CARACTERÍSTICAS VOCACIONAIS

  


PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CIENTÍFICA (com IAC)
investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
uma das atuações do seu Pastorado4


ESTE CONTEÚDO COMPLEMENTA
o exercício vocacional no Portal CMT, aqui

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ÍNDICE

COMECE O EXERCÍCIO PELO 001
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A IMPORTÂNCIA DE SE SABER A VOCAÇÃO

Saber a vocação para saúde mental de cada pessoa é de extrema importância tanto a nível individual quanto para a sociedade em geral. Em nível individual, compreender a própria vocação para a saúde mental significa conhecer as atividades, práticas e comportamentos que promovem o bem-estar psicológico. Isso permite que as pessoas identifiquem suas necessidades emocionais e adotem estratégias adequadas para cuidar de si mesmas, prevenindo o desenvolvimento de problemas mentais e buscando suporte quando necessário. Conhecer sua vocação para saúde mental também pode ajudar a estabelecer metas realistas e encontrar um propósito na vida, o que contribui para uma sensação de satisfação e felicidade duradoura.

Em nível social, entender a vocação para saúde mental é fundamental para promover uma sociedade saudável e resiliente. Quando a sociedade como um todo reconhece e valoriza a importância da saúde mental, ela pode criar ambientes que favoreçam o bem-estar psicológico. Isso implica em investir em políticas públicas que garantam acesso a serviços de saúde mental de qualidade, reduzam o estigma em torno dos problemas mentais e promovam a educação em saúde mental. Ao fazer isso, a sociedade pode criar condições propícias para que as pessoas desenvolvam todo o seu potencial, contribuindo para um ambiente mais equilibrado e produtivo.

Além disso, compreender a vocação para saúde mental de cada pessoa e da sociedade em geral permite identificar e abordar os fatores de risco e as necessidades específicas de determinados grupos. Cada indivíduo e comunidade têm suas particularidades, e considerar essas diferenças é essencial para garantir que os recursos e intervenções sejam direcionados de maneira adequada e eficaz. Isso inclui o reconhecimento das disparidades socioeconômicas, raciais e de gênero, bem como das necessidades de grupos vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas LGBTQ+ e indivíduos com deficiência. Ao adaptar os cuidados de saúde mental às especificidades de cada contexto, podemos promover a inclusão, a igualdade e o bem-estar para todos.

Em suma, conhecer a vocação para saúde mental de cada pessoa e da sociedade em geral é essencial para promover o bem-estar individual, criar uma sociedade saudável e equitativa e atender às necessidades específicas de diferentes grupos. A saúde mental é um aspecto fundamental da qualidade de vida e, ao reconhecer sua importância, podemos investir em estratégias preventivas, intervenções eficazes e políticas públicas adequadas, resultando em uma sociedade mais resiliente e acolhedora para todos.





BIBLIOGRAFIA 
  • World Health Organization (WHO). (2005). Promoting Mental Health: Concepts, Emerging Evidence, Practice (Summary Report). Disponível em: https://www.who.int/mental_health/evidence/en/promoting_mhh.pdf
  • Keyes, C. L. M. (2002). The Mental Health Continuum: From Languishing to Flourishing in Life. Journal of Health and Social Behavior, 43(2), 207-222. DOI: 10.2307/3090197
  • Patel, V., Saxena, S., Lund, C., Thornicroft, G., Baingana, F., Bolton, P., ... & Unutzer, J. (2018). The Lancet Commission on global mental health and sustainable development. The Lancet, 392(10157), 1553-1598. DOI: 10.1016/S0140-6736(18)31612-X
  • Mental Health America. (2021). What is Mental Health? Disponível em: https://www.mhanational.org/what-mental-health
  • World Federation for Mental Health (WFMH). (2020). Mental Health for All: Greater Investment, Greater Access. Disponível em: https://wfmh.global/wp-content/uploads/2020/09/WMHDAY-2020-Booklet-1.pdf






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área vocacional 01
ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
num papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Administração e Negócios: inclui cursos como Administração, Contabilidade, Economia, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, entre outros.
  1. Habilidade analítica: Pessoas que se destacam em administração e negócios possuem uma habilidade analítica, ou seja, são capazes de analisar dados e informações complexas e tirar conclusões precisas.

  2. Visão estratégica: Uma pessoa vocacionada em administração e negócios deve ser capaz de ter uma visão estratégica e de longo prazo, buscando sempre soluções efetivas e criativas.

  3. Habilidade de liderança: A liderança é uma habilidade fundamental na área de administração e negócios. As pessoas vocacionadas nessa área são capazes de liderar equipes, motivando e inspirando os membros a trabalhar em direção a objetivos comuns.

  4. Comunicação efetiva: A capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz é crucial na área de administração e negócios. A pessoa deve ser capaz de transmitir suas ideias e opiniões com clareza para obter o envolvimento de sua equipe.

  5. Flexibilidade: O setor de administração e negócios está em constante mudança, e as pessoas vocacionadas nesta área devem ser capazes de se adaptar a essas mudanças e se ajustar rapidamente.

  6. Orientação para resultados: As pessoas vocacionadas em administração e negócios são orientadas para resultados e possuem uma abordagem pragmática para alcançar seus objetivos.

  7. Capacidade de tomar decisões: As pessoas vocacionadas em administração e negócios são capazes de tomar decisões difíceis e complexas, considerando todas as variáveis e tendo em conta as possíveis consequências.

  8. Habilidade em trabalhar em equipe: A capacidade de trabalhar em equipe é essencial na área de administração e negócios. As pessoas vocacionadas nesta área são capazes de colaborar com outras pessoas e trabalhar em direção a objetivos comuns.

  9. Habilidade em negociação: As pessoas vocacionadas em administração e negócios possuem habilidades de negociação, sendo capazes de encontrar soluções eficazes e mutuamente benéficas para as partes envolvidas.

