Todo mundo sabe que hábitos como fumar ou comer fast food fazem mal para a saúde, mas existem muitos outros hábitos que, embora não pareçam tão prejudiciais, viraram parte do nosso dia a dia. Por isso, deveríamos começar a evitá-los.
Hoje, o Incrível.club traz 12 hábitos muito comuns, mas que, de maneira silenciosa, podem fazer muito mal ao nosso organismo.
1. Deixar a carteira no bolso de trás
Todo mundo sabe que um dos lugares mais práticos para colocar a carteira é no bolso de trás. Embora pareça algo normal, ao fazer isso você está prejudicando a sua saúde. Sentar-se sobre a carteira, ainda que durante apenas 15 minutos, pode causar um deslocamento na coluna, fazendo com que os seus ligamentos sejam alterados.
A assimetria criada pode atrapalhar o alinhamento normal da coluna. Sentar-se sobre a carteira por muito tempo pode provocar dores crônicas nas costas.
2. Levar aparelhos eletrônicos para a cama
Estudos recentes mostram que usar equipamentos eletrônicos antes de dormir prejudica a qualidade do sono. Apesar disso, um estudo realizado pela National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) mostrou que aproximadamente 89% dos adultos e 75% das crianças têm pelo menos um aparelho eletrônico no quarto.
Além de afetar o sono, usar equipamentos eletrônicos antes de dormir pode fazer a pessoa engordar e sentir fadiga durante o dia. Ao fazer isso, prejudicamos a nossa produtividade e a nossa capacidade de aprendizado, além de ficarmos mais estressados. Ficar longe de qualquer equipamento eletrônico uma hora antes de dormir melhora muito nossa noite e faz muito bem para nossa saúde.
3. Lavar as mãos com água quente
Vários estudos confirmam que água fria é tão eficiente quanto água quente para matar germes e remover bactérias das mãos. Segundo alguns estudos, a eliminação das bactérias não tem nenhuma relação com a temperatura da água. Além disso, foi confirmado que água fria é ainda mais saudável para as mãos.
Água quente não mata as bactérias, o que mata é água fervendo. É por isso que os instrumentos médicos são fervidos antes de serem utilizados. Como lavar as mãos em água fervendo não é uma opção, resta apenas a água fria. Por quê? Porque lavar as mãos com água quente vai apenas deixar a sua pele mais macia e, portanto, mais vulnerável aos germes.
4. Beber em garrafa de plástico
Faz sentido supor que beber água de uma garrafa de plástico é algo saudável. Entretanto, nem todos os materiais são igualmente saudáveis e ecologicamente corretos. Garrafas de plástico liberam compostos químicos quando expostas a altas temperaturas.
Se você deixar uma garrafa no seu carro um dia inteiro, as camadas superficiais podem liberar uma substância tóxica (bisphenol A) e contaminar a água que você vai beber. Esses produtos podem afetar o seu sistema endócrino e aumentar o risco de endometriose e até de câncer de mama.
5. Comer rápido demais
Muitos estudos mostram que mastigar e comer rápido demais pode causar sérios problemas. Além de engordar mais rapidamente, você corre maior risco de ter um problema no coração, diabetes e até mesmo um enfarte.
Pessoas que comem rápido demais são propensas a comer mais, já que leva aproximadamente 20 minutos para o cérebro transmitir os sinais de que você está satisfeito. Portanto, você continua comendo e só depois percebe que comeu demais.
6. Escovar os dentes logo após a refeição
A maioria das pessoas gosta de escovar os dentes logo após a refeição, mas, segundo estudos, o ideal é esperar pelo menos 30 minutos. Os nossos dentes são revestidos com esmaltes e os ácidos dos alimentos podem desgastar essa proteção. Isso significa que nossos dentes ficam em um estado de fragilidade após a refeição.
Ainda bem que o nosso corpo consegue equilibrar a acidez com a ajuda da saliva, mas isso leva tempo. Portanto, escovar os dentes logo após a refeição é uma espécie de ataque aos dentes, mesmo se você usar uma escova macia. O melhor é deixar a saliva fazer o seu trabalho e equilibrar a acidez antes da escovação. Lave a boca com água ou masque um chiclete e só depois de 30 minutos escove os dentes.
7. Limpar o ouvido com cotonete
Limpar os ouvidos com cotonete não faz bem. Segundo um estudo, ao fazer isso você empurra a cera para dentro do canal auditivo, o que pode causar infecções, perfuração no tímpano e zumbido.
O mais recomendável é não mexer na cera. Ela funciona como um filtro para o canal auditivo e impede a entrada de poeira. Limpar os ouvidos com cotonete faz aumentar a vulnerabilidade a diferentes tipos de sujeira. Mas se ainda assim você quiser limpar os ouvidos, use uma toalha.
8. Usar um secador de mãos
Secadores de mãos podem ser mais ecologicamente corretos do que papel, mas não são mais saudáveis para nós. Um estudo mostrou que secadores em banheiros públicos jogam coliformes fecais nas mãos. O mecanismo usado suga os coliformes do ar e os sopra de volta.
Os resultados do estudo indicam que muitos tipos de bactérias, incluindo esporos e patógenos, podem ser transferidos nesse processo. A melhor coisa a fazer é evitar esses secadores e secar as mãos à moda antiga.
9. Beber suco demais
Beber suco de laranja faz bem para a saúde, porque ele é rico em vitamina C, vitamina B e antioxidantes. Contudo, beber suco demais não é saudável. Entre os problemas relacionados ao excesso de suco destacam-se as cáries, a diabetes tipo 2 e a obesidade.
Isso acontece porque sucos contêm muita frutose. Não importa o tipo, já que até mesmo os sucos de boa qualidade contêm altas doses de açúcar.
10. Consumir muito sal
Apesar de deixar a comida muito mais saborosa, o sal não faz bem para a saúde. A quantidade de sal que você consome afeta diretamente a sua saúde no que se refere a doenças cardíacas, pressão alta e câncer de estômago.
Embora o sal seja vital para a nossa saúde, ele faz o corpo reter água, o que pode levar a um aumento da nossa pressão sanguínea. A pressão alta pode forçar o coração, as artérias e os rins.
11. Dormir demais
O sono é o momento em que o corpo se recupera. Mas não pense que mais sono significa mais descanso e uma saúde melhor. Estudos comprovam que dormir demais também causa riscos ao nosso organismo.
A quantidade ideal de horas de sono varia para cada pessoa, mas a média sugere algo entre 7 e 9 horas — esse deve ser o padrão a ser considerado. Dormir demais pode causar depressão, doenças cardíacas, obesidade e deterioração das funções cerebrais.
12. Passar o dia sentado
Em geral, sempre que trabalhamos, estudamos e conversamos com os amigos estamos sentados. Mas o que as pessoas não sabem é que passar tempo demais sentado pode causar muitos problemas de saúde. Ficar sentado não envolve muito gasto energético, o que significa pouca queima de calorias.
Quando olhamos para a saúde, percebemos que ficar sentado demais está associado com mortalidade precoce, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade. Se no seu trabalho você tem de ficar sentado grande parte do dia, tente levantar a cada 30 minutos. O ideal é que você possa caminhar um pouco para minimizar os efeitos negativos de ficar sentado tanto tempo.
Quais desses hábitos fazem parte do seu dia a dia? Você conhece outros hábitos comuns e que fazem mal para a nossa saúde? Compartilhe a sua opinião nos comentários.