COMO IDENTIFICAR O MELHOR CANDIDATO

  





  Home


ESTE CONTEÚDO ESTÁ EM PESQUISA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CIENTÍFICA (com IAC)
investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
uma das atuações do seu Pastorado4




Biblioteca - registrar
o resumo completo deste livro da Biblioteca, está 



COMO IDENTIFICAR O MELHOR CANDIDATO
a prefeito e a vereador que sejam incomodados com a desigualdade social e priorizem o bem-estar social dos mais vulneráveis


o conteúdo original que inclui este estudo está 
neste link aqui, em Politicando e em Biblioteca




<<< >>>


CANDIDATO A PREFEITO
como identificar o mais incomodado com desigualdade social, que vise bem-estar social
xxx
010   

001   HISTÓRICO DE TRABALHO COMUNITÁRIO

002   PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

003   AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES

004   TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

005   DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

006   FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA

007   PROPOSTAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO

008   APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR

009   ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA

PROJETOS HABITACIONAIS: Candidatos preocupados com a desigualdade social frequentemente propõem projetos habitacionais acessíveis para famílias de baixa renda.

COMBATE À FOME E À MISÉRIA: Veja se o candidato tem planos concretos para combater a fome e a miséria, como programas de segurança alimentar.

PROPOSTAS PARA SEGURANÇA PÚBLICA INCLUSIVA: Observe se o candidato propõe políticas de segurança pública que protejam, em vez de criminalizar, as comunidades vulneráveis.

ENGAJAMENTO COM MOVIMENTOS SOCIAIS: Candidatos que colaboram com movimentos sociais e ONGs em prol dos direitos humanos tendem a ser mais sensíveis às questões de desigualdade.

POSICIONAMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL: Verifique o posicionamento do candidato sobre políticas de inclusão social, como cotas raciais e ações afirmativas.

FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA: Veja se o candidato apoia iniciativas de economia solidária, que ajudam a distribuir renda de forma mais justa.

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA EM ÁREAS CARENTES: Avalie as propostas para investir em infraestrutura básica (água, esgoto, transporte) nas áreas mais pobres.

POLÍTICAS DE ACESSO À CULTURA: Verifique se o candidato promove políticas que garantam acesso à cultura e lazer para todos, especialmente nas periferias.

CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Observe se o candidato tem propostas para a capacitação e qualificação profissional dos mais vulneráveis.

POSICIONAMENTO SOBRE DESIGUALDADE RACIAL: Candidatos que reconhecem e propõem políticas para combater a desigualdade racial mostram compromisso com a equidade social.

APOIO A MULHERES E CRIANÇAS: Veja se o candidato tem propostas voltadas ao apoio de mulheres, especialmente mães solteiras, e crianças em situação de vulnerabilidade.

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Verifique se o candidato planeja expandir ou fortalecer programas de assistência social, como o Bolsa Família.

ATENÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS: Avalie o comprometimento do candidato com a defesa dos direitos humanos em todas as suas propostas.

FOCO NA SUSTENTABILIDADE: Candidatos que promovem práticas sustentáveis geralmente têm uma visão de longo prazo para reduzir desigualdades.

ENGAJAMENTO COM A JUVENTUDE: Veja se o candidato tem propostas para engajar e apoiar a juventude, especialmente em comunidades desfavorecidas.

INICIATIVAS DE ACESSIBILIDADE: Candidatos comprometidos com a inclusão geralmente propõem iniciativas para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência.

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES DIGITAIS: Verifique se o candidato tem planos para reduzir as desigualdades no acesso à tecnologia e internet.

COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E AO PRECONCEITO: Veja se o candidato tem um posicionamento claro contra todas as formas de discriminação e preconceito.

INICIATIVAS DE SAÚDE MENTAL: Candidatos preocupados com o bem-estar social frequentemente propõem iniciativas para a saúde mental, especialmente em comunidades carentes.

COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA FISCAL: Avalie se o candidato se compromete a usar os recursos públicos de maneira transparente e eficaz para reduzir desigualdades.

PRESENÇA EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS: Finalmente, observe se o candidato está presente e ativo em comunidades vulneráveis, não apenas durante a campanha, mas em sua trajetória política.


'61<<< >>> ÍNDICE     
CANDIDATO A VEREADOR
como identificar o mais incomodado com desigualdade social, que vise bem-estar social

COMPROMISSO COM A FISCALIZAÇÃO DO EXECUTIVO: Verifique se o candidato tem um histórico ou compromisso claro de fiscalizar rigorosamente as ações do Executivo municipal, garantindo que os recursos sejam aplicados corretamente.

HISTÓRICO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS: Avalie se o candidato já esteve envolvido em ações de defesa dos direitos humanos, especialmente em causas que beneficiem os mais vulneráveis.

PROPOSTAS DE LEIS VOLTADAS PARA A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE: Observe se o candidato tem propostas concretas de leis que possam reduzir as desigualdades sociais no município.

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: Verifique se o candidato defende a transparência nos processos legislativos e na aplicação de recursos públicos, promovendo a prestação de contas.

APOIO À PARTICIPAÇÃO POPULAR: Veja se o candidato incentiva a participação popular nas decisões legislativas e em audiências públicas, especialmente em temas que afetam as comunidades carentes.

FOCO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: Candidatos que propõem melhorias na educação pública municipal, com foco nas escolas de periferia, tendem a priorizar o combate à desigualdade.

DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA: Avalie se o candidato propõe a criação ou fortalecimento de leis que garantam um acesso equitativo à saúde pública de qualidade.

PROJETOS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: Verifique se o candidato apoia projetos de lei que incentivem a geração de emprego e renda, principalmente para as populações mais vulneráveis.

ENGAJAMENTO COM MOVIMENTOS SOCIAIS LOCAIS: Candidatos que estão engajados com movimentos sociais e organizações comunitárias geralmente têm uma compreensão mais profunda das necessidades dos mais vulneráveis.

PROPOSTAS DE INCLUSÃO SOCIAL: Veja se o candidato propõe leis que promovam a inclusão social de grupos marginalizados, como pessoas com deficiência, LGBTQIA+, e minorias étnicas.

COMPROMISSO COM A MORADIA DIGNA: Avalie se o candidato defende políticas públicas para a garantia de moradia digna e acessível para todos os cidadãos.

FOCO NA MOBILIDADE URBANA: Candidatos preocupados com a equidade social frequentemente propõem melhorias no transporte público e na mobilidade urbana, especialmente para áreas periféricas.