  10. Habilidade em lidar com conflitos: A área de administração e negócios pode ser muito desafiadora e a pessoa deve ser capaz de lidar com conflitos de forma efetiva e diplomática.

  11. Habilidade em gerenciar recursos: As pessoas vocacionadas em administração e negócios possuem habilidades em gerenciar recursos, tais como financeiros, humanos, tecnológicos, etc.

  12. Capacidade de planejamento: A pessoa deve ser capaz de planejar e executar estratégias e planos de ação eficazes.

  13. Habilidade de organização: As pessoas vocacionadas em administração e negócios são capazes de organizar e gerenciar recursos de forma eficiente e eficaz. 

  14. Habilidade em lidar com a pressão: A área de administração e negócios pode ser muito estressante, e a pessoa deve ser capaz de lidar com a pressão e o estresse de forma efetiva.

  15. Habilidade em aprender continuamente: A área de administração e negócios está em constante evolução, e as pessoas vocacionadas nesta área devem ter a habilidade de aprender continuamente, buscando sempre se atualizar e se desenvolver para se manterem competitivas no mercado. A busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento deve ser uma constante na vida profissional de quem trabalha nessa área.


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BIBLIOGRAFIA

Robbins, S. P. (2017). Fundamentos de administração. Pearson Educação do Brasil.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2016). Administração de marketing. Pearson Educação do Brasil.

Araújo, L. C. G., & Gianesi, I. G. N. (2016). Administração de produção e operações. Atlas.

Chiavenato, I. (2016). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Elsevier Brasil.

Assaf Neto, A. (2016). Finanças corporativas e valor. Atlas.

Restrito




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área vocacional 02
ARTES E DESIGNE
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Artes e Design: inclui cursos como Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Interiores, Design de Produto, Cinema, Teatro, Música, entre outros.


  1. Criatividade: uma pessoa vocacionada na área de Artes e Design é naturalmente criativa e possui um pensamento divergente, capaz de gerar ideias originais e inovadoras.

  2. Sensibilidade: essa pessoa tem uma sensibilidade aguçada, capaz de perceber nuances e sutilezas que passam despercebidas pela maioria das pessoas.

  3. Visão artística: tem uma visão artística desenvolvida, capaz de compreender os elementos que compõem uma obra de arte ou design e como eles interagem entre si.

  4. Capacidade de observação: é capaz de observar e analisar a realidade de forma minuciosa, identificando padrões e tendências que podem ser usados como inspiração para seu trabalho.

  5. Curiosidade: é naturalmente curiosa, busca constantemente novos conhecimentos e experiências que possam enriquecer seu trabalho.

  6. Flexibilidade: é capaz de se adaptar a diferentes situações e mudanças, mantendo a criatividade e a produtividade mesmo em circunstâncias desafiadoras.

  7. Autonomia: possui uma grande autonomia e independência, sendo capaz de trabalhar sozinho ou em equipe, com iniciativa e pró-atividade.

  8. Paixão pelo trabalho: tem um amor genuíno pelo trabalho que realiza, e isso se reflete em sua dedicação e empenho em cada projeto.

  9. Capacidade de comunicação: é capaz de comunicar suas ideias de forma clara e persuasiva, seja em apresentações, reuniões ou através de seus trabalhos.

  10. Senso estético: tem um senso estético aguçado, capaz de identificar o que é bonito e harmonioso, além de saber como aplicar esses conceitos em seu trabalho.

  11. Paciência: sabe que a arte e o design são processos complexos e que demandam tempo e paciência para serem desenvolvidos.

  12. Capacidade de resolução de problemas: é capaz de identificar problemas e encontrar soluções criativas e inovadoras para resolvê-los.

  13. Versatilidade: é capaz de trabalhar em diferentes áreas do design e das artes, aplicando seus conhecimentos e habilidades de forma adaptada a cada contexto.

  14. Persistência: sabe que a criação nem sempre é um processo fácil, e por isso tem uma grande persistência em seus projetos, buscando sempre a melhor solução possível.

  15. Abertura para o novo: é capaz de se adaptar a novas tecnologias, tendências e estilos, mantendo-se sempre atualizado e relevante em sua área de atuação.


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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAXTER, Mike. Projeto de Design: Guia Prático Para Designers de Produto. Bookman Editora, 2011.

BÖHME, Gernot. Estética: Um Leitor em Filosofia das Artes. Oxford University Press, 2010.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. LTC Editora, 2019.

HELLER, Steven; WHEELER, Teresa. Anatomia do Design: Descobrindo as Influências e Inspirações no Design Gráfico Moderno. Editora Rockport, 2017.

LAWSON, Bryan. Como os designers pensam: o processo de design desmistificado. Elsevier, 2018.

Restrito



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área vocacional 03
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Ciências Biológicas e da Saúde: inclui cursos como Biologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Veterinária, entre outros.

  1. Curiosidade científica: uma pessoa vocacionada para a área de Ciências Biológicas e da Saúde é naturalmente curiosa e tem uma inclinação para buscar respostas para perguntas complexas.

  2. Pensamento crítico: a capacidade de avaliar e analisar informações científicas é crucial em áreas como Biologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Veterinária.

  3. Habilidade de observação: uma pessoa vocacionada para essa área tem uma excelente capacidade de observação, o que lhe permite notar detalhes importantes que outras pessoas podem perder.

  4. Forte ética profissional: a área de Ciências Biológicas e da Saúde envolve a vida humana e animal, portanto, uma pessoa que se destaca nessa área tem uma forte ética profissional e comprometimento com a integridade e o bem-estar dos pacientes.

  5. Empatia: em áreas como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Veterinária, é importante que o profissional tenha empatia pelos pacientes e suas necessidades.

