investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
Os Ensinos de Jesus sobre Justiça e Igualdade
001 MATEUS 5:3MATEUS 5:6 – "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos."
MATEUS 5:42 – "Dá a quem te pedir e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes."
MATEUS 6:19-21 – "Não ajunteis tesouros na terra [...] onde os ladrões minam e roubam."
MATEUS 6:24 – "Ninguém pode servir a dois senhores [...] Não podeis servir a Deus e às riquezas."
MATEUS 19:21 – "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres."
MATEUS 20:1-16 – Parábola dos trabalhadores na vinha: todos recebem igualmente.
MATEUS 23:12 – "Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado."
MARCOS 6:34-44 – Multiplicação dos pães: Jesus garante comida para todos.
MARCOS 8:1-9 – Nova multiplicação dos pães, reforçando a partilha.
LUCAS 3:10-11 – "Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem."
LUCAS 6:20 – "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus."
LUCAS 6:24-25 – "Ai de vós, ricos! Porque já recebestes a vossa consolação."
LUCAS 12:15 – "A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui."
LUCAS 12:33 – "Vendei o que tendes e dai esmolas."
LUCAS 14:12-14 – "Quando deres um banquete, convida os pobres, aleijados, mancos e cegos."
LUCAS 18:22 – "Falta-te ainda uma coisa: vende tudo o que tens e dá aos pobres."
LUCAS 22:25-26 – "O maior entre vós seja como o que serve."
ATOS 4:32-35 – "Ninguém dizia ser sua coisa alguma do que possuía, mas todas as coisas lhes eram comuns."
ATOS 11:27-30 – "Os discípulos determinaram mandar socorro aos irmãos que habitavam na Judeia."
ATOS 20:35 – "Mais bem-aventurado é dar do que receber."
ROMANOS 15:25-27 – Paulo organiza coleta para ajudar os pobres.
1 CORÍNTIOS 1:26-29 – "Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes."
1 CORÍNTIOS 12:26 – "Se um membro sofre, todos sofrem com ele."
2 CORÍNTIOS 9:6-7 – "Cada um contribua segundo propôs no coração, não com tristeza ou por necessidade."
2 CORÍNTIOS 9:10-11 – "Aquele que dá a semente ao que semeia também multiplicará a vossa sementeira."
EFÉSIOS 4:28 – "O que furtava não furte mais; antes, trabalhe [...] para repartir com o que tiver necessidade."
FILIPENSES 2:3-4 – "Cada um não olhe somente para o que é seu, mas também para o que é dos outros."
COLOSSENSES 3:11 – "Onde não há grego, nem judeu, servo, nem livre; mas Cristo é tudo em todos."
1 TESSALONICENSES 5:14-15 – "Ajudem os fracos, sejam pacientes com todos."
TIAGO 1:9-10 – "O irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, mas o rico na sua humilhação."
TIAGO 4:1-3 – "Vós cobiçais e nada tendes, sois invejosos e cobiçosos."
1 PEDRO 3:8 – "Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos."
1 JOÃO 4:20-21 – "Se alguém diz: 'Eu amo a Deus' e odeia seu irmão, é mentiroso."
LEVÍTICO 25:35-36 – "Se teu irmão empobrecer e as suas forças decaírem, sustentá-lo-ás."
LEVÍTICO 25:39-40 – "Se teu irmão se tornar pobre e se vender a ti, não o farás servir como escravo."
LEVÍTICO 27:30 – "O dízimo da terra [...] é santo ao Senhor."
DEUTERONÔMIO 15:1-2 – "Ao fim de sete anos farás remissão. Todo credor que emprestou ao seu próximo perdoará a dívida."
DEUTERONÔMIO 15:4 – "Para que entre ti não haja pobre."
DEUTERONÔMIO 15:11 – "Nunca deixará de haver pobres na terra; por isso te ordeno que abras a tua mão para teu irmão."
DEUTERONÔMIO 23:19-20 – "A teu irmão não emprestarás com juros."
DEUTERONÔMIO 24:19-21 – "Quando segares a tua seara e esqueceres um feixe no campo, não voltes para apanhá-lo; será para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva."
DEUTERONÔMIO 27:19 – "Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva."
NEEMIAS 5:10-11 – "Devolvamos-lhes suas terras, vinhas, olivais e casas, e não lhes exijamos mais juros."
JÓ 22:6-9 – "Deste penhores a teu irmão sem motivo e despojaste os nus das suas vestes [...] Ao faminto não deste pão."