INICIATIVAS DE SEGURANÇA PÚBLICA INCLUSIVA: Verifique se o candidato defende uma segurança pública que proteja e respeite os direitos das comunidades vulneráveis, em vez de criminalizá-las.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE: Candidatos que apoiam práticas sustentáveis tendem a estar comprometidos com o desenvolvimento social equilibrado e a longo prazo.

DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: Veja se o candidato propõe a defesa e a melhoria dos serviços públicos, como saúde, educação, e assistência social, sem privatizações prejudiciais.

APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR E URBANA: Verifique se o candidato apoia políticas que incentivem a agricultura familiar e urbana, promovendo segurança alimentar e inclusão econômica.

PROJETOS PARA A JUVENTUDE: Avalie se o candidato propõe iniciativas voltadas para a educação, capacitação e inclusão da juventude, especialmente nas áreas mais pobres.

DEFESA DA CULTURA E DO LAZER: Candidatos que propõem leis para ampliar o acesso à cultura e ao lazer geralmente têm uma visão inclusiva e de promoção do bem-estar social.

COMPROMISSO COM A EQUIDADE RACIAL: Veja se o candidato tem um histórico ou propostas voltadas para a promoção da equidade racial e o combate ao racismo.

INICIATIVAS DE SAÚDE MENTAL: Verifique se o candidato propõe ou apoia leis que ampliem o acesso aos serviços de saúde mental, especialmente para populações vulneráveis.

FOCO NA INFRAESTRUTURA BÁSICA: Candidatos que defendem a melhoria da infraestrutura básica, como saneamento e abastecimento de água em áreas carentes, mostram preocupação com a equidade social.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL: Veja se o candidato propõe políticas para apoiar o desenvolvimento econômico local, com foco no fortalecimento de pequenas e médias empresas.

POSICIONAMENTO SOBRE POLÍTICAS DE GÊNERO: Avalie se o candidato apoia leis que promovam a igualdade de gênero e protejam os direitos das mulheres.

FOCO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: Verifique se o candidato tem propostas para fortalecer a rede de assistência social no município, garantindo que todos tenham acesso a esses serviços.

COMPROMISSO COM A ACESSIBILIDADE: Veja se o candidato defende leis que garantam a acessibilidade para pessoas com deficiência em todas as áreas do município.

PROJETOS PARA O COMBATE À DESIGUALDADE DIGITAL: Candidatos preocupados com a inclusão social frequentemente propõem iniciativas para garantir o acesso universal à internet e à tecnologia.

TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS: Verifique se o candidato defende a transparência na administração das finanças municipais, com auditorias e controle social.

PROJETOS PARA ATEROSISMO E RESILIÊNCIA: Avalie se o candidato propõe iniciativas para reduzir o impacto de desastres naturais em áreas vulneráveis, promovendo resiliência comunitária.

FOCO EM POLÍTICAS DE PREVENÇÃO AO CRIME: Candidatos que defendem políticas de prevenção ao crime, com foco na inclusão social, geralmente têm uma visão mais ampla da segurança pública.

DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR EM CONJUNTO COM OUTROS VEREADORES: Finalmente, observe se o candidato está disposto a colaborar com outros vereadores para a criação e implementação de políticas públicas que combatam a desigualdade social no município.


011   012   013   014   015   016   017   018   019   020   

021   022   023   024   025   026   027   028   029   030   

031   032   033   034   035   036   037   038   039   040   

041   042   043   044   045   046   047   048   049   050   

051   052   053   054   055   056   057   058   059   060   


062   063   064   065   066   067   068   069   070    

071   072   073   074   075   076   077   078   079   080   



'1<<< >>> ÍNDICE     zzz


HISTÓRICO DE TRABALHO COMUNITÁRIO
Verifique se o candidato tem um histórico sólido de envolvimento em iniciativas comunitárias ou programas sociais que beneficiem diretamente os mais vulneráveis.para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Ao considerar o HISTÓRICO DE TRABALHO COMUNITÁRIO de um candidato a prefeito, a perspectiva antropológica nos leva a analisar como as práticas culturais e as tradições locais influenciam o envolvimento do candidato com as comunidades vulneráveis. De acordo com o antropólogo Clifford Geertz, o significado dos atos do candidato deve ser compreendido no contexto cultural em que ele está inserido. O envolvimento com iniciativas comunitárias reflete a maneira como o candidato entende e valoriza as relações sociais dentro de sua comunidade, bem como sua capacidade de atuar como um mediador entre diferentes grupos culturais e sociais. A observação das ações comunitárias passadas do candidato pode revelar o grau de comprometimento com a promoção da coesão social e o respeito pela diversidade cultural.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Do ponto de vista sociológico, o HISTÓRICO DE TRABALHO COMUNITÁRIO de um candidato reflete sua posição na estrutura social e seu compromisso com a mudança social. Segundo Pierre Bourdieu, o capital social de um indivíduo, que inclui redes de relações e envolvimento comunitário, é crucial para compreender suas motivações e capacidade de ação. Um candidato que possui um forte histórico de envolvimento em iniciativas comunitárias demonstra não apenas um compromisso com a justiça social, mas também a habilidade de mobilizar recursos e construir alianças que possam promover o bem-estar social. Este aspecto é fundamental para avaliar a eficácia do candidato em transformar suas propostas em ações concretas.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, o HISTÓRICO DE TRABALHO COMUNITÁRIO de um candidato é um indicador vital de sua inclinação para governar com uma abordagem orientada para o bem comum. Conforme discute John Rawls em sua teoria da justiça, um candidato que se engaja em trabalhos comunitários demonstra um compromisso com a equidade e a justiça distributiva. O histórico do candidato deve ser examinado em termos de sua capacidade de implementar políticas que atendam às necessidades dos mais vulneráveis, utilizando sua experiência comunitária para informar decisões políticas que promovam a inclusão e a redução das desigualdades sociais no município.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Na perspectiva bíblica, o envolvimento do candidato em HISTÓRICO DE TRABALHO COMUNITÁRIO pode ser visto como uma manifestação do princípio cristão de amar o próximo e buscar a justiça. A Bíblia, em várias passagens, como em Mateus 25:35-40, destaca a importância de cuidar dos necessitados como uma expressão de fé viva. Um candidato que se dedica ao serviço comunitário está, portanto, alinhado com os ensinamentos de Jesus sobre a necessidade de servir aos outros, especialmente aos mais vulneráveis. Essa perspectiva oferece uma base moral para avaliar a autenticidade e a motivação do candidato em seu compromisso com o bem-estar social.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Sob uma lente jornalística, o HISTÓRICO DE TRABALHO COMUNITÁRIO de um candidato deve ser escrutinado com rigor investigativo, verificando a veracidade das ações e a consistência do envolvimento ao longo do tempo. A prática do jornalismo investigativo, conforme discutida por jornalistas como Bob Woodward, requer uma análise crítica das alegações dos candidatos, confirmando através de fontes independentes e relatos da comunidade o impacto real de suas ações. A história comunitária de um candidato pode ser um forte indicador de seu comprometimento com as questões sociais, mas deve ser respaldada por evidências concretas e relatos de beneficiários de suas iniciativas.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas renomados como Amartya Sen e Paulo Freire enfatizam a importância do envolvimento comunitário como uma ferramenta para o desenvolvimento humano e a educação emancipatória. Sen argumenta que a liberdade de ação e participação na comunidade é fundamental para o bem-estar social, enquanto Freire vê o trabalho comunitário como uma forma de conscientização crítica e empowerment. Um candidato com um histórico sólido de trabalho comunitário, portanto, demonstra uma compreensão profunda das necessidades humanas e sociais, e uma capacidade de promover mudanças estruturais através da ação local e educacional.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"O Significado das Coisas: Rituais e Realidade Social" - Clifford Geertz
"A Distinção: Crítica Social do Julgamento" - Pierre Bourdieu
"Uma Teoria da Justiça" - John Rawls
"Pedagogia do Oprimido" - Paulo Freire
"Desenvolvimento como Liberdade" - Amartya Sen
"Todos os Homens do Presidente" - Bob Woodward e Carl Bernstein
"Ação Social e Sistema Social" - Talcott Parsons
"O Mundo e o Armário: Teoria Queer e Teologia" - Marcella Althaus-Reid
"O Capital Social e o Desenvolvimento Econômico" - Robert Putnam
"Serviço Cristão: A Voz da Misericórdia" - John Stott




