Depressão Infantil

DEPRESSÃO INFANTIL PODE SURGIR A PARTIR DOS 4 ANOS

criança-depressão
Foto - Shutterstock


Irritabilidade, tristeza, choro frequente. Essses são apenas alguns sintomas da depressão, doença que atinge adultos, mas que também pode afetar crianças.





Os motivos são diversos: genética, traumas (como separação dos pais e perda de entes queridos, por exemplo) e até mesmo fatores sociais e relações familiares. Se a mãe da criança já apresentou algum quadro depressivo então, as chances de que o pequeno desenvolva o transtorno são ainda maiores.


A partir dos 4 anos de idade a doença pode ser diagnosticada e o tratamento mais recomendado é a terapia. Se a criança for um pouco maior, é provável que seja necessário o uso de medicamento em conjunto com o tratamento psicológico. Quando antes for detectada a doença, menos problemas o pequeno pode ter no futuro.

Identificando a depressão
Como as crianças ainda estão em fase de desenvolvimento da personalidade, fica ainda mais difícil identificar se os sintomas apresentados são apenas uma fase ou se são parte de um quadro depressivo.
Alguns sintomas podem te ajudar na identificação da doença: alterações drásticas de humor, ansiedade, medo de se separar dos pais, não apresentar vontade de brincar ou ir para a escola, falta de atenção e diminuição no rendimento escolar, isolamento, dores na barriga, cabeça ou pernas; noites mal dormidas e sono interrompido por pesadelos.
Se você respondeu "sim" a alguns dos sintomas acima e eles persistem por mais de duas semanas, fique atenta! Talvez seja hora de levar seu filho a um especialista.


http://vilamulher.com.br/mae-filhos-familia/criancas/depressao-infantil-pode-surgir-a-partir-dos-4-anos-m0115-696575.html