PORQUINHOS AMIGOS

 (photo: )

31.01.2017, 16:05

PRODUZIRÃO ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES HUMANOS

Células-tronco humanas foram introduzidas em embriões suínos com o objetivo de fazer crescer em animais órgãos para transplantes compatíveis com os seres humanos. Quimera é o nome dado a essas criaturas híbridas.

 


Por: Luis Pellegrini

Pela primeira vez foi possível obter embriões constituídos de células de duas grandes espécies de mamíferos, muito diversas entre si. Um grupo de cientistas da Califórnia criou embriões de porco contendo células tronco humanas: os híbridos – ou quimeras, retomando uma sugestão mitológica – foram destruídos numa fase precoce do seu desenvolvimento, mas serviram perfeitamente para se compreender como os dois tipos de células interagem para formar novas entidades genéticas.

Um dos embriões de 4 semanas de porcos com células humanas do experimento.

O objetivo a longo prazo é usar o corpo de animais como incubadoras para cultivar órgãos funcionais constituídos de células humanas, aptos para serem utilizados em transplantes. O experimentos levados a cabo no Salk Institute for Biological Studies (La Jolla, Califórnia) suscitou no entanto algumas preocupações éticas ligadas à possível perda de controle dos experimentos, o que poderia levar à soltura na natureza de animais híbridos, bem como a criação de exemplares “inteligentes, com células humanas (e portanto carregadas de memória genética humana) em seus cérebros.

Juan Carlos Belmonte (em pé) e Jun Wu, cientistas de La Jolla envolvidos nos experimentos.

O cruzamento
O experimento foi descrito em matéria publicada pela revista científica Cell (Célula). Nele, células-tronco humanas foram injetadas em embriões de porcos ainda nos seus primeiros estágios de desenvolvimento. Foram obtidos desse modo cerca de 2 mil híbridos que foram a seguir transferidos para os úteros de porcas e ali deixados para que se desenvolvessem durante 28 dias (o correspondente a uma terça parte do tempo de gestação suína) antes de serem removidos. O resultado foram mais de 150 embriões prevalentemente suínos, com uma pequena contribuição de células-tronco humanas (uma célula para cada 10 mil).
A interrupção da gravidez das porcas receptoras foi programada naquele estágio para não suscitar preocupações a respeito da criação de quimeras maduras. Uma das principais dificuldades foi adaptar os tempos de desenvolvimento das céllas humanas àqueles mais rápidos  da gestação suína. Esta última dura apenas 112 dias: as células do porco se desenvolvem em uma velocidade 3 vezes superior à da humana.

O porco é, geneticamente e pelas suas dimensões e características, um dos animais mais favoráveis às experiências para a criação de quimeras.

Precauções 
Nenhuma célula humana foi encontrada no cérebro dos híbridos, embora a possibilidade de que algumas escaparam aos exames não possa ser excluída. Se este será um caminho percorrível, serão as leis nacionais, para além dos resultados científicos, que definirão os seus limites. No futuro, as células tronco humanas enxertadas poderão, através da engenharia genética, impedir o desenvolvimento do cérebro das quimeras.
O mesmo grupo de cientistas, num segundo experimento, criou quimeras camundongo-ratos, enxertando células tronco de ratos em embriões de camundongos nos quais faltavam os genes cruciais para a formação de alguns órgãos. O resultado foram camundongos com olhos, coração e pâncreas constituídos, em grande parte, de células de rato. Embora muito prometedora, a criação de órgãos humanos personalizados, “cultivados” em corpos de animais, permanece ainda uma perspectiva longínqua. Mas, como sabemos, a ciência avança a passos de gigante. Talvez não esteja tão longe o dia em que poderemos sobreviver graças ao transplante de órgãos vitais inteiramente desenvolvidos no corpo de animais. Geneticamente, o porco é, como se sabe, um dos mais aptos a ajudar os humanos nessa empreitada.
 


http://www.brasil247.com/pt/saude247/saude247/277848/Porquinhos-amigos-Produzir%C3%A3o-%C3%B3rg%C3%A3os-para-transplantes-humanos.htm

COMIDA É A NOVA RELIGIÃO




USINA DE ITAIPU EM 2016

 (photo: )
02.01.2017, 20:02

BATE RECORDE DE VISITAÇÃO

A Usina de Itaipu bateu o recorde de visitação em 2016, mesmo ano em que se tornou a líder mundial de produção de energia. A usina foi visitada por 954.572 pessoas, número 16% maior que o de 2015 e que considera as duas modalidades de visitas, institucional e turística

Maiana Diniz - Repórter da Agência Brasil
A Usina de Itaipu bateu o recorde de visitação em 2016, mesmo ano em que se tornou a líder mundial de produção de energia, com a marca de 103.098.366 megawatts-hora (MWh) gerados. Os atrativos turísticos de Itaipu foram visitados por 954.572 pessoas. O número é 16% maior que o de 2015 e considera as duas modalidades de visitas, institucional e turística.
Dos turistas que foram à usina em 2016, 54,32% são brasileiros e 32%, paraguaios. Em terceiro lugar ficaram os argentinos (5,75%), seguidos pelos uruguaios. Alemães, peruanos, chilenos, chineses, norte-americanos e espanhóis completam a lista das dez nacionalidades que mais visitaram os atrativos da binacional.
O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, atribuiu o maior interesse pela visitação à perspectiva do recorde mundial de geração de energia pela usina, além das campanhas de divulgação do turismo da usina.
Na margem brasileira, 522.003 pessoas visitaram os atrativos do Complexo Turístico, que inclui o Circuito Especial, Ecomuseu, Iluminação da Barragem, Visita Panorâmica, Polo Astronômico, Porto Kattamaram, Test Drive do Veículo Elétrico e Refúgio Biológico.
A visitação institucional da binacional, organizada pela própria Itaipu e feita para escolas, grupos de estudantes e de profissionais, levou 46.198 visitantes pela margem brasileira.
A reabertura do Museu da Terra Guarani aumentou em 96% as visitas do complexo turístico na margem paraguaia, por onde entraram 207.430 turistas.
Visitação
Quem planeja visitar as atrações de Itaipu pode obter informações sobre os atrativos turísticos da usina e fazer reservas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone do Turismo Itaipu (45 3529-2892).
Entrada gratuita para moradores
Quem mora nos municípios da região trinacional e lindeiros ao Lago de Itaipu não paga ingresso para conhecer cinco atrativos do complexo turístico: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. Os moradores também têm desconto de 50% para conhecer o Circuito Especial e Porto Kattamaram, além do estacionamento no Centro de Recepção de Visitantes.
Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.
A regra vale para os moradores dos seguintes municípios brasileiros: Capanema, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Vera Cruz do Oeste, todos no Paraná, além de Novo Mundo, em Mato Grosso do Sul.


http://www.brasil247.com/pt/destinos/aventura/273257/Usina-de-Itaipu-bate-recorde-de-visita%C3%A7%C3%A3o-em-2016.htm