SALMOS 9:18 – "Porque o necessitado não será esquecido para sempre."
SALMOS 12:5 – "Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei."
SALMOS 34:6 – "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas angústias."
SALMOS 37:11 – "Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz."
SALMOS 72:4 – "Defenderá os pobres do povo, salvará os filhos do necessitado e quebrantará o opressor."
SALMOS 82:3-4 – "Fazei justiça ao pobre e ao órfão; livrai o aflito e o necessitado das mãos dos ímpios."
SALMOS 112:9 – "Distribuiu, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre."
PROVÉRBIOS 14:31 – "O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou."
PROVÉRBIOS 21:13 – "O que tapa os ouvidos ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido."
PROVÉRBIOS 22:2 – "O rico e o pobre se encontram; a ambos fez o Senhor."
PROVÉRBIOS 22:16 – "O que oprime ao pobre para se engrandecer e o que dá ao rico certamente empobrecerá."
PROVÉRBIOS 28:27 – "O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições."
ISAÍAS 10:1-2 – "Ai dos que decretam leis injustas [...] para despojar os pobres do seu direito."
ISAÍAS 58:6-7 – "Não é este o jejum que escolhi? [...] Reparte o teu pão com o faminto e recolhe em casa os pobres desabrigados."
JEREMIAS 5:27-28 – "Engordam-se, tornam-se nédios; ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa dos órfãos."
JEREMIAS 22:16 – "Julgou a causa do aflito e necessitado; por isso lhe sucedeu bem. Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor."
LAMENTAÇÕES 3:34-36 – "Quando se oprime a todos os presos da terra, quando se perverte o direito do homem perante a face do Altíssimo, não veria o Senhor?"
EZEQUIEL 16:49 – "Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas não ajudou ao pobre e necessitado."
EZEQUIEL 34:16 – "A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrantada ligarei e a enferma fortalecerei."
DANIEL 4:27 – "Ó rei, aceita o meu conselho, põe termo aos teus pecados pela justiça e às tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres."
OSÉIAS 4:1-2 – "Não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. Só prevalecem o perjúrio, a mentira, o homicídio, o furto e o adultério."
OSÉIAS 12:7 – "É um mercador que tem balança enganosa em sua mão; ama a opressão."
AMÓS 4:1 – "Ouvi esta palavra, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que esmagais os necessitados."
AMÓS 6:4-6 – "Ai dos que estão à vontade em Sião [...] mas não se afligem pela miséria de José!"
MIQUÉIAS 2:1-2 – "Ai daqueles que no seu leito intentam a iniquidade [...] Cobiçam campos e roubam-nos, cobiçam casas e as tomam."
MIQUÉIAS 6:8 – "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com teu Deus."
HABACUQUE 2:6 – "Ai daquele que aumenta o que não é seu!"
HABACUQUE 2:12 – "Ai daquele que edifica a cidade com sangue e funda a cidade com iniquidade!"
ZACARIAS 7:9-10 – "Executai juízo verdadeiro, mostrai misericórdia e compaixões cada um a seu irmão. Não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre."
LEVÍTICO 19:15 – "Não fareis injustiça no juízo; não respeitarás a pessoa do pobre, nem honrarás a pessoa do poderoso; com justiça julgarás o teu próximo."
LEVÍTICO 19:33-34 – "Quando o estrangeiro peregrinar na vossa terra, não o oprimireis. O estrangeiro que peregrina entre vós será como o natural da terra."
DEUTERONÔMIO 27:19 – "Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva."
SALMOS 50:16-17 – "Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos e em tomar o meu pacto na tua boca? Pois aborreces a correção e lanças as minhas palavras para trás de ti."
SALMOS 94:20-21 – "Acaso pode associar-se contigo o trono de iniquidade, que forja o mal tendo por pretexto uma lei? Ajuntam-se contra a alma do justo e condenam o sangue inocente."
PROVÉRBIOS 21:27 – "O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!"
ISAÍAS 29:13 – "Porque este povo se aproxima de mim com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim; e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu."
ISAÍAS 58:2-3 – "Ainda me buscam cada dia, e têm prazer em saber os meus caminhos [...] Eis que no dia em que jejuais, achais o vosso próprio contentamento e requereis todo o vosso trabalho."
JEREMIAS 5:30-31 – "Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, os sacerdotes dominam por sua conta, e o meu povo assim o deseja."
