BEBÊ MANHOSO

LeFigaro
 (photo: )
Conteúdo oferecido por Caixa Seguradora
12.11.2015, 15:39

O QUE FAZER QUANDO ELE CHORA À NOITE?

Quando a mãe se submete ao bebê sempre que ele acorda e se põe a chorar por pura manha, sem razão aparente, isso pode desenvolver na criança uma série de distúrbios do sono. De acordo com um estudo americano, pelo menos 30 % dos bebês chorões voltam a ficar quietos sozinhos e dormem novamente sem a intervenção da mãe.



Por Marielle Court – Le Figaro

O que fazer quando um bebê com frequência começa a chorar no meio da noite? Precipitar-se como o fazem muitas mães, em uma tentativa de consolar seu bebê, convencidas de que quanto mais cedo ocorrer a intervenção mais rápido ele voltará a dormir? Ou tampar os ouvidos alimentando a firme esperança que ele dormirá novamente apesar dos protestos do vizinho de baixo? De acordo com estudo publicado no Developmental Psychology, a segunda solução seria a correta: se possível, é melhor deixar as crianças se acalmarem e voltarem sozinhas a dormir.
Atualmente, um grande número de perguntas feitas aos pediatras é a respeito do sono das crianças. De acordo com o estudo, as crianças entre 6 e 36 meses de idade se dividem em dois grupos: as que dormem a noite toda nos primeiros meses e as outras. «Todos os bebês assim como todos os adultos têm ciclos de sono de uma hora e meia a duas horas, durante as quais eles acordam e voltam a dormir», explica Marsha Weinraub professora de psicologia na Universidade Temple (Estados-Unidos) e a autora principal do estudo. «Os bebês que choram durante esses momentos de vigília são aqueles que não dormem a noite toda », ela acrescenta.
Antes de identificar a estratégia correta a ser adotada, a cientista que, com sua equipe, liderou as pesquisas feitas com uma amostragem de 1200 crianças, descobriu que aos seis meses de idade, 66 % dos bebês dormiam a noite toda ou acordavam no máximo uma vez por semana, enquanto 33 % ainda acordavam todas as noites e apenas duas vezes por semana aos 15 meses de idade e, finalmente, uma vez por semana, mas somente aos 24 meses de idade. Entre os bebês que acordam o estudo mostra que há uma maioria de meninos. Trata-se de bebês bastante manhosos, que são amamentados com mais frequência e, finalmente, dentre as mães, aquelas com tendências depressivas estão representados em maior número.
O estudo mostra «que quando a mãe se submete ao bebê que acorda ou quando este último adormece contra o peito durante a amamentação, isso pode estender o distúrbio do sono », diz Marsha Weinraub. De qualquer modo, nada disso  «o impede de ficar quieto e encontrar um sono regular ».
Pais desamparados
A cientista reconhece com boa vontade: que os pais frequentemente são obrigados a elaborar estratégias específicas para ajudar as crianças que acordam a voltarem a dormir novamente. Alías, ela enfatiza que no caso de crianças que ainda têm problemas para dormir aos 18 meses de idade, pode ser melhor consultar um médico.
Tradicionalmente, os profissionais da saúde têm desenvolvido recomendações para ajudar os pais desamparados e muitas vezes exaustos pela insônia de seu bebê. Há alguns anos, especialistas da Mayo Clinic (Estados-Unidos) explicaram que ao chorar, as crianças estavam tentando se expressar. Era obrigação dos pais tentar entendê-las. Mas eles também chegaram a conclusões mais radicais: se você já tentou de tudo, mas seu filho continua perturbado, então o deixe chorar até que ele se acalme!
Marsha Weinraub chega hoje à mesma conclusão: «O melhor conselho que posso dar é colocar as crianças na cama em horários bem regulares todas as noites, deixá-las adormecer sozinhas e resistir ao impulso de correr quando elas acordam à noite, assim que tivermos certeza que  elas estão em segurança.»



http://www.brasil247.com/pt/saude247/saude247/204927/Beb%C3%AA-manhoso-O-que-fazer-quando-ele-chora-%C3%A0-noite.htm