'2<<< >>> ÍNDICE      zzz


PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS:
Avalie as propostas do candidato para a criação de políticas públicas voltadas à redução da desigualdade social, como educação, saúde, e moradia.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Ao avaliar as PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS de um candidato a prefeito, a antropologia nos incentiva a considerar como essas propostas dialogam com as culturas e identidades locais. Claude Lévi-Strauss argumenta que as políticas devem respeitar e integrar as tradições e práticas culturais das comunidades. Propostas que se alinham com os valores e modos de vida locais tendem a ser mais eficazes na promoção do bem-estar social e na redução das desigualdades. Portanto, um candidato que demonstra sensibilidade às especificidades culturais do município, ao formular suas políticas públicas, está mais apto a engajar a comunidade e a promover a inclusão social.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Na perspectiva sociológica, as PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS de um candidato devem ser vistas como reflexos de sua compreensão das estruturas sociais e da desigualdade. Segundo Max Weber, a legitimidade política é construída quando as políticas públicas atendem às necessidades das diferentes camadas sociais. Propostas que priorizam educação, saúde e moradia, especialmente para os mais vulneráveis, indicam um candidato que entende a complexidade das desigualdades sociais e que está comprometido em promover mudanças estruturais. Um eleitor deve analisar se o candidato apresenta soluções que abordam as raízes da desigualdade e que podem efetivamente transformar a realidade social do município.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, as PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS devem ser examinadas em termos de sua viabilidade e impacto a longo prazo. John Locke argumenta que o papel do governo é proteger os direitos naturais dos cidadãos, o que inclui o direito à vida, liberdade e propriedade. Propostas de políticas públicas que focam na redução das desigualdades sociais, como na melhoria da educação, saúde e moradia, revelam um compromisso com esses princípios fundamentais. A viabilidade dessas propostas e a capacidade do candidato de implementá-las, mesmo diante de desafios políticos e econômicos, são essenciais para avaliar sua competência e integridade.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICa
Do ponto de vista bíblico, as PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS voltadas à redução da desigualdade social podem ser vistas como uma expressão do mandamento de amar ao próximo como a si mesmo, conforme ensinado em Mateus 22:39. Políticas que buscam garantir educação, saúde e moradia para todos refletem o compromisso cristão com a justiça e a dignidade humana. A Bíblia exorta líderes a cuidarem dos necessitados e a promoverem a justiça (Isaías 1:17). Assim, um candidato que formula propostas concretas para promover o bem-estar social está alinhado com esses princípios, mostrando um desejo genuíno de servir a comunidade de forma justa e compassiva.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Sob a ótica jornalística, a análise das PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS de um candidato deve ser meticulosa e baseada em fatos. Um bom jornalista, como Seymour Hersh, insiste na importância de verificar a autenticidade e a viabilidade das propostas. É essencial investigar o histórico do candidato em relação à implementação de políticas anteriores, sua capacidade de cumprir promessas e o impacto real dessas ações. Propostas que prometem reduzir desigualdades sociais devem ser examinadas quanto à clareza, detalhamento e possibilidade de execução. Jornalistas têm a responsabilidade de revelar ao eleitor se as propostas são apenas promessas de campanha ou se têm fundamento sólido para serem efetivadas.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas como Amartya Sen e Martha Nussbaum defendem que PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS devem ampliar as capacidades dos indivíduos, permitindo que todos, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso a oportunidades básicas. Sen argumenta que o desenvolvimento verdadeiro ocorre quando há expansão das liberdades e capacidades humanas, e políticas públicas focadas em educação, saúde e moradia são essenciais para esse processo. Nussbaum complementa ao enfatizar a importância de garantir que todos possam viver com dignidade. Um candidato que formula propostas com base nesses princípios demonstra um entendimento profundo das necessidades humanas e um compromisso sério com a promoção da justiça social.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"Antropologia Estrutural" - Claude Lévi-Strauss
"Economia e Sociedade" - Max Weber
"Segundo Tratado sobre o Governo Civil" - John Locke
"Teoria da Justiça" - John Rawls
"Desenvolvimento como Liberdade" - Amartya Sen
"Criando Capacidades: Uma Teoria do Desenvolvimento Humano" - Martha Nussbaum
"O Escândalo do Evangelho: Uma Introdução à Justiça Social Bíblica" - Ron Sider
"A Matriz Moral: Por Que o Bom Divide o Certo do Errado" - Jonathan Haidt
"Os Direitos dos Outros: Estrangeiros, Residentes e Cidadãos" - Seyla Benhabib
"Jornalismo Investigativo" - Seymour Hersh