  6. Habilidade de comunicação: uma pessoa vocacionada para essa área tem habilidades de comunicação excelentes, que incluem não apenas a capacidade de comunicar informações técnicas complexas, mas também a habilidade de se comunicar com pacientes e suas famílias.

  7. Paciência: em áreas como Fisioterapia e Nutrição, as melhorias podem levar tempo, portanto, uma pessoa que se destaca nessa área tem paciência para trabalhar com pacientes por um longo período de tempo.

  8. Capacidade de trabalhar em equipe: a colaboração com outros profissionais de saúde é crucial em muitas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, portanto, uma pessoa que se destaca nessa área deve ter habilidades de trabalho em equipe.

  9. Resiliência: essa área pode ser emocionalmente desafiadora, e uma pessoa que se destaca nela tem resiliência para lidar com as dificuldades e desafios que surgem.

  10. Adaptabilidade: a ciência está em constante evolução, e uma pessoa que se destaca em áreas como Medicina, Biologia e Farmácia deve ser adaptável e estar disposta a aprender novas técnicas e abordagens.

  11. Capacidade de solucionar problemas: a resolução de problemas é uma habilidade essencial em áreas como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, e uma pessoa que se destaca nessa área deve ter uma abordagem analítica para encontrar soluções.

  12. Excelente memória: muitas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde envolvem a memorização de informações complexas, portanto, uma pessoa que se destaca nessa área tem uma excelente memória.

  13. Dedicação: a área de Ciências Biológicas e da Saúde pode ser intensa e exigir muito tempo e dedicação, portanto, uma pessoa que se destaca nessa área deve ser altamente dedicada.

  14. Interesse em pesquisa: muitas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde estão envolvidas em pesquisas, e uma pessoa que se destaca nessa área deve ter interesse em pesquisa e em descobrir novos conhecimentos.

  15. Habilidade de lidar com o estresse: a área de Ciências Biológicas e da Saúde pode ser muito estressante, e uma pessoa que se destaca nessa área deve ter habilidades para lidar com o estresse de forma eficaz, seja através de técnicas de relaxamento, meditação, exercícios físicos ou outras estratégias.


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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Guyton, A. C., & Hall, J. E. (2015). Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier Brasil.

Tortora, G. J., & Derrickson, B. H. (2017). Princípios de anatomia e fisiologia. Artmed Editora.

Porth, C. M. (2015). Fisiopatologia: conceitos de saúde e doença. Artmed Editora.

Barros, N. F., & Moraes, R. (2018). Anatomia Humana: básica e clínica. Guanabara Koogan.

Netter, F. H. (2018). Atlas de anatomia humana. Elsevier Brasil.

Restrito


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área vocacional 04
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Ciências Exatas e Tecnológicas: inclui cursos como Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, entre outros.


  1. Habilidade analítica e lógica: As pessoas que são vocacionadas para áreas de ciências exatas e tecnológicas geralmente possuem habilidades analíticas e lógicas bem desenvolvidas, o que as permite resolver problemas complexos e desafios matemáticos e científicos.

  2. Curiosidade e interesse em explorar: Tendem a ser curiosas e possuem grande interesse em explorar novas ideias, teorias e tecnologias. Eles gostam de investigar e descobrir como as coisas funcionam e de que maneira podem ser aplicadas em diferentes contextos.

  3. Paciência e perseverança: Essas áreas exigem um alto grau de paciência e perseverança, pois muitas vezes envolvem processos detalhados, complexos e demorados, como por exemplo, a resolução de equações, programação de software e projetos de engenharia.

  4. Pensamento abstrato: Tendem a ter a capacidade de pensar de maneira abstrata, ou seja, são capazes de visualizar conceitos e ideias que não estão fisicamente presentes e de pensar em termos de símbolos e equações.

  5. Habilidade em resolução de problemas: São bons em encontrar soluções para problemas e desafios, e não se intimidam diante de obstáculos. Eles são capazes de aplicar seus conhecimentos de forma prática e efetiva para encontrar soluções eficazes.

  6. Capacidade de concentração: Para trabalhar em áreas que exigem concentração e foco, essas pessoas são capazes de se concentrar por longos períodos de tempo em uma tarefa específica.

  7. Criatividade: Embora as áreas de ciências exatas e tecnológicas possam parecer muito lógicas e baseadas em fatos, elas também exigem um alto grau de criatividade para encontrar soluções inovadoras e engenhosas para problemas complexos.

  8. Habilidade em trabalhar em equipe: Embora muitas vezes sejam associados à imagem de pessoas solitárias e isoladas, as áreas de ciências exatas e tecnológicas exigem que seus profissionais trabalhem em equipe para realizar projetos complexos.

  9. Capacidade de aprendizado rápido: As áreas de ciências exatas e tecnológicas estão em constante evolução, o que exige que seus profissionais sejam capazes de aprender novos conceitos e tecnologias com rapidez.

  10. Dedicação e comprometimento: Para alcançar o sucesso nessas áreas, é necessário um alto grau de dedicação e comprometimento com o trabalho, bem como com o aprendizado constante.

  11. Rigor e precisão: Os profissionais das áreas de ciências exatas e tecnológicas são conhecidos por sua precisão e rigor na execução de tarefas, já que pequenos erros podem ter grandes consequências.

  12. Visão estratégica: São capazes de pensar de forma estratégica e planejar a longo prazo para alcançar metas e objetivos complexos.

  13. Capacidade de visualização: Podem visualizar facilmente conceitos e processos complexos e abstratos, o que os ajuda a solucionar problemas e a criar soluções eficazes.

  14. Resiliência: Lidar com fracassos e obstáculos é uma parte natural do processo de resolução de problemas nas áreas de ciências exatas e tecnológicas. As pessoas que são vocacionadas para essas áreas geralmente possuem uma grande resiliência e são capazes de lidar com os desafios e obstáculos que surgem em seu caminho.

