio feminino - permitem que abadessas ensinem e assumam posições de liderança sobre outras mulheres. Qualquer interpretação desta parte das escrituras tem que se confrontar com as dificuldades teológicas, contextuais, sintáticas e léxicas destas poucas palavras[68].
O teólogo J. R. Daniel Kirk encontrou um importante papel para as mulheres na igreja antiga, como por exemplo quando Paulo elogia Febe por seu trabalho como diaconisa[nota e2] e também Júnia[nota f2], considerada por alguns como sendo a única mulher citada no Novo Testamento entre os apóstolos[69][70]. Kirk aponta para estudos recentes que levaram alguns a concluir que a passagem que obriga as mulheres a "ficarem caladas nas igrejas" em 1 Coríntios 14:34 foi uma adição posterior, aparentemente por um autor diferente e não era parte da carta original de Paulo à igreja de Corinto. Outros, como Giancarlo Biguzzi, alegam que a restrição de Paulo sobre as mulheres em Coríntios é genuína, mas aplica-se ao caso particular de proibi-las de fazerem perguntas ou de conversar, e não uma proibição generalizada contra as mulheres falarem, pois em 1 Coríntios 11:5 Paulo afirma o direito das mulheres de profetizar[71].
O terceiro exemplo de Kirk de uma visão mais inclusiva está em «Não pode haver judeu nem grego, não pode haver escravo nem livre, não pode haver homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus» (Gálatas 3:28). Ao anunciar um fim dentro da igreja das divisões que eram tão comuns no mundo todo, ele conclui destacando que "...havia mulheres do Novo Testamento que ensinaram e tinham autoridade na igreja antiga e que estes ensinamentos e esta autoridade eram sancionadas por Paulo e que o apóstolo mesmo oferece um paradigma teológico dentro do qual a superação da subjugação da mulher é um resultado esperado"[72].

Influência no cristianismo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Paulinismo
A influência de Paulo no pensamento cristão é possivelmente o mais importante dentre todos os outros autores do Novo Testamento[6]. Paulo declarou que sua fé em Cristo tornou a Torá desnecessária para a salvação, exaltou a igreja cristã como sendo o corpo de Cristo e mostrou o mundo fora da igreja como estando sob julgamento[6].

Tradição oriental[editar | editar código-fonte]

No oriente, os padres da Igreja reduziram a eleição divina presente Romanos 9:11 à onisciência de Deus[6] e o tema da predestinação presente na teologia ocidental não aparece no oriente[6].

Tradição ocidental[editar | editar código-fonte]

As obras fundamentais de Agostinho sobre a "boa nova" como um presente (graça), sobre a moralidade como a vida no Espírito, sobre a predestinação e sobre o pecado original se baseiam todas em Paulo, especialmente na Epístola aos Romanos[6].
Durante a Reforma protestanteMartinho Lutero expressou a doutrina de Paulo sobre a fé como elemento mais importante como justificação para a sua doutrina da sola fide(apenas a fé)[6].

Visões críticas[editar | editar código-fonte]