'3<<< >>> ÍNDICE      zzz


AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES:
Se o candidato já ocupou cargos públicos, observe as ações e projetos que ele implementou e como essas iniciativas impactaram as comunidades carentes.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Ao considerar as AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES de um candidato a prefeito, a antropologia nos encoraja a analisar o impacto cultural dessas ações nas comunidades locais. Claude Lévi-Strauss sugere que as políticas devem ser analisadas em seu contexto cultural e social, observando como as iniciativas implementadas em mandatos anteriores respeitaram ou alteraram as tradições locais. Um candidato que promoveu políticas inclusivas que consideram as práticas e os valores culturais das comunidades carentes demonstra sensibilidade e respeito pelas identidades culturais, além de um compromisso genuíno com a redução das desigualdades sociais.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Na perspectiva sociológica, as AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES são indicadores cruciais da habilidade do candidato de implementar mudanças sociais significativas. Max Weber destaca que a eficácia do governo é muitas vezes medida pela capacidade de um líder em implementar políticas que refletem as necessidades das diferentes classes sociais. Avaliar as ações passadas de um candidato permite ao eleitor verificar se ele utilizou seu poder para promover a equidade social, especialmente entre as comunidades mais vulneráveis. Um histórico de políticas eficazes e justas é um forte indicativo de que o candidato continuará a trabalhar para reduzir as desigualdades.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, a análise das AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES deve focar na consistência e coerência das iniciativas do candidato. Segundo Hannah Arendt, a credibilidade de um líder é construída através de suas ações e promessas cumpridas. Um candidato que, em mandatos anteriores, apresentou políticas que beneficiaram diretamente os mais vulneráveis e se manteve fiel a suas promessas demonstra um compromisso contínuo com a justiça social. Eleitores devem investigar se as ações passadas do candidato foram consistentes com suas promessas de campanha e se contribuíram de fato para a redução das desigualdades no município.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Do ponto de vista bíblico, as AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES de um candidato podem ser vistas como reflexo de sua adesão aos princípios cristãos de justiça e misericórdia. Em Mateus 7:16, Jesus diz: "Pelos seus frutos os conhecereis". As ações passadas do candidato devem ser examinadas para determinar se ele agiu com compaixão e justiça, especialmente em relação aos mais vulneráveis. Um histórico de políticas que favorecem a inclusão e o bem-estar social é um indicador de que o candidato busca verdadeiramente promover a justiça, alinhando-se com os ensinamentos bíblicos sobre o cuidado com os necessitados.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Sob a perspectiva jornalística, a análise das AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES deve ser feita com base em evidências e relatos independentes. O jornalista investigativo Seymour Hersh destaca a importância de uma investigação rigorosa e factual do histórico de um candidato. É essencial verificar se as ações passadas do candidato foram efetivas e se trouxeram benefícios reais para as comunidades carentes. Jornalistas devem procurar por testemunhos e provas concretas de que o candidato realmente impactou positivamente os mais vulneráveis, garantindo que o eleitor tenha uma visão clara e fundamentada sobre a atuação passada do candidato.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas como Amartya Sen e Paulo Freire enfatizam que AÇÕES EM MANDATOS ANTERIORES são fundamentais para avaliar o compromisso de um candidato com o desenvolvimento humano e a educação para a conscientização. Sen defende que políticas públicas devem expandir as liberdades e capacidades dos indivíduos, enquanto Freire acredita que a educação deve ser um meio de emancipação e conscientização social. Avaliar se as ações passadas do candidato promoveram esses princípios é crucial para entender se ele está verdadeiramente comprometido com a redução das desigualdades e a promoção do bem-estar social no município.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"Antropologia Estrutural" - Claude Lévi-Strauss
"Economia e Sociedade" - Max Weber
"Entre o Passado e o Futuro" - Hannah Arendt
"Teoria da Justiça" - John Rawls
"Desenvolvimento como Liberdade" - Amartya Sen
"Pedagogia do Oprimido" - Paulo Freire
"O Escândalo do Evangelho: Uma Introdução à Justiça Social Bíblica" - Ron Sider
"A Política" - Aristóteles
"Jornalismo Investigativo" - Seymour Hersh
"O Capital no Século XXI" - Thomas Piketty