JEREMIAS 7:9-11 – "Furtareis, matareis, cometereis adultério, jurareis falsamente, queimareis incenso a Baal [...] e depois vireis e vos apresentareis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome? [...] Esta casa se tornou, para vós, um covil de salteadores."
JEREMIAS 23:1-2 – "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! [...] Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações."
OSÉIAS 6:6 – "Porque eu quero misericórdia, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos."
OSÉIAS 10:13 – "Lavrastes a impiedade, ceifastes a perversidade, comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho e na multidão dos teus valentes."
AMÓS 2:6-7 – "Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por prata e o pobre por um par de sapatos."
AMÓS 5:21-24 – "Aborreço, desprezo as vossas festas e não aceitarei as vossas assembleias solenes. Antes, corra o juízo como as águas, e a justiça como um ribeiro perene."
MIQUÉIAS 3:11 – "Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá."
1. AUTOR, CONTEXTO E SUA RELAÇÃO COM O COMUNISMO
O versículo Mateus 5:3 faz parte do Sermão da Montanha, discurso proferido por Jesus e registrado no Evangelho de Mateus, escrito por volta do século I d.C. O evangelho foi atribuído a Mateus, um ex-publicano que se tornou discípulo de Jesus. O contexto imediato desse versículo é a abertura das Bem-Aventuranças, onde Cristo proclama bênçãos aos marginalizados e desfavorecidos, estabelecendo um novo modelo de justiça e felicidade. A expressão "pobres de espírito" não significa falta de fé, mas sim humildade e dependência de Deus, em contraste com os ricos e poderosos que confiam em suas riquezas e status. O versículo pode ser visto como uma crítica ao acúmulo de bens e à desigualdade social, pilares do sistema capitalista. O Reino dos Céus anunciado por Jesus não é um espaço de privilégios, mas uma comunidade de partilha, onde os necessitados encontram justiça, ecoando princípios do comunismo, que busca a superação da exploração e a igualdade entre os seres humanos.
2. JESUS COMO A PERFEITA REVELAÇÃO DE DEUS
Jesus não apenas pregava um ensinamento moral, mas se apresentava como a plena revelação de Deus, sendo Ele próprio Deus encarnado. Desde o Antigo Testamento, Deus se manifesta em favor dos pobres e oprimidos, como em Isaías 61:1, onde o profeta anuncia boas novas aos humildes e libertação aos cativos—passagem que o próprio Jesus aplica a si mesmo em Lucas 4:18-19. Esse ensinamento é coerente com a totalidade da mensagem de Cristo, que exaltava os pequenos, criticava os ricos opressores (Lucas 6:24-25) e desafiava sistemas baseados na exploração. Assim, Mateus 5:3 deve ser entendido não como uma promessa de recompensa apenas no céu, mas como um chamado à transformação do mundo conforme os princípios divinos, onde a justiça social, o compartilhamento e a solidariedade são fundamentais.
3. DETURPAÇÕES DO VERSÍCULO PARA JUSTIFICAR O CAPITALISMO
Teólogos e líderes religiosos que defendem o capitalismo muitas vezes interpretam "pobres de espírito" como uma condição exclusivamente espiritual, sem relação com questões econômicas ou sociais. Essa leitura, reforçada pelo protestantismo calvinista, sustenta a ideia de que a pobreza material não tem relevância e que a riqueza seria um sinal da bênção divina. Outros tentam desviar o foco do compromisso cristão com os pobres alegando que a miséria é inevitável e que Jesus nunca propôs uma mudança estrutural. Tais interpretações servem para legitimar a exploração e perpetuar sistemas de desigualdade, distorcendo a mensagem de Jesus e afastando o cristianismo de sua essência comunitária e libertadora. O uso ideológico do evangelho para manter o status quo se opõe à prática da igreja primitiva descrita em Atos 2:44-45, onde os discípulos compartilhavam tudo em comum—um modelo claramente comunalista e incompatível com a ganância capitalista.
4. BIBLIOGRAFIA
- "Teologia da Libertação: Perspectivas" – Gustavo Gutiérrez (1971)
- "O Reino de Deus e o Socialismo" – Frei Betto (1986)
- "Cristianismo e Capitalismo: Uma Relação Impossível?" – Jung Mo Sung (2004)
- "Jesus e o Império: O Reino de Deus e o Novo Desafio Global" – Richard A. Horsley (2003)
- "Os Pobres na Bíblia e a Esperança Cristã" – José Comblin (1996)