Reconstituição facialde Paulo feita pelos especialistas do LKARenânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
Elaine Pagels, professora de religião na Universidade de Princeton e uma autoridade reconhecida sobre o gnosticismo, argumenta que Paulo era um gnóstico e que as epístolas pastorais, antignósticas, são falsificações "pseudo-paulinas", escritas para refutar esta crença ainda na antiguidade[73].
O acadêmico britânico e judeu Hyam Maccoby argumenta que o Paulo como descrito nos Atos dos Apóstolos e o Paulo que aparece em suas próprias obras são pessoas muito diferentes. Algumas dificuldades foram apontadas no relato de sua vida, por exemplo. O Paulo dos Atos está muito mais interessado na história factual e menos na teologia e ideias como a justificação pela fé não estão ali, assim como não estão as referências ao Espírito, de acordo com Maccoby. Ele também afirma que não existem referências a João Batista nas epístolas paulinas, enquanto Paulo o menciona diversas vezes nos Atos[74]. Maccoby teoriza ainda que Paulo sintetizou o judaísmo, o gnosticismo e o misticismo para um cristianismo como uma religião com um salvador cósmico. De acordo com ele, o farisaísmo de Paulo foi sua própria invenção e que ele, na verdade, teria se associado com os saduceus. Maccoby atribui ainda as origens do antissemitismo cristão a Paulo e alega que a visão das mulheres que o apóstolo defendia, embora inconsistente, refletia seu gnosticismo (em seus aspectos misóginos)[74].
Outros autores lembram que linguagem nos discursos de Paulo é muito parecida com a de Lucas no estilo. Além disso, George Shillington escreve que o autor dos Atos provavelmente criou os discursos de acordo com este estilo e eles contêm sua marca teológica e literária[75]. Contrariamente, o historiador e apologista cristão Christopher Price argumenta que o estilo de Lucas nos Atos representa o estilo dos historiadores da época que reconhecidamente relatavam discursos em suas obras[76].
F. C. Baur (1792–1860), professor de teologia em Tubinga, na Alemanha, o primeiro acadêmico a criticar os Atos e as epístolas paulinas, e fundador da Escola de Tubingade teologia, argumentou que Paulo, como o "Apóstolo dos gentios", estava em violenta oposição com os doze apóstolos originais. Baur considera os Atos como uma obra tardia e pouco confiável[77]. O debate que ele iniciou continua até hoje, com Adolf Deissmann[78] (1866 - 1937) e Richard Reitzenstein[79] (1861–1931) enfatizando a herança grega de Paulo e Albert Schweitzer destacando a sua dependência do Judaísmo[80].
O professor Robert Eisenman da Universidade da Califórnia em Long Beach, argumenta que Paulo era membro da família de Herodes, o Grande[81]. Eisenman faz uma conexão entre Paulo e um indivíduo identificado por Flávio Josefo como "Saulus", um "parente de Agripa"[82]. Outro elemento bastante citado como suporte a esta tese está em «Saudai a Herodião, meu compatriota.» (Romanos 16:11) (em latimSalutate Herodionem cognatum meum.).
Entre os críticos do apóstolo Paulo também está Thomas Jefferson, um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, que escreveu que Paulo foi o "primeiro que corrompeu as doutrinas de Jesus"[83].
F.F. Powell argumenta que Paulo, em suas epístolas, fez uso de muitas ideias do filósofo grego Platão, chegando até mesmo a usar as mesmas metáforas e a mesma linguagem[84]. Por exemplo, em Fedro, Platão colocou Sócrates dizendo que os ideais celestes são percebidos como "se através de um vidro, vagamente"[85]. Estas palavras são ecoadas por Paulo em «Pois agora vemos como por um espelho em enigma» (1 Coríntios 13:12).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