'4<<< >>> ÍNDICE      zzz


TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS:
Verifique se o candidato promove práticas transparentes e se compromete a prestar contas regularmente sobre o uso de recursos públicos.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Na análise da TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS de um candidato a prefeito, a antropologia nos leva a entender como a cultura política local influencia a percepção de transparência e responsabilidade. Segundo Clifford Geertz, as práticas políticas devem ser vistas como "textos" que revelam significados culturais mais amplos. A transparência em uma administração pode refletir o respeito pelos valores comunitários de honestidade e responsabilidade coletiva. Se um candidato se compromete com práticas transparentes e prestações de contas regulares, ele mostra uma compreensão e um alinhamento com as expectativas culturais de governança ética e participativa.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Do ponto de vista sociológico, a TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS são fundamentais para a construção de confiança e legitimidade na governança. Max Weber argumenta que a legitimidade da autoridade é essencial para a estabilidade social. A transparência nas ações governamentais é um mecanismo crucial para garantir que os líderes sejam vistos como legítimos e responsáveis. Um candidato que promove práticas transparentes e presta contas regularmente sobre o uso de recursos públicos demonstra uma intenção de ser justo e equitativo, essencial para o fortalecimento do contrato social e para a redução das desigualdades sociais no município.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, a TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS são essenciais para a democracia e a governança eficaz. De acordo com John Locke, o poder político deve ser exercido com o consentimento dos governados, o que inclui o dever de prestação de contas. A transparência na administração pública é uma ferramenta fundamental para garantir que os recursos sejam utilizados de forma justa e em benefício de todos, especialmente dos mais vulneráveis. Um candidato comprometido com a transparência demonstra um entendimento profundo de seu papel como servidor público, dedicado a promover o bem-estar comum e a justiça social.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Na perspectiva bíblica, a TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS são princípios alinhados com os ensinamentos cristãos de honestidade e integridade. Em Provérbios 11:1, é dito que "Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer." Um candidato que se compromete com a transparência e a prestação de contas age de acordo com esses valores, mostrando um desejo de governar com justiça e retidão. A Bíblia enfatiza a importância de líderes que sejam transparentes e responsáveis, cuidando dos recursos da comunidade com fidelidade e equidade, refletindo um compromisso verdadeiro com o bem-estar de todos.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Sob a ótica jornalística, a TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS de um candidato devem ser rigorosamente examinadas e verificadas. Como apontado por jornalistas investigativos como Bob Woodward, a transparência é uma salvaguarda contra a corrupção e o abuso de poder. Jornalistas têm a responsabilidade de investigar se o candidato mantém práticas de transparência e se cumpre seu compromisso de prestar contas sobre o uso de recursos públicos. Um histórico de transparência e responsabilidade é um forte indicativo de que o candidato continuará a agir em prol do interesse público, facilitando o trabalho da imprensa e promovendo uma governança aberta e responsável.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas em governança pública, como Francis Fukuyama e Michael Johnston, enfatizam que a TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS são essenciais para o desenvolvimento institucional e a redução da corrupção. Fukuyama argumenta que instituições fortes e transparentes são necessárias para a estabilidade política e social, enquanto Johnston defende que a prestação de contas é fundamental para combater a corrupção e promover a confiança pública. Um candidato que adota essas práticas mostra que está comprometido com a construção de uma administração pública ética e eficiente, capaz de responder às necessidades dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"A Interpretação das Culturas" - Clifford Geertz
"Economia e Sociedade" - Max Weber
"Segundo Tratado sobre o Governo Civil" - John Locke
"A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" - Max Weber
"A Ordem Política e o Decadência Política" - Francis Fukuyama
"Sindicatos, Corrupção e Democracia: Instituições e Governança no Brasil Contemporâneo" - Michael Johnston
"Todos os Homens do Presidente" - Bob Woodward e Carl Bernstein
"O Espírito das Leis" - Montesquieu
"Democracia e Desenvolvimento: Uma Perspectiva Global" - Amartya Sen
"O Escândalo do Evangelho: Uma Introdução à Justiça Social Bíblica" - Ron Sider



'5<<< >>> ÍNDICE      zzz


DIÁLOGO COM A COMUNIDADE:
Observe se o candidato está disposto a ouvir e dialogar com comunidades de baixa renda e se suas propostas refletem essas conversas.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Do ponto de vista antropológico, o DIÁLOGO COM A COMUNIDADE é fundamental para compreender as dinâmicas sociais e culturais das comunidades de baixa renda. Segundo Clifford Geertz, a cultura é um sistema de significados compartilhados, e o diálogo é essencial para compreender esses significados e as necessidades das comunidades. Um candidato que se envolve ativamente com as comunidades, ouvindo suas histórias e preocupações, demonstra um respeito profundo por suas identidades culturais. Esse envolvimento indica uma disposição genuína para entender e atender às necessidades específicas das comunidades marginalizadas, promovendo políticas que respeitam e valorizam sua cultura e práticas locais.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Na perspectiva sociológica, o DIÁLOGO COM A COMUNIDADE é uma prática que promove a coesão social e a inclusão. Pierre Bourdieu argumenta que o capital social é construído através de relações e interações, e que essas conexões são vitais para a mobilização coletiva e a luta contra as desigualdades. Quando um candidato prioriza o diálogo com as comunidades de baixa renda, ele constrói confiança e capital social, que são essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e justas. O diálogo aberto e constante com a comunidade permite ao candidato criar propostas que são verdadeiramente representativas e que respondem às necessidades reais das pessoas.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, o DIÁLOGO COM A COMUNIDADE é um componente essencial da democracia participativa. Hannah Arendt enfatiza que a política deve ser um espaço de ação coletiva e deliberação pública, onde todos os cidadãos têm voz. Um candidato que se envolve diretamente com comunidades de baixa renda e integra suas preocupações em suas propostas demonstra um compromisso com a participação democrática e com a criação de políticas inclusivas. Este tipo de liderança inclusiva e colaborativa é crucial para construir uma administração que realmente represente os interesses de todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Na perspectiva bíblica, o DIÁLOGO COM A COMUNIDADE reflete os princípios cristãos de empatia e serviço ao próximo. Em Provérbios 31:8-9, é instruído a "falar em favor daqueles que não podem se defender, assegurar justiça para todos os desamparados." Jesus, em sua vida, frequentemente ouvia e dialogava com os marginalizados e pobres, demonstrando uma abordagem inclusiva e compassiva. Um candidato que adota essa prática está seguindo o exemplo bíblico de liderança servil, buscando entender as necessidades dos mais vulneráveis para que possa agir com justiça e misericórdia em seu favor.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Sob a perspectiva jornalística, o DIÁLOGO COM A COMUNIDADE deve ser investigado para verificar sua autenticidade e eficácia. De acordo com John Pilger, um jornalista comprometido deve sempre buscar a verdade e dar voz aos que não são ouvidos. Jornalistas podem investigar se o candidato realmente engaja com as comunidades de baixa renda ou se suas interações são apenas gestos simbólicos. Através de entrevistas e investigações, os jornalistas podem destacar se as propostas do candidato refletem de fato as conversas e necessidades das comunidades, ou se são apenas promessas vazias.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas em políticas públicas, como John Dewey e Paulo Freire, enfatizam a importância do DIÁLOGO COM A COMUNIDADE para a criação de políticas eficazes e inclusivas. Dewey acredita que a democracia é um processo contínuo de construção comunitária e que o diálogo é central para esse processo. Freire, por sua vez, defende a "educação como prática da liberdade", onde o diálogo é fundamental para a conscientização e empoderamento das pessoas. Um candidato que valoriza o diálogo com as comunidades está mais apto a desenvolver políticas que não apenas respondem às necessidades imediatas, mas também capacitam os cidadãos a participar ativamente do processo democrático.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"A Interpretação das Culturas" - Clifford Geertz
"A Distinção: Crítica Social do Julgamento" - Pierre Bourdieu
"Entre o Passado e o Futuro" - Hannah Arendt
"A Democracia e a Educação" - John Dewey
"Pedagogia do Oprimido" - Paulo Freire
"O Capital Social e a Democracia" - Robert Putnam
"Todos os Homens do Presidente" - Carl Bernstein e Bob Woodward
"A Política" - Aristóteles
"O Evangelho da Justiça Social: Uma Introdução" - Timothy Keller
"Dê Voz aos Pobres: A Importância de Ouvir os Oprimidos" - John Pilger



