TEM AVENTURAS NA TERRA, NA ÁGUA E NO AR
Conhecida como a terra do exagero, a cidade do interior de São Paulo abriga tesouros históricos e tem atrações para todo mundo.
10 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 13:42
Por: Fabíola Musarra
Itu é uma das mais antigas cidades brasileiras. Fundada em 1610, foi um importante ponto de passagem de destemidos bandeirantes, que iam, vinham e seguiam pelo território tupiniquim em busca de ouro e riquezas ignorando totalmente o Tratado de Tordesilhas, o acordo firmado em 1494 entre Portugal e Espanha que dividia as terras descobertas e as por descobrir entre os dois reinos.
Por este e por outros motivos, Itu guarda preciosos tesouros históricos da época colonial, do Brasil Império e dos primeiros anos da República. Distante cerca de 100 km da capital paulista, essa peculiar estância turística oferece ainda aventuras para todas as idades, incluindo um recém-inaugurado voo de balão, e um curioso desfile de enormes objetos em suas ruas.
Sobretudo na praça principal, onde ficam um dos divertidos ícones da cidade: um orelhão de sete metros de altura. Conhecida por seus pitorescos “postais”, o município onde “tudo é grande e maior do que em outras cidades” ganhou essa fama graças a um dos quadros que o humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, começou a protagonizar na Rede Globo em 1969.
Daí a cidade começar a explorar turisticamente o sucesso do programa na tevê foi um simples passo. Paulatinamente, as suas ruas passaram a abrigar semáforos, lápis, escovas de dente... Todos de exagerado tamanho.
Nem tudo na cidade, porém, se resume ao humor. Com quase 155 mil habitantes, Itu foi uma das vilas mais ricas de São Paulo no fim do período colonial graças à exportação do açúcar de seus engenhos de cana para a Europa na década de 1770, cultura que no século seguinte foi substituída pela produção de café, tornando a cidade ainda mais próspera.
Parte desta história pode ser conhecida no centro da cidade, nas ruas de seu entorno e na área rural, onde algumas fazendas de café dos séculos 18 e 19 recebem turistas, compartilhando com eles suas trajetórias históricas.
Roma brasileira – Itu já foi chamada de Roma brasileira, tamanha a quantidade de templos católicos que possui. Eles são tantos e tão diferentes que existe até um tour, o “Itu pelas Igrejas”, oferecido pela agência Tombatur (www.tombatur.com.br), com guias especializados explicando o roteiro.
Mas esse passeio de volta ao passado também pode ser feito a pé, com uma caminhada pela praça central e ruas próximas. Ali está a Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Finalizada em 1780, é uma das mais ricas da cidade. Possui importante acervo do barroco paulista, entalhes em ouro no altar e telas do pintor brasileiro Almeida Jr.
Já o teto e as paredes da Matriz, da Igreja do Patrocínio (1820) e da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1791) foram pintados a óleo, uma técnica rara no período colonial. As pinturas são de autoria do padre Jesuíno de Monte Carmelo, conhecido por sua arte sacra e por ser tema de um livro do escritor Mario de Andrade.
Também merecem a visita a barroca Capela de Santa Rita de Cássia (é a construção urbana mais antiga de Itu, de 1728), a Igreja de São Benedito (1910) e a Igreja do Bom Jesus, do século 18, com fachada inspirada na Catedral San Giovanni in Laterano de Roma, na Itália.
Ainda no centro, as ruas Paula Souza e dos Andradas concentram diversos antiquários, onde é possível comprar objetos dos séculos 19 e 20. Também é na Rua Paula Souza que se encontram a Fábrica São Luiz (nº 492), primeira tecelagem a vapor do Estado, e o Museu da Energia (www.museudaenergia.org.br).
Instalado em um sobrado de 1847, o museu construído em taipa de pilão abriga um interessante acervo sobre a história da energia no País, com candelabros, lustres, vitrolas, rádios e maquetes de casas equipadas nos padrões dos anos 1910, 1930 e 1950.
Na Praça Dom Pedro, onde está o Cruzeiro de São Francisco, fica a Casa Imperial, um preservado solar do século 18 que recebeu a família imperial em 1884. Como é uma propriedade particular, somente é possível a visitação externa.
Outra atração está situada na antiga Rua Direita, por muito tempo única rua da cidade: o casarão onde hoje funciona o Espaço Cultural Almeida Jr. Foi construído pelos Barões de Itu na década de 1850 e, hoje, abriga o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal e a Secretaria de Cultura.
Adrenalina – Atração à parte de Itu, o Parque Maeda (www.parquemaeda.com.br) é uma opção para driblar calor e as elevadas temperaturas registradas este ano. Com clima de fazenda, o espaço oferece piscinas com toboáguas, brinquedos aquáticos, boia motorizada, pedalinho, pesqueiro, kart cross e passeios de trenzinho e balão.
Recém-lançado, este último tem duração de duas horas e só é feito às sextas, aos sábados, domingos e feriados. As saídas acontecem às 6 h e 15 h, mas dependem das condições meteorológicas. Para embarcar na aventura é preciso agendar o voo.Para os pequenos, o complexo oferece ainda passeios a cavalo e de pônei e carruagem, além de playground.