  15. Autoconfiança: Para ter sucesso em áreas que exigem alto grau de habilidade e conhecimento técnico, é necessário ter autoconfiança e acreditar em si mesmo. As pessoas que são vocacionadas para as áreas de ciências exatas e tecnológicas geralmente possuem essa autoconfiança e acreditam em sua capacidade de resolver problemas complexos e desafios técnicos.


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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Oliveira, C. H., & Ferreira, R. F. (2017). Habilidades necessárias aos estudantes de cursos de engenharia. Revista Eletrônica de Educação, 11(3), 200-215.

Rossatto, C. (2015). As características de um profissional de sucesso na área de tecnologia. Disponível em: https://www.concrete.com.br/2015/08/24/as-caracteristicas-de-um-profissional-de-sucesso-na-area-de-tecnologia/.

Solé, M., & Recio, M. (2017). Características e competências dos estudantes em engenharia. Revista Internacional de Educação para la Justicia Social, 6(2), 37-51.

Sousa, L. F. (2019). Competências socioemocionais e habilidades dos estudantes de engenharia. Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Valerio, A., Lima, R. F., & Guimarães, J. T. (2018). Competências necessárias para o sucesso profissional em engenharia. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 7(1), 45-60.

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área vocacional 05
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS 
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Ciências Humanas e Sociais: inclui cursos como História, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Direito, Pedagogia, Jornalismo, entre outros.


  1. Empatia: As pessoas vocacionadas para as áreas de ciências humanas e sociais geralmente possuem uma grande capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas emoções e perspectivas.

  2. Curiosidade: A curiosidade é uma característica fundamental para aqueles que desejam atuar em áreas de ciências humanas e sociais, pois é a partir dela que se busca entender e desvendar as complexidades da sociedade e da cultura.

  3. Capacidade de análise crítica: É importante que as pessoas vocacionadas para as áreas de ciências humanas e sociais possuam uma visão crítica e analítica da realidade, para que possam compreender e interpretar as diversas nuances e complexidades do mundo social.

  4. Flexibilidade cognitiva: A flexibilidade cognitiva é uma característica que permite às pessoas se adaptarem a diferentes situações, ideias e perspectivas, o que é fundamental para o trabalho em áreas de ciências humanas e sociais.

  5. Comunicação: As pessoas que são vocacionadas para as áreas de ciências humanas e sociais geralmente possuem uma excelente capacidade de comunicação, tanto na escrita quanto na fala, o que é essencial para se expressar e se fazer compreender em um contexto social.

  6. Senso de responsabilidade social: O senso de responsabilidade social é uma característica importante para aqueles que trabalham com ciências humanas e sociais, pois envolve a compreensão da importância de se trabalhar pela promoção da justiça e igualdade social.

  7. Abertura para a diversidade: A abertura para a diversidade é uma característica que permite às pessoas compreenderem e valorizarem a diversidade cultural, étnica, racial, de gênero e outras formas de diversidade.

  8. Senso crítico: É fundamental que as pessoas vocacionadas para as áreas de ciências humanas e sociais possuam um senso crítico apurado, que lhes permita analisar e questionar diferentes formas de pensamento e comportamento social.

  9. Empenho e perseverança: O trabalho em áreas de ciências humanas e sociais pode ser desafiador, exigindo empenho e perseverança para enfrentar e superar os desafios que surgem ao longo do caminho.

  10. Pensamento criativo: A criatividade é uma característica importante para aqueles que trabalham em áreas de ciências humanas e sociais, pois envolve a capacidade de encontrar soluções originais e criativas para os desafios que surgem na prática profissional.

  11. Capacidade de resolução de problemas: A capacidade de resolução de problemas é uma habilidade importante para aqueles que trabalham com ciências humanas e sociais, pois envolve a habilidade de encontrar soluções eficazes para os problemas e desafios que surgem no dia a dia.

  12. Adaptabilidade: A adaptabilidade é uma característica importante para aqueles que trabalham em áreas de ciências humanas e sociais, pois envolve a capacidade de se adaptar a diferentes situações e contextos, e lidar com a incerteza e a ambiguidade.

  13. Pensamento crítico: O pensamento crítico é uma habilidade importante para aqueles que trabalham em áreas de ciências humanas e sociais, pois envolve a habilidadede analisar e questionar diferentes formas de pensamento e comportamento social, buscando compreender e interpretar a complexidade do mundo.

  14. Empatia cultural: A empatia cultural é uma característica importante para aqueles que trabalham em áreas de ciências humanas e sociais, pois envolve a capacidade de compreender e respeitar diferentes culturas e modos de vida, e reconhecer a importância da diversidade cultural.

  15. Consciência social: A consciência social é uma característica importante para aqueles que trabalham em áreas de ciências humanas e sociais, pois envolve a compreensão da importância de se trabalhar para promover a justiça social, igualdade e direitos humanos, buscando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.


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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Kozielecki, J. (2015). Psychologia humanistyczna. Wydawnictwo Naukowe PWN.

Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (2010). Handbook of social psychology. John Wiley & Sons.

Araújo, U. F. (2009). Psicologia social e sociedade: leituras sobre o social e suas interconexões. EDIPUCRS.

Giddens, A. (1991). Modernity and self-identity: Self and society in the late modern age. Stanford University Press.

Weber, M. (2009). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Companhia das Letras.

Restrito



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área vocacional 06
COMUNICAÇÃO E MARKETING
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Comunicação e Marketing: inclui cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Comunicação Social, entre outros.


  1. Criatividade: A capacidade de gerar ideias inovadoras é uma característica fundamental para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a criação de campanhas publicitárias, conteúdo de mídia social e estratégias de marketing eficazes.