'6<<< >>> ÍNDICE      zzz


FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA:
 Candidatos que valorizam a educação pública, especialmente para as populações mais vulneráveis, tendem a priorizar o bem-estar social.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
A partir de uma visão antropológica, o FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA revela como os candidatos entendem e valorizam a cultura e o desenvolvimento humano nas comunidades. Claude Lévi-Strauss afirmou que a educação é um dos principais meios pelos quais as culturas se perpetuam e se adaptam às mudanças. Quando um candidato dá prioridade à educação pública, especialmente para os mais vulneráveis, ele demonstra um compromisso com a preservação e o enriquecimento da cultura local. A educação é vista como uma ferramenta vital para o empoderamento das comunidades, permitindo-lhes participar mais plenamente na sociedade e promover a justiça social.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Do ponto de vista sociológico, o FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA é essencial para a mobilidade social e a redução das desigualdades. Pierre Bourdieu argumenta que o capital cultural, muitas vezes adquirido através da educação, é fundamental para a ascensão social e para a quebra dos ciclos de pobreza. Um candidato que valoriza a educação pública demonstra um entendimento das barreiras estruturais que impedem os mais vulneráveis de prosperar. Ao promover políticas que fortalecem a educação, esse candidato está ativamente combatendo a reprodução das desigualdades e criando oportunidades para todos os cidadãos.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, o FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA é um reflexo do compromisso de um candidato com a democracia e a cidadania. John Dewey defendia que a educação é a base da democracia, pois prepara os cidadãos para participar de maneira informada e crítica na vida pública. Um candidato que prioriza a educação pública está investindo no desenvolvimento de cidadãos conscientes e ativos, essenciais para o funcionamento saudável de uma democracia. Esse foco em educação sugere que o candidato vê a inclusão e a participação como elementos centrais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Na perspectiva bíblica, o FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA pode ser visto como uma extensão dos valores de sabedoria e justiça. Em Provérbios 4:7, é dito que "a sabedoria é a coisa principal; portanto, obtenha sabedoria". A educação, especialmente para os mais vulneráveis, é um meio de promover essa sabedoria e de capacitar as pessoas a viverem vidas mais plenas e justas. Um candidato que valoriza a educação pública age em conformidade com os princípios bíblicos de justiça social, garantindo que todos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades necessárias para prosperar.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Sob a ótica jornalística, o FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA de um candidato é um indicador crítico de seu compromisso com o futuro da sociedade. Jornalistas como Seymour Hersh argumentam que a educação é uma questão fundamental de interesse público, e que as políticas educacionais de um candidato devem ser rigorosamente examinadas e debatidas. Um candidato que propõe fortalecer a educação pública, especialmente para os mais vulneráveis, demonstra uma visão a longo prazo e uma dedicação ao desenvolvimento social sustentável. Jornalistas têm o dever de investigar se essas propostas são concretas e viáveis, e se refletem um verdadeiro compromisso com a igualdade e a justiça social.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas em educação, como Paulo Freire e Amartya Sen, destacam que o FOCO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA é crucial para o desenvolvimento humano e a promoção da liberdade. Freire defendia a educação como prática de liberdade, onde o aprendizado crítico capacita os indivíduos a transformar sua realidade. Sen, por sua vez, argumenta que a educação é fundamental para expandir as capacidades e liberdades das pessoas. Um candidato que prioriza a educação pública demonstra um entendimento profundo da importância da educação para o desenvolvimento integral das pessoas e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"Tristes Trópicos" - Claude Lévi-Strauss
"A Distinção: Crítica Social do Julgamento" - Pierre Bourdieu
"Democracia e Educação" - John Dewey
"Pedagogia do Oprimido" - Paulo Freire
"Desenvolvimento como Liberdade" - Amartya Sen
"Educação, Sociedade e Culturas" - Basil Bernstein
"O Preço da Desigualdade" - Joseph Stiglitz
"A Sabedoria Bíblica" - Ellen F. Davis
"O Sistema Nacional de Educação" - Florestan Fernandes
"Fé e Política: Reflexões para Crentes e Não Crentes" - José Comblin



'7<<< >>> ÍNDICE      zzz


PROPOSTAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO:
Verifique se o candidato tem planos claros para gerar empregos dignos, especialmente para grupos historicamente desfavorecidos.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Sob a ótica antropológica, as PROPOSTAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO devem considerar as necessidades culturais e sociais das comunidades locais. Claude Lévi-Strauss, em sua obra sobre a diversidade cultural, destaca que o trabalho, em muitas culturas, é uma forma de expressão coletiva que vai além da simples subsistência. Um candidato que prioriza a geração de empregos dignos para grupos historicamente desfavorecidos demonstra um entendimento de como o trabalho afeta as estruturas sociais e culturais. Propostas que respeitam as práticas locais e promovem o desenvolvimento sustentável são fundamentais para garantir que as soluções sejam adequadas à realidade da comunidade.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Do ponto de vista sociológico, as PROPOSTAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO são centrais para a redução das desigualdades e a promoção da mobilidade social. Pierre Bourdieu afirma que o capital econômico, junto com o capital cultural e social, é crucial para a ascensão social. Candidatos que apresentam propostas claras e inclusivas para a criação de empregos, especialmente para os historicamente desfavorecidos, indicam um compromisso com a justiça social. As políticas de emprego que promovem condições de trabalho dignas e proteções sociais são essenciais para romper os ciclos de pobreza e promover uma sociedade mais equitativa.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, as PROPOSTAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO refletem a capacidade de um candidato em promover o bem-estar econômico dos cidadãos. John Maynard Keynes, um dos economistas mais influentes, enfatizou que o pleno emprego é essencial para a estabilidade social e política. Um candidato que se compromete a gerar empregos dignos para os mais vulneráveis demonstra uma visão sólida de desenvolvimento econômico inclusivo. Políticas de geração de emprego que buscam integrar grupos marginalizados ao mercado de trabalho, como jovens, mulheres e minorias, são fundamentais para fortalecer a coesão social e construir uma economia robusta.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Na perspectiva bíblica, a GERAÇÃO DE EMPREGO está diretamente ligada aos princípios de dignidade e justiça. Em Eclesiastes 3:13, é dito: "Todo homem deveria comer e beber, e desfrutar o bem de todo o seu trabalho; isso é dom de Deus". O trabalho, quando digno, é visto como uma bênção e uma forma de sustento não apenas econômico, mas espiritual e social. Um candidato que busca promover o emprego para os mais vulneráveis está alinhado com os princípios bíblicos de assegurar que todos tenham a oportunidade de trabalhar e viver com dignidade. O enfoque deve ser na criação de condições de trabalho justas e igualitárias.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Do ponto de vista jornalístico, as PROPOSTAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO de um candidato precisam ser investigadas para garantir que sejam viáveis e eficazes. Segundo Robert Fisk, jornalistas devem expor a verdade sobre as promessas políticas e verificar se as propostas de emprego de um candidato são concretas ou apenas discursos vazios. Propostas superficiais ou não viáveis podem prejudicar ainda mais as comunidades vulneráveis. O jornalismo investigativo deve focar em analisar os projetos econômicos propostos e em avaliar como eles pretendem integrar grupos historicamente desfavorecidos ao mercado de trabalho de forma justa e sustentável.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas em economia do desenvolvimento, como Amartya Sen e Joseph Stiglitz, defendem que a PROPOSTA DE GERAÇÃO DE EMPREGO deve ir além da criação de postos de trabalho. Deve ser voltada para a melhoria das condições de vida e a garantia de dignidade. Para Sen, o emprego é um dos fatores que ampliam as capacidades das pessoas, enquanto Stiglitz alerta que a desigualdade crescente mina as economias e as democracias. Um candidato comprometido com a geração de empregos dignos deve apresentar propostas que contemplem não só a quantidade, mas também a qualidade dos empregos oferecidos, assegurando proteção social e direitos trabalhistas.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"Tristes Trópicos" - Claude Lévi-Strauss
"A Distinção: Crítica Social do Julgamento" - Pierre Bourdieu
"Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda" - John Maynard Keynes
"Desenvolvimento como Liberdade" - Amartya Sen
"O Preço da Desigualdade" - Joseph Stiglitz
"A Nova Divisão do Trabalho" - Richard Sennett
"Economia e Sociedade" - Max Weber
"O Trabalho na Bíblia: Um Estudo Teológico e Antropológico" - Jürgen Moltmann
"A Morte da Democracia" - Robert Fisk
"Capitalismo e Liberdade" - Milton Friedman



