SOBRETUDO QUANDO VOCÊ APRENDE A SAIR DELA
Lembra-se da história da fênix que renasceu das próprias cinzas? Para a autora, a estafa foi uma oportunidade de renascimento. Há quatro anos ela estava sobrecarregada, estressada, estafada, queimada. Agora, está em um situação muito diferente. Ela explica como conseguiu isso.
9 DE SETEMBRO DE 2015 ÀS 17:12
Por Melissa Gorzelaczyk. Fonte: http://www.peaceandprojects.com/blog/
Todos experimentamos situações de estafa. Mais particularmente aquela situação de estafa vinculada ao trabalho que os de língua inglesa chamam de burnout. Mas essa síndrome raramente está ligada apenas ao trabalho. Agora mesmo, você talvez se sinta sobrecarregado, seu casamento está lhe deixando doente, ou está queimando as pestanas para solucionar problemas de dinheiro. Talvez você esteja vivendo um cotidiano que se tornou um clichê repetitivo: um passo à frente, dois passos para trás. É, amigo, a vida pode ser complicada.
Mas, acredite, a estafa pode ser uma coisa linda. Em vez de se render a ela, que tal se você a usasse para transformar sua vida? Lembra-se da história da fênix que renasceu das próprias cinzas? Para mim, a estafa foi uma oportunidade. Há quatro anos eu estava sobrecarregada, estressada, estafada, queimada. Agora, estou em um situação muito diferente. E já vou adiantando para você as coisas que fiz e estou fazendo, desde 2007, num esforço para redefinir minha vida:
• Parei de fumar de uma vez por todas (depois de ter tentado e falhado pelo menos umas oito vezes).
• Eliminei uma dívida de mais de 42 mil dólares que se arrastava há anos.
• Convenci meus chefes a me deixar trabalhar em casa dois dias por semana.
• Vivo agora colada a um orçamento realista, elaborado em função dos meus rendimentos.
• Passei a me interessar por outros atividades fora do meu trabalho diário.
• Comecei a comer direito e a fazer exercícios.
• Cortei relações com tudo que, na minha vida, era lixo e entulho, e com todos os hábitos idiotas e perniciosos que roubavam boa parte do meu tempo e energia.
• Escrevi um romance.
• Passei a me definir como um ser híbrido, metade dona-de-casa, metade mulher profissional. Estou quase sempre em casa quando as crianças chegam da escola. Ao mesmo tempo, mantenho minha identidade profissional de escritora freelancer.
• Mostro como é possível viver dessa forma em meu primeiro ebook, The Hybrid Homemaker (A dona-de-casa híbrida).
Nada disso teria sido possível sem a estafa. Se eu não tivesse chegado a um ponto onde me sentia esgotada, espancada e estafada… nunca teria emergido das minhas próprias cinzas.
Assim, posso lhe afirmar por experiência própria: se o seu caminho de vida desmoronou, você pode dar a volta por cima, pelos lados, ou por baixo, e construir um novo roteiro. Basta ir em frente dando os passos corretos. Se eu pude fazer isso, você também pode.
A estafa é linda, e chega sempre carregada de oportunidades.
Imaginar é viver
Nunca pensei que seria possível viver dentro de um orçamento realista até conseguir imaginar como seria uma vida isenta de débitos. Seria possível para alguém da classe média (e daquela baixa) viver apenas com a renda que a profissão lhe proporciona? A estafa levou-me a imaginar uma vida onde eu não tivesse que trabalhar para sustentar a família. A imaginação mudou tudo.
O que você pode fazer com sua vida? Se você está infeliz no trabalho, deve começar imaginando outras maneiras de fazer dinheiro. Até mesmo uma simples pesquisa na internet pode ajudar. Se você está esmagado pelas dívidas, não um modo de mudar isso, a não ser imaginando outros modos de ganhar dinheiro que você possa por em prática.
Imagine a sua vida sem limites. Alguém já está vivendo a vida que sonhou. Como ele conseguiu isso? Tornando-se um artista de si mesmo. Torne-se o artista de si mesmo. O desejo de mudança começa com você. Uma vez que você o sinta, use a forca dessa paixão para experimentar e tentar coisas novas. Torne-se o artista de si mesmo. Procure fazer da sua vida uma obra-prima.