  2. Comunicação efetiva: A comunicação efetiva é uma habilidade crucial para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois é necessária para transmitir informações de maneira clara e persuasiva.

  3. Pensamento estratégico: A capacidade de pensar estrategicamente é essencial para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a criação de planos eficazes para alcançar objetivos de negócios.

  4. Habilidade analítica: A habilidade analítica é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a análise de dados e o monitoramento de resultados para melhorar o desempenho das campanhas.

  5. Adaptabilidade: A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois as tendências e as preferências do consumidor podem mudar rapidamente.

  6. Orientação para resultados: A orientação para resultados é uma característica importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a definição e o alcance de metas e objetivos específicos.

  7. Pensamento criativo: O pensamento criativo é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a criação de soluções originais e eficazes para problemas.

  8. Capacidade de trabalhar em equipe: A capacidade de trabalhar em equipe é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois muitas vezes é necessário colaborar com outras pessoas para criar campanhas publicitárias e estratégias de marketing.

  9. Senso crítico: O senso crítico é uma habilidade importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a análise de informações e a identificação de problemas e oportunidades.

  10. Conhecimento de tecnologia: O conhecimento de tecnologia é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a utilização de ferramentas digitais para criar campanhas publicitárias e estratégias de marketing.

  11. Curiosidade: A curiosidade é uma característica importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois estimula a busca por novas ideias e tendências.

  12. Capacidade de negociação: A capacidade de negociação é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois muitas vezes é necessário negociar acordos com clientes e fornecedores.

  13. Habilidade de planejamento: A habilidade de planejamento é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a criação de planos eficazes para campanhas publicitárias e estratégias de marketing.

  14. Criatividade visual: A criatividade visual é importante para aqueles que trabalham em áreas de comunicação e marketing, pois permite a criação de designs e imagens que chamam a atenção do público.

  15. Conhecimento de mercado: O conhecimento de mercado é importante para aqueles que trabalham em áreas de


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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Kotler, Philip. Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. John Wiley & Sons, 2016.

Belch, George E., and Michael A. Belch. Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective. McGraw-Hill Education, 2018.

Hackley, Chris, and Rungpaka Amy Hackley. Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Approach. Sage Publications, 2018.

Berger, Jonah. Contagious: How to Build Word of Mouth in the Digital Age. Simon and Schuster, 2016.

O’Guinn, Thomas C., Chris T. Allen, and Richard J. Semenik. Advertising and Integrated Brand Promotion. Cengage Learning, 2018.

Restrito


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área vocacional 07
EDUCAÇÃO
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Educação: inclui cursos como Pedagogia, Licenciaturas (Matemática, Biologia, Química, Física, entre outras), entre outros.


  1. Empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro, especialmente do aluno;
  2. Paciência e tolerância para lidar com dificuldades e limitações dos alunos;


  3. Habilidade de comunicação clara e eficaz, tanto para explicar conteúdos quanto para lidar com conflitos;

  4. Curiosidade intelectual e vontade de aprender constantemente, buscando novos métodos e práticas de ensino;

  5. Capacidade de liderança, organização e planejamento, para gerir salas de aula e projetos educacionais;

  6. Flexibilidade para adaptar o conteúdo e a abordagem de ensino às necessidades e características dos alunos;

  7. Sensibilidade para reconhecer as diferenças culturais, sociais e emocionais dos alunos;

  8. Motivação e comprometimento com a educação e o desenvolvimento dos alunos;

  9. Capacidade de avaliar e dar feedback construtivo aos alunos, estimulando o seu crescimento;

  10. Criatividade para desenvolver atividades e recursos educacionais inovadores;

  11. Espírito crítico e reflexivo sobre as práticas educacionais e sua eficácia;

  12. Resiliência para lidar com situações difíceis e desafios do cotidiano escolar;

  13. Senso de responsabilidade e ética, para lidar com questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos;

  14. Empenho para construir um ambiente de aprendizagem seguro, acolhedor e motivador;

  15. Disposição para trabalhar em equipe e colaborar com outros profissionais da educação.


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010   011   012   013   014 (Resultado1)   

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tardif, M., & Lessard, C. (2015). O ofício de professor: História, perspectivas e desafios internacionais. Vozes.

Gomes, C. M. A. (2011). Competências e habilidades do professor do ensino superior: Uma revisão da literatura. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 5(1), 52-72.

Marcelo, C., & Fernández, E. (2016). La formación del profesorado en Europa y América Latina: Análisis comparativo. Revista de Educación, (373), 12-37.

Machado, S. R. S., & Oliveira, A. M. (2016). A formação de professores: Dilemas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, 16(65), 60-70.

Freire, P. (2016). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Restrito


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área vocacional 08
TURISMO E HOSPITALIDADE
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Turismo e Hospitalidade: inclui cursos como Hotelaria, Gastronomia, Turismo, entre outros.


  1. Habilidade de comunicação clara e eficaz, para lidar com clientes e colegas de trabalho;

  2. Empatia e sensibilidade para lidar com as expectativas e necessidades dos clientes;

  3. Capacidade de planejamento e organização, para gerenciar projetos e eventos turísticos e de hospedagem;

  4. Flexibilidade para adaptar-se a diferentes situações e demandas, como horários e exigências culturais;

  5. Criatividade para desenvolver programas e experiências turísticas e gastronômicas inovadoras e atrativas;

  6. Capacidade de liderança e trabalho em equipe, para gerir equipes de trabalho e lidar com diferentes funções e hierarquias;

  7. Conhecimento sobre a cultura e a história da região em que atua, para oferecer informações e serviços turísticos de qualidade;

  8. Habilidade de negociação e vendas, para oferecer pacotes turísticos e produtos gastronômicos de forma persuasiva e eficaz;

  9. Capacidade de resolver problemas e lidar com situações inesperadas, como problemas de hospedagem ou imprevistos em eventos;

  10. Senso de responsabilidade e ética, para lidar com questões financeiras e de segurança dos clientes e colegas de trabalho;

  11. Espírito empreendedor, para identificar oportunidades de negócio e inovação no mercado turístico e gastronômico;

  12. Curiosidade e interesse por diferentes culturas, línguas e gastronomias, para ampliar o conhecimento e a oferta de serviços e produtos;

  13. Capacidade de avaliar e monitorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, visando à satisfação dos clientes;

  14. Resiliência e capacidade de lidar com situações estressantes, como crises na indústria turística ou insatisfação de clientes;

  15. Motivação e paixão pela área de turismo e hospitalidade, para oferecer serviços de qualidade e inovadores.


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010   011   012   013   014 (Resultado1)   

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Mill, R. C., & Morrison, A. M. (2012). The tourism system. Kendall Hunt.