'8<<< >>> ÍNDICE      zzz


APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR:
Candidatos comprometidos com a agricultura familiar geralmente demonstram preocupação com o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza rural.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Do ponto de vista antropológico, o APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR reflete a preservação das práticas culturais tradicionais e o sustento das comunidades rurais. Claude Lévi-Strauss destaca que as sociedades rurais, por meio de suas práticas agrícolas, mantêm vivos seus saberes e costumes, fortalecendo suas identidades culturais. Candidatos que valorizam a agricultura familiar estão conectados com as necessidades culturais de pequenas comunidades e reconhecem a importância de proteger os modos de vida tradicionais, garantindo a sustentabilidade e a continuidade das tradições locais no desenvolvimento econômico.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Na sociologia, o APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR pode ser visto como uma estratégia fundamental para reduzir as desigualdades rurais e combater a pobreza estrutural. Pierre Bourdieu analisa que a exclusão social é frequentemente reforçada por estruturas de poder econômico que marginalizam pequenas comunidades agrícolas. Candidatos que apoiam a agricultura familiar tendem a lutar contra a concentração de terras e de renda, promovendo a inclusão econômica e social de pequenos produtores. Essa abordagem fortalece a coesão social, incentivando a redistribuição de recursos e aumentando a capacidade de resiliência das comunidades rurais.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Politicamente, o APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR está alinhado com uma visão de desenvolvimento econômico descentralizado e inclusivo. John Locke defendia o direito à propriedade como uma base da liberdade e dignidade humana. Candidatos que incentivam a agricultura familiar reconhecem a importância de políticas que protejam o acesso à terra e promovam a autonomia dos pequenos agricultores. Ao fomentar o desenvolvimento rural sustentável, esses políticos ajudam a fortalecer a segurança alimentar, reduzir a dependência de grandes corporações e proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo em que proporcionam dignidade aos agricultores familiares.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Na Bíblia, o APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR reflete os princípios de justiça social e cuidado com o próximo. O Livro de Levítico (25:23-24) orienta a distribuição justa da terra, destacando que "a terra não pode ser vendida de forma permanente, pois a terra é minha; vocês são apenas estrangeiros e meus inquilinos". Candidatos que se comprometem com a agricultura familiar demonstram um compromisso com a justiça social, garantindo que as famílias agricultoras tenham acesso à terra e possam trabalhar com dignidade. O cultivo e a preservação da terra são vistos como parte do cuidado divino com a criação e com as comunidades.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Para o jornalismo, o APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR precisa ser tratado com rigor investigativo, destacando o impacto das políticas públicas na vida rural. Segundo Noam Chomsky, é papel do jornalismo questionar as estruturas de poder e garantir que as vozes dos marginalizados sejam ouvidas. Candidatos que defendem a agricultura familiar frequentemente desafiam o status quo, propondo modelos de desenvolvimento que favorecem os pequenos em vez das grandes corporações. O jornalismo investigativo deve analisar se essas propostas são genuínas e se possuem sustentação econômica e social, a fim de oferecer uma visão crítica aos eleitores.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas em desenvolvimento sustentável, como Amartya Sen, defendem que o APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR é crucial para o empoderamento das comunidades rurais e a redução da pobreza. Sen argumenta que o desenvolvimento deve expandir as capacidades das pessoas, e isso inclui o fortalecimento da agricultura familiar como uma forma de promover a segurança alimentar e o bem-estar social. Candidatos que se comprometem com essas políticas estão, na verdade, investindo na ampliação das liberdades das pessoas, permitindo-lhes viver de forma digna e sustentável, ao mesmo tempo que fortalecem as economias locais e protegem o meio ambiente.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"Tristes Trópicos" - Claude Lévi-Strauss
"A Distinção: Crítica Social do Julgamento" - Pierre Bourdieu
"Segundo Tratado Sobre o Governo Civil" - John Locke
"Desenvolvimento como Liberdade" - Amartya Sen
"O Preço da Desigualdade" - Joseph Stiglitz
"A Nova Economia da Agricultura Familiar" - Jan Douwe van der Ploeg
"Capitalismo e Agricultura" - Karl Kautsky
"Teologia da Terra" - Leonardo Boff
"A Agricultura e o Meio Ambiente" - Lester Brown
"Fome e Desenvolvimento Sustentável" - Vandana Shiva