Para começar, precisa cuidar da sua saúde e se manter em forma. Exercícios físicos e dieta correta são as duas chaves que abrem essa porta. Desafie a si mesmo para praticar 10 minutos de exercícios físicos todas as manhãs, logo depois de despertar. Escolha a sua dieta, de preferência vegetariana ou vegana, ou pelo menos com o mínimo de proteína animal, gorduras e carboidratos. Contra as dívidas, a primeira posição deve ser firme e incorruptível: cortar o uso do cartão de crédito.
Força de resiliência e combate
A estafa costuma gerar emoções fortes como a raiva, o medo, o ciúme e tristeza. Todas elas são negativas para o seu bem-estar físico, psíquico e mental. Mas... você também pode usar esses sentimentos canalizando-os de forma criativa, transformando-os em força de resiliência e de combate.
E, por favor, comece a perceber uma série de coisas óbvias. Por exemplo, não espere que o seu chefe ou patrão se desdobre para aliviar o estresse no local de trabalho; essa gente costuma achar que estresse é sinônimo de produtividade... Não espere que o seu companheiro ou companheira tome a peito a tarefa de fazê-lo feliz. Não espera que alguém assuma a responsabilidade pela sua estafa. Você é o motor de todo o processo de renovação da sua vida, e precisa dar a si mesmo a permissão para executar todo o trabalho que isso requer. Defina-se como uma pessoa livre, e tome de volta as rédeas do controle das coisas. Na estafa você pode ser a vítima ou o vencedor. Encontre motivos claros, razões precisas, bem definidas na sua cabeça, para fazer o que tem de ser feito.
Jogue fora as pedras que você esta carregando. Não tem areia demais no seu caminhãozinho? Elimine o excesso. Não deixe nada nem ninguém atravancar e impedir o seu caminho.
Para se mover, no início é melhor se concentrar em pequenos movimentos. É só o que é preciso para começar a mudar a sua vida. Se você quer parar de fumar, não ponha o cigarro na boca. Uma vez que você dominar a maneira correta, disciplinada de se mover, você pode fazer qualquer coisa. A musa está chamando? Você pode decidir escrever um bom trecho do seu livro em vez de sair para o almoço e enfrentar a ladainha dos colegas. Você pode deixar a cerveja de lado, ir para a cama mais cedo e acordar bem disposto para a sessão de ginástica e até para ouvir aquela sonata de Mozart que você adora...
Você pode sentir os pés no chão para correr com mais prazer. Os movimentos, não importa quão pequenos eles sejam, formatam a sua vida por inteiro.
E, ao mesmo tempo em que conquista novos hábitos devida, misture tudo isso com novas ideias e novos projetos.
Como você vai se comportar durante os movimentos, isso é com você. Pergunte a si mesmo: O meu jeito de me mover é bonito e prazeroso? Ou ele é destrutivo?
Paciência. A mudança pode ser lenta
Seja paciente. Mudança pode ser lenta, mas ela tem de começar de algum modo. Para mim, lidar com a estafa tornou-se uma coisa bonita quando passei a alimentar meu espírito escangalhado com novas ideias. A inspiração estava em toda a parte quando eu realmente quis ver. No meu caso pessoal, sites sobre a sabedoria budista e zen budista me deram coragem para começar uma nova vida. Descubra qual é a fonte de sabedoria espiritual mais adequada para o seu gênio e personalidade.
Eu sei agora: lidar com a estafa é apenas o começo. E confesso: às vezes ainda me sinto horrível. Mas se não fosse assim, como perceber a diferença desse com os outros estados de espírito mais luminosos que consigo preservar mais e mais?
Deixe sua imaginação voar. Aprenda quais os fatores que iluminam sua vida, sem deixar que a estafa a defina. Peça ajuda, se sentir necessidade. E então, comece com pequenos movimentos. Pequenas ações. É como construir uma nova casa, primeiro os fundamentos, e depois, tijolo a tijolo, você certamente poderá levantar um prédio forte e bonito.
http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/196039/A-estafa-%C3%A9-linda-Sobretudo-quando-voc%C3%AA-aprende-a-sair-dela.htm