Medlik, S., & Ingram, H. (2017). The Business of Hotels (7th ed.). Routledge.

Kotler, P., Bowen, J. T., & Makens, J. C. (2014). Marketing for Hospitality and Tourism (6th ed.). Pearson.

Buhalis, D., & Crotts, J. C. (Eds.). (2013). Global Alliances in Tourism and Hospitality Management. Routledge.

Getz, D. (Ed.). (2019). Event Tourism: Concepts, International Case Studies, and Research. Cognizant Communication Corporation.

Restrito


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área vocacional 09
AGRICULTURA
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Agricultura


  1. Habilidade de observação e análise, para entender as condições do solo, clima e outras variáveis que afetam a produção agrícola;

  2. Conhecimento técnico em ciências agrárias, como agronomia, zootecnia, engenharia agrícola, entre outras;

  3. Habilidade de planejamento e organização, para gerenciar plantações, rebanhos e outras atividades agrícolas;

  4. Capacidade de liderança e trabalho em equipe, para gerir equipes de trabalho e lidar com diferentes funções e hierarquias;

  5. Flexibilidade para adaptar-se a diferentes situações e demandas, como mudanças climáticas e oscilações de mercado;

  6. Habilidade de negociação e vendas, para comercializar produtos agrícolas de forma persuasiva e eficaz;

  7. Conhecimento sobre as tecnologias e práticas agrícolas mais modernas, visando a eficiência e sustentabilidade da produção;

  8. Senso de responsabilidade e ética, para lidar com questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas à agricultura;

  9. Capacidade de resolução de problemas, para identificar e solucionar problemas relacionados à produção agrícola;

  10. Espírito empreendedor, para identificar oportunidades de negócio e inovação no mercado agrícola;

  11. Curiosidade e interesse por novas tecnologias e práticas agrícolas, para ampliar o conhecimento e a eficiência na produção;

  12. Habilidade de comunicação clara e eficaz, para lidar com clientes, fornecedores e colegas de trabalho;

  13. Capacidade de avaliar e monitorar a qualidade dos produtos agrícolas oferecidos, visando à satisfação dos clientes;

  14. Resiliência e capacidade de lidar com situações estressantes, como desastres naturais e problemas de safra;

  15. Motivação e paixão pela área de agricultura, para oferecer produtos de qualidade e sustentáveis.


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010   011   012   013   014 (Resultado1)   

Referências:

Snapp, S. S., & Pound, B. (2017). Agricultural Systems: Agroecology and Rural Innovation for Development. Academic Press.

Altieri, M. A., Nicholls, C. I., & Henao, A. (2015). Agroecology and the design of climate change-resilient farming systems. Agronomy for Sustainable Development, 35(3), 869-890.

Gliessman, S. R. (2014). Agroecology: The Ecology of Sustainable Food Systems. CRC Press.

Pretty, J. (2018). Agroecology: What It Is and What It Has to Offer. The Journal of Sustainable Agriculture, 42(7), 776-790.

Pingali, P. (Ed.). (2018). Transforming Food Systems for a Rising India. Academic Press.

Restrito



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área vocacional 10
ARTES CONTEMPORÂNEAS
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Arte Contemporânea


  1. Criatividade: capacidade de produzir ideias inovadoras e originais; 

  2. Sensibilidade: habilidade para perceber e expressar emoções e sentimentos;

  3. Intuição: capacidade de perceber a realidade além do que é óbvio e explícito;

  4. Curiosidade: vontade de investigar, explorar e descobrir;

  5. Versatilidade: habilidade para lidar com diferentes materiais, técnicas e mídias;

  6. Autodisciplina: capacidade de organizar e gerenciar o tempo e o espaço de trabalho;

  7. Flexibilidade: capacidade de se adaptar a diferentes situações e desafios;

  8. Pensamento crítico: habilidade para analisar, questionar e avaliar informações e conceitos;

  9. Autoexpressão: habilidade para se comunicar e expressar de forma clara e persuasiva;

  10. Abertura a críticas: disposição para receber e assimilar feedbacks construtivos;

  11. Independência: capacidade de trabalhar de forma autônoma e independente;

  12. Perseverança: habilidade para superar obstáculos e continuar em busca dos objetivos;

  13. Colaboração: capacidade de trabalhar em equipe e em parceria com outros artistas;

  14. Empatia: habilidade para se colocar no lugar do outro e entender suas perspectivas;

  15. Paixão: amor e dedicação à arte e ao processo criativo.


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REFERÊNICAS BIBLIOGRÁFICAS

Csikszentmihalyi, M. (1996). Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. HarperCollins.

Gardner, H. (1993). Multiple intelligences: The theory in practice. Basic Books.

Jung, C. G. (1971). Psychological types (Vol. 6). Princeton University Press.

Kauffman, J. (2014). Art and creativity in reggio emilia: Exploring the role and potential of ateliers in early childhood education. Routledge.

Langer, S. K. (1957). Problems of art: Ten philosophical lectures. G. Braziller.