'9<<< >>> ÍNDICE      zzz


ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA:
Avalie as propostas do candidato para fortalecer o sistema de saúde pública, especialmente em áreas carentes.
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link

1. PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Do ponto de vista antropológico, a ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA envolve a compreensão das necessidades culturais e sociais das comunidades mais vulneráveis. A saúde é uma expressão fundamental do bem-estar coletivo e cultural. Como explica Margaret Mead, a forma como uma sociedade cuida dos seus doentes reflete seus valores mais profundos. Propostas de saúde pública que consideram a diversidade cultural e as especificidades locais demonstram que o candidato reconhece a importância de soluções contextualizadas, respeitando as práticas de saúde tradicionais e a integração comunitária na construção de um sistema eficaz.
.
2. PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
Sob o olhar da sociologia, o fortalecimento da SAÚDE PÚBLICa é crucial para a coesão social e a redução das desigualdades. Pierre Bourdieu aponta que o acesso a serviços básicos, como saúde, é um dos principais fatores que contribuem para a exclusão ou inclusão social. A ausência de um sistema de saúde robusto perpetua ciclos de pobreza e marginalização. Um candidato comprometido com a saúde pública terá propostas que garantam o acesso equitativo a serviços de qualidade, reduzindo as desigualdades estruturais e promovendo a justiça social por meio do cuidado com os mais necessitados.
.
3. PERSPECTIVA POLÍTICA
Na política, a ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA é um pilar central de qualquer governo que visa o bem-estar social. John Rawls, em sua teoria da justiça, defende que o Estado deve garantir uma distribuição justa de bens sociais primários, como a saúde. Um candidato que propõe o fortalecimento do sistema de saúde pública, com foco nas áreas mais carentes, está promovendo a equidade e a proteção dos direitos humanos fundamentais. Esse tipo de proposta reflete a disposição de enfrentar as desigualdades sociais de forma prática e eficaz, garantindo que todos tenham acesso à saúde digna.
.
4. PERSPECTIVA BÍBLICA
Na Bíblia, o cuidado com os doentes e vulneráveis é uma obrigação moral. Em Mateus 25:36, Jesus ensina: “Estava doente, e cuidaram de mim”. A ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA para os mais pobres reflete o mandamento bíblico de amar e servir o próximo, especialmente os mais necessitados. Candidatos que propõem melhorias no sistema de saúde pública para as comunidades carentes estão alinhados com esses princípios cristãos de compaixão e justiça social. A criação de políticas que cuidem dos doentes e marginalizados é uma forma de praticar a caridade e a equidade, promovendo o bem comum.
.
5. PERSPECTIVA JORNALÍSTICA
Do ponto de vista jornalístico, é essencial investigar e analisar as PROPOSTAS DE SAÚDE PÚBLICA dos candidatos para garantir que sejam viáveis e atendam às necessidades reais da população. Segundo Joseph Pulitzer, o jornalismo deve ser a voz dos que não têm voz. Portanto, é papel da mídia examinar criticamente se as promessas de fortalecimento do sistema de saúde são acompanhadas de planos concretos e sustentáveis. O jornalismo deve explorar como os candidatos pretendem financiar e implementar suas propostas, e se as áreas carentes realmente serão priorizadas ou se essas promessas são meramente eleitoreiras.
.
6. PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS
Especialistas em saúde pública, como Paul Farmer, destacam que a ATENÇÃO À SAÚDE PÚBLICA deve ser vista como uma questão de direitos humanos e não apenas de política pública. A saúde é um direito fundamental, e os sistemas de saúde devem priorizar os mais vulneráveis. Candidatos que promovem a justiça na saúde defendem um sistema que integre a prevenção, o tratamento e a reabilitação, com foco nas áreas carentes. Um candidato comprometido com essa visão demonstra sensibilidade social e um profundo entendimento das necessidades das populações marginalizadas.
.
.
7. BIBLIOGRAFIA
"A Condição Humana" - Margaret Mead
"A Distinção: Crítica Social do Julgamento" - Pierre Bourdieu
"Uma Teoria da Justiça" - John Rawls
"Pathologies of Power: Health, Human Rights, and the New War on the Poor" - Paul Farmer
"O Preço da Desigualdade" - Joseph Stiglitz
"A Saúde dos Povos" - John Duffy
"A Economia da Saúde" - Gavin Mooney
"Política e Saúde: Para Além do Bem e do Mal" - Vicente Navarro
"A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" - Max Weber
"Jornalismo, Ética e Poder" - Joseph Pulitzer



'10<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link
facebook




'11<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook





'12<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook




'13<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
para identificar um candidato a prefeito incomodado com a desigualdade social e priorizado no bem-estar social para a cidade.
O PARTIDO POLÍTICO DELE - link
facebook




'14<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook





'15<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook




'16<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook




'17<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook




'18<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook




'19<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook




'20<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook




'21<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook





'22<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'23<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'24<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'25<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'26<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'27<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'28<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'29<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'30<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'31<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'32<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'33<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'34<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'35<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'36<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'37<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'38<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'39<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'40<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'41<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'42<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'43<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'44<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'45<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'46<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'47<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'48<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'49<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook






'50<<< >>> ÍNDICE      zzz


XXXXXXXXXXX
facebook



'51<<< >>> ÍNDICE     
'52<<< >>> ÍNDICE     
'53<<< >>> ÍNDICE     
'54<<< >>> ÍNDICE     
'55<<< >>> ÍNDICE     
'56<<< >>> ÍNDICE     
'57<<< >>> ÍNDICE     
'58<<< >>> ÍNDICE     
'59<<< >>> ÍNDICE     
'60<<< >>> ÍNDICE     

'62<<< >>> ÍNDICE     
'63<<< >>> ÍNDICE     
'64<<< >>> ÍNDICE     
'65<<< >>> ÍNDICE     
'66<<< >>> ÍNDICE     
'67<<< >>> ÍNDICE     
'68<<< >>> ÍNDICE     
'69<<< >>> ÍNDICE     
'70<<< >>> ÍNDICE     
'71<<< >>> ÍNDICE     
'72<<< >>> ÍNDICE     
'73<<< >>> ÍNDICE     
'74<<< >>> ÍNDICE     
'75<<< >>> ÍNDICE     
'76<<< >>> ÍNDICE     
'77<<< >>> ÍNDICE     
'78<<< >>> ÍNDICE     
'79<<< >>> ÍNDICE     
'80<<< >>> ÍNDICE