[nota a] ^ Atos 22:3.
[nota b] ^ Atos 8:1Atos 9:13Atos 9:21Atos 26:10.
[nota c] ^ Atos 9:1 e seguintes.
[nota d] ^ «Por isso ele é mediador de uma nova aliança, para que, tendo intervindo a morte para a redenção das transgressões que havia debaixo da primeira aliança, os que têm sido chamados, recebam a promessa da eterna herança.» (Hebreus 9:15).
[nota e] ^ «circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus. Quanto à Lei, fui fariseu;» (Filipenses 3:5).
[nota f] ^ Veja também «quanto ao zelo, persegui a igreja, tendo-me tornado irrepreensível quanto à justiça que há na Lei.»(Filipenses 3:6) e «Ouvistes falar do meu modo de viver no judaísmo em outro tempo, de como perseguia excessivamente a igreja de Deus e a assolava,»(Gálatas 1:13).
[nota g] ^ Principalmente «Tendo recebido autoridade dos principais sacerdotes, eu não somente encarcerei muitos santos, como também dei o meu voto contra estes quando os matavam;» (Atos 26:10), mas também Atos 9:13.
[nota h] ^ Atos 9:1-31Atos 22:1-22 e Atos 26:9-24.
[nota i] ^ «pois eu nem o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas sim mediante a revelação de Jesus Cristo.» (Gálatas 1:12).
[nota j] ^ «Somente ouviram dizer: Aquele que dantes nos perseguia, agora prega a fé que outrora combatia;»(Gálatas 1:23).
[nota k] ^ «...e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos» (Atos 11:26).
[nota l] ^ «Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles vieram, subtraía-se e separava-se temendo os que eram da circuncisão. Os outros judeus também dissimularam juntamente com ele, de modo que até Barnabé foi levado com eles na sua dissimulação.»(Gálatas 2:12-13)
[nota m] ^ Paulo não diz claramente que esta foi a sua segunda visita. Em Gálatas, ele lista três importantes encontros com Pedro e este foi o segundo de sua lista. O terceiro encontro se deu em Antioquia. Por outro lado, ele também não nega claramente ter visitado Jerusalém entre a sua "primeira" e "segunda" visitas.
[nota n] ^ Note que Paulo apenas escreve que ele estava a caminho de Jerusalém, ou apenas planejando a visita. Ele pode ou não ter feito visitas adicionais após esta visita, se é que ele de fato esteve lá desta vez.
[nota o] ^ Principalmente nos versículos «todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados para serem santos» (Romanos 1:7) e «assim, quanto é em mim, estou pronto para anunciar o Evangelho também a vós que estais em Roma.» (Romanos 1:7), entre outras citações na Epístola aos Romanos.
[nota p] ^ «Ninguém de modo algum vos engane; porque o dia não chegará sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, ostentando-se como Deus» (2 Tessalonicenses 2:3-4)
[nota q] ^ Como Jesus é chamado por Paulo em «mas dos apóstolos não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor.» (Gálatas 1:19). Para uma discussão mais ampla sobre o assunto, veja Tiago, o Justo e Irmãos de Jesus[86].
[nota r] ^ Atos 22:3
[nota s] ^ Como em Romanos 2:16-26
[nota t] ^ Romanos 9-11
[nota u] ^ Gálatas 1:17
[nota v] ^ Gálatas 1:13-24
[nota w] ^ Gálatas 2:1-10
[nota x] ^ Atos 11:26
[nota y] ^ Atos 15:22
[nota z] ^ Atos 15:30-35
[nota a1] ^ Atos 16:16-34
[nota b1] ^ Atos 17:14
[nota c1] ^ Atos 17:34
[nota d1] ^ Atos 9:23-27
[nota e1] ^ Atos 1:18-20
[nota f1] ^ Atos 11:29-30 e Atos 12:25
[nota g1] ^ Atos 15:1-19
[nota h1] ^ Atos 15:36-40
[nota i1] ^ Gálatas 2:1-10
[nota j1] ^ Gálatas 2:11-14
[nota k1] ^ Atos 18:21-22
[nota l1] ^ Atos 21:17 e seguintes
[nota m1] ^ Atos 24:17
[nota n1] ^ Romanos 15:252 Coríntios 8:-9 e 1 Coríntios 16:1-3
[nota o1] ^ Atos 28:7
[nota p1] ^ Atos 28:2
[nota q1] ^ Atos 28:16
[nota r1] ^ Atos 28:14-15
[nota s1] ^ 1 Coríntios 11:17-34
[nota t1] ^ 1 Coríntios 15:1
[nota u1] ^ 1 Coríntios 7:10-11 e 1 Coríntios 9:14
[nota v1] ^ Colossenses 1:15
[nota w1] ^ João 1:1-14
[nota x1] ^ Colossenses 4:3Colossenses 4:10
[nota y1] ^ Filemon 1:22
[nota z1] ^ 1 Tessalonicenses 4:14 até 1 Tessalonicenses 5:13
[nota a2] ^ 2 Tessalonicenses 2:2-12
[nota b2] ^ Romanos 2:12 e seguintes
[nota c2] ^ 1 Tessalonicenses 4:16 e seguintes
[nota d2] ^ 1 Timóteo 2:11-14
[nota e2] ^ Romanos 16:1
[nota f2] ^ mais adiante, em Romanos 16:7

Referências

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  54. Ir para cima Joseph Barber Lightfoot, em seu "Commentary on the Epistle to the Galatians" escreveu: "Neste ponto [ Gálatas 6:11 ] o apóstolo toma a caneta de seu amanuensis e o parágrafo final foi escrito pela sua mão. A partir do tempo que suas cartas passaram a ser falsificadas em seu nome (2 Tessalonicenses 2:2 e 2 Tessalonicenses 3:17) parece que se tornou seu costume finalizar com algumas palavras escritas com sua própria letra como precaução contra elas. No caso em questão, ele escreveu um parágrafo inteiro, resumindo as principais lições da epístola em sentenças concisas, ansiosas e desconexas. Ele escreveu também em letras grandes, negritas (em grego: pelikois grammasin, de forma que sua letra pode refletir a sua energia e a determinação de sua alma.
  55. Ir para cima Wikisource-logo.svg "Scripture" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público. (seção Epistle)
  56. Ir para cima Williamson, Clark M. (1993). A guest in the house of Israel: post-Holocaust church theology (em inglês) Westminster John Knox Press [S.l.] p. 184. Consultado em 24/05/2011.
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  58. Ir para cima Embora Hebreus quase certamente não tenha sido escrita por Paulo, ela tem sido parte das epístolas paulinas "desde o início", cf. Wallace, Daniel B. Hebrews: Introduction, Argument, and Outline.(em inglês) [S.l.: s.n.]
  59. Ir para cima MacDonald, Margaret Y (2000). Sacra Pagina: Colossians and Ephesians (em inglês) Liturgical Press [S.l.] ISBN 978-0-8146-5819-2.
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Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Étienne Trocmé (1999). L'enfance du christianisme (em francês) Hachette [S.l.]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

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