Miller, A. (1998). The artist's way: A spiritual path to higher creativity. Jeremy P. Tarcher/Putnam.

Pink, D. H. (2005). A whole new mind: Why right-brainers will rule the future. Penguin.

Robinson, K. (2011). Out of our minds: Learning to be creative. John Wiley & Sons.

Sawyer, R. K. (2011). Explaining creativity: The science of human innovation. Oxford University Press.

Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1999). The concept of creativity: Prospects and paradigms. Handbook of creativity, 3-15.

Restrito



11<<< >>> ÍNDICE     


área vocacional 11
ASTROFÍSICA
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Astrofísica

  1. Curiosidade científica: Uma pessoa vocacionada para a astrofísica tem uma curiosidade científica inata e um desejo ardente de explorar o universo e suas leis.

  2. Habilidade matemática: A astrofísica é uma disciplina altamente matemática, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter habilidades matemáticas avançadas.

  3. Pensamento analítico: A astrofísica envolve a análise e interpretação de dados, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter habilidades de pensamento analítico.

  4. Criatividade: A astrofísica também exige uma mente criativa, que possa pensar fora da caixa e desenvolver novas ideias e teorias.

  5. Paciência: A pesquisa astrofísica pode levar anos ou mesmo décadas, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter paciência e persistência para conduzir projetos de pesquisa a longo prazo.

  6. Capacidade de trabalhar em equipe: A astrofísica é frequentemente conduzida em equipes, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

  7. Resolução de problemas: A astrofísica apresenta muitos problemas desafiadores, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter habilidades de resolução de problemas para lidar com esses desafios.

  8. Compreensão da física: A astrofísica é baseada nos princípios da física, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter um entendimento profundo desses conceitos.

  9. Capacidade de comunicação: A astrofísica envolve a comunicação de ideias complexas, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter habilidades de comunicação eficazes.

  10. Capacidade de visualização: A astrofísica muitas vezes envolve visualizações complexas de dados e conceitos abstratos, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter uma capacidade de visualização forte.

  11. Entusiasmo pelo aprendizado: A astrofísica é uma disciplina em constante evolução, e uma pessoa vocacionada para a área deve estar disposta a aprender continuamente e manter-se atualizada com as últimas descobertas.

  12. Visão de longo prazo: A astrofísica apresenta desafios complexos e muitas vezes leva décadas para resolver problemas, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter uma visão de longo prazo e perseverança para atingir seus objetivos.

  13. Conhecimento técnico: A astrofísica envolve muita tecnologia avançada, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter conhecimentos técnicos para lidar com equipamentos e ferramentas sofisticadas.

  14. Capacidade de análise de dados: A astrofísica envolve muita análise de dados, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter habilidades em estatística e análise de dados para interpretar os resultados.

  15. Capacidade de adaptação: A astrofísica é uma área em constante evolução e muitas vezes requer adaptação a novas tecnologias e técnicas, e uma pessoa vocacionada para a área deve ter habilidades de adaptação para se manter atualizada com os avanços da área.


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001   002   003   004   005   006   007   008   009   

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carroll, B. W. (2017). The particle at the end of the universe: How the hunt for the Higgs Boson leads us to the edge of a new world. Penguin.

Hawking, S. W. (1988). A brief history of time: From the big bang to black holes. Bantam Books.

Krauss, L. M. (2012). A universe from nothing: Why there is something rather than nothing. Free Press.

Rees, M. J. (1997). Before the beginning: Our universe and others. Basic Books.

Tyson, N. D. (2012). Space Chronicles: Facing the ultimate frontier. WW Norton & Company.

Restrito



12<<< >>> ÍNDICE     


área vocacional 12
BIOINFORMÁTICA
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Bioinformática

  1. Curiosidade científica: a pessoa tem um forte interesse em aprender sobre o funcionamento dos sistemas biológicos e como eles podem ser analisados computacionalmente.

  2. Pensamento crítico: a pessoa tem habilidades analíticas para avaliar dados e informações complexas, e interpretar os resultados de análises de dados.

  3. Raciocínio lógico e matemático: a pessoa é capaz de aplicar conceitos matemáticos e lógicos para resolver problemas complexos em bioinformática.

  4. Habilidade em programação: a pessoa possui habilidades de programação para criar e desenvolver algoritmos e software para análise de dados biológicos.

  5. Pensamento criativo: a pessoa tem uma abordagem criativa para resolver problemas em bioinformática e desenvolver novas soluções para análise de dados.

  6. Capacidade de trabalho em equipe: a pessoa é capaz de trabalhar em equipe, colaborar e se comunicar efetivamente com outros membros da equipe.

  7. Paciência e persistência: a pessoa tem a paciência e a persistência necessárias para lidar com grandes quantidades de dados e realizar análises complexas de dados.

  8. Capacidade de adaptação: a pessoa é capaz de se adaptar às novas tecnologias e ferramentas de análise de dados em bioinformática.

  9. Curiosidade tecnológica: a pessoa tem um forte interesse em tecnologia e ferramentas computacionais usadas na bioinformática.

  10. Capacidade de visualização de dados: a pessoa é capaz de representar visualmente dados biológicos complexos usando ferramentas de visualização.

  11. Habilidade em comunicação científica: a pessoa é capaz de se comunicar efetivamente com cientistas de outras áreas, apresentando e explicando suas descobertas de maneira clara e precisa.

  12. Habilidade de gerenciamento de projetos: a pessoa é capaz de gerenciar projetos e equipes, bem como planejar e executar pesquisas e análises.

  13. Integridade científica: a pessoa possui um forte senso de ética e integridade na pesquisa científica.

  14. Abordagem interdisciplinar: a pessoa é capaz de trabalhar com equipes multidisciplinares e colaborar com cientistas de diferentes áreas.

  15. Paixão pela ciência: a pessoa tem uma paixão e entusiasmo pela ciência e está motivada a fazer avanços significativos na bioinformática.


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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Oliveira, L. C., & Uchoa, E. (2017). Bioinformática: história, conceitos e aplicações. Revista Ciência em Extensão, 13(2), 101-117.

Souza, F. H., & Lopes, C. R. (2019). Bioinformática: conceitos, ferramentas e aplicações em genômica. Revista de Ciências da Computação, 16(1), 5-20.

Almeida, L. F., Carvalho, D. M., & Nascimento, R. A. (2018). Bioinformática: uma abordagem introdutória para a análise de dados genômicos. Revista de Ciências da Computação, 15(2), 37-50.

Campos, L. B., & Castro, L. P. (2020). Bioinformática e suas aplicações em saúde: revisão sistemática da literatura. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, 10(3), 1-12.

Pinheiro, M. L. B., & Martins, N. F. (2017). Bioinformática: uma abordagem para a análise de dados em biologia molecular. Revista Brasileira de Biociências, 15(1), 19-27.

Restrito


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área vocacional 13
GEOLOGIA
no papel, anote (1) o número desta área vocacional, (2) e quantos pontos você obtém reconhecendo em você, estas características mencionadas abaixo.

características psicológicas de uma pessoa vocacionada na área de Geologia


  1. Curiosidade: as pessoas com vocação em geologia costumam ser naturalmente curiosas, querendo saber mais sobre como a Terra funciona e como se formam as rochas e minerais.

  2. Observação: habilidade em observar e analisar os detalhes dos processos geológicos, bem como as características dos diferentes tipos de rochas e minerais.

  3. Paciência: o trabalho em geologia pode envolver longas horas de trabalho de campo ou laboratório e a necessidade de coletar e analisar uma grande quantidade de dados, exigindo paciência e perseverança.

  4. Capacidade de análise: as pessoas com vocação em geologia possuem uma habilidade analítica forte, sendo capazes de interpretar dados e informações complexas.

  5. Raciocínio lógico: a geologia envolve muitos conceitos matemáticos e científicos, exigindo habilidades de raciocínio lógico para entender e interpretar os dados.

  6. Criatividade: a geologia também envolve a capacidade de criar novas hipóteses e soluções criativas para resolver problemas complexos.

  7. Trabalho em equipe: o trabalho em geologia muitas vezes envolve colaboração com outras pessoas, incluindo colegas de trabalho e especialistas de outras áreas.

  8. Comunicação: a capacidade de comunicar de forma clara e concisa é essencial para trabalhar em geologia, seja para compartilhar resultados de pesquisas com colegas, ou para se comunicar com outras pessoas que possam não ter um conhecimento especializado em geologia.

  9. Curiosidade sobre o mundo natural: as pessoas com vocação em geologia geralmente têm um interesse profundo em entender como o mundo natural funciona, desde a formação das rochas até a dinâmica do clima e da atmosfera.

  10. Atenção aos detalhes: a geologia envolve a observação de pequenos detalhes, muitas vezes imperceptíveis a olho nu, o que exige uma grande atenção aos detalhes.

  11. Habilidade em resolver problemas: as pessoas com vocação em geologia são naturalmente curiosas e sempre procuram entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade os torna hábeis em resolver problemas complexos.

  12. Senso crítico: a geologia envolve a avaliação crítica de evidências e dados, o que exige uma mente crítica e analítica.

  13. Flexibilidade: a geologia pode envolver mudanças nos planos e imprevistos, exigindo flexibilidade para se adaptar a situações novas e inesperadas.

  14. Capacidade de organização: trabalhar em geologia envolve coletar e analisar grandes quantidades de dados, o que exige uma habilidade forte em organização e gerenciamento de informações.

  15. Apaixonado pelo mundo natural: as pessoas com vocação em geologia são muitas vezes apaixonadas pelo mundo natural e têm um desejo de explorar e entender a Terra em um nível mais profundo.


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010   011   012   013   014 (Resultado1)   

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

McIlroy, D. (2019). The psychology of geological exploration. Geology Today, 35(4), 149-153. doi: 10.1111/gto.12280

Smith, J. (2018). What it takes to become a geologist: The psychology behind geological study. The Geological Society of London. Retrieved from https://www.geolsoc.org.uk/Geoscientist/Archive/May-2018/What-it-takes-to-become-a-geologist

Goudreau, K. (2018). The psychology behind geology: A conversation with Dr. Ellen Currano. Forbes. Retrieved from https://www.forbes.com/sites/kristengoudreau/2018/09/12/the-psychology-behind-geology-a-conversation-with-dr-ellen-currano/?sh=4b2c477b34aa

Duffin, C. (2017). The psychology of field geology. Nature, 544, S124-S125. doi: 10.1038/544S124a

Agnoli, A., & Rubbia, G. (2013). The role of emotions in geological understanding. Journal of Research in Science Teaching, 50(7), 836-858. doi: 10.1002/tea.21093

Restrito

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RESULTADO 1

ATENÇÃO 1... chegando a este ponto, você só pode estar certo de ter vocação só para uma área somente. Se não tem esta certeza, então volte e reveja as áreas que você mais pontuou no exercício feito até aqui. Nesta revisão, você vai ser mais específico, mais criterioso, seja o mais honesto com você, possível

001   002   003   004   005   006   007   

008   009   010   011   012   013   


ATENÇÃO 2... antes de você verificar o resultado 1 que estão nos links abaixo, é ideal uma conversa para que possamos conhecer melhor você, e, a partir disto, lhe informar algumas dificuldades que podem lhe orientar melhor na escolha que você fez. Isto é essencial para que você tenha plena certeza do que melhor se ajusta a você e suas habilidades psicológicas e intelectuais. 


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