O Jardim Japonês, as trilhas e os circuitos de arvorismo com tirolesas de 500 m completam as atrações do parque, que dispõe ainda de quiosques, restaurante e de charmosos chalés onde é possível ficar hospedado. Boa diversão!
2 Praias, dunas e forró
Calor e céu azul sempre são um convite para curtir uma praia. Para quem tem uns dias livres ou mora nas proximidades, Itaúnas, no extremo norte do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia, é uma opção diferente.
Cenário de sonho, o vilarejo possui lindas praias de águas quentinhas e altas dunas douradas, algumas com mais de 30 m de altura. Estas últimas são uma curiosidade à parte.
O motivo? Escondem resquícios da antiga Itaúnas, soterrada pela areia trazida com o vento. Hoje no lugar apenas são visíveis os telhados das construções mais altas que em um passado não tão remoto ali foram erguidas.
Mas este encantador pedacinho de terra capixaba não se resume às belezas desenhadas pela natureza. É também um dos principais pontos de encontro dos fãs do autêntico forró pé-de-serra, que todos os fins de semana ali se reúnem para dançar o alegre ritmo brasileiro. Quer mais?
3 Encontro Místico em Embu das Artes
Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, a histórica cidade de Embu das Artes, a poucos quilômetros da capital de São Paulo, promove o 20º Encontro Místico, cuja realização está a cargo da promoter Patrycia de Campos.
Além de atendimentos com oráculos, palestras, oficinas, shows, venda de produtos e praça de alimentação, a programação inclui uma festa afro-brasileira no dia 15, a partir das 17 h. Anote o endereço: Parque do Lago Francisco Rizzo (Pavilhão de Exposições), Rua Alberto Giosa, 320.
4 Desconto para alberguistas
O passeio a bordo de um dos vagões do Trem da Serra do Mar, que liga a capital Curitiba até a histórica Morretes, no Paraná, tem 15% de desconto para os associados da HI Hostel Brasil. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a rede de hostels e a Serra Verde Express, empresa que administra os tours pela centenária ferrovia.
Para conseguir o desconto na passagem, basta o associado apresentar a carteirinha da HI Hostel Brasil, que pode ser obtida pelo site www.hihostelbrasil.com.br ou em um dos hostels associados. Ela custa R$ 30, é válida dentro e fora do território nacional e dá direito a descontos em diversas atrações turísticas, restaurantes, cursos de idiomas e nos mais de 90 albergues da rede em todo o Brasil.
5 É Natal no Snowland
Até o dia 17 de janeiro, o Parque Snowland, em Gramado (RS), promove o “Viva o Natal na Neve”, uma caprichada programação natalina que inclui o show de patinação no gelo Jingle Bell Rock – On Ice, a Fanfarra de Natal, o show Árvore Mágica, o Correio do Papai Noel, a presença no bom velhinho no local e o espetáculo Flokus de Natal.
Ocupando uma área de 16 mil m², dos quais 8,1 mil m² são dedicados à neve, o parque recria um vilarejo alpino, com pistas de patinação, pistas e escolas de esqui e de snowboard, além de oferecer caminhadas na neve, exploração à montanha nevada e atrações como as motoneves elétricas, o Bumper Car e o Castelo Snowplay. Informações: www.snowland.com.br
6 Happy hour na Azul
Até dezembro, a companhia aérea Azul está oferecendo gratuitamente a cerveja dinamarquesa Faxe em seus voos. A “Happy Hour Azul”, como a ação é chamada, acontece em operações realizadas das 16 h às 21 h, em viagens a bordo de jatos Embraer 190 e 195, que decolam dos seguintes aeroportos brasileiros: Campinas, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Belo Horizonte (Confins), Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e Recife.
7 Carnaval em Sampa
Esta é para quem vai curtir o próximo reinado de Momo na capital paulista: a CVC já está vendendo pacotes para o Carnaval de 2016 em São Paulo. Informações podem ser obtidas na rede de agências da operadora.
8 Exposição sobre o FBI
A partir do dia 13 de novembro, quem visitar a mostra “Inside Today´s FBI: Fighting in the Age of Terror” da Galeria ABC News Changing Exhibits no Newseum (www.newseum.org), museu da notícia em Washington (EUA), poderá conhecer cerca de 50 novos itens dos bastidores de famosos casos de investigação da Agência Federal de Investigação (FBI).
Entre eles, o veículo abandonado pelos sequestradores no Aeroporto Internacional Dulles no ataque terrorista de 11 de setembro e o carro carregado de explosivos em uma tentativa de extermínio da Times Square, em 2010, além das algemas que foram usadas na prisão de Dzhokhar Tsarnaev, responsável pelo bombardeio durante a Maratona de Boston, e o dispositivo de impressão digital que identificou seu parceiro e irmão, Tamerlan.
9 Ticiano em Praga
Até 13 de março de 2016, o Castelo de Praga, no centro histórico da capital da República Tcheca, sedia uma exposição do pintor italiano Ticiano. O evento mostra a evolução da obra do talentoso artista, dando ênfase aos retratos.
Considerado como um dos principais expoentes da Escola Veneziana do século 16, Tiziano pintou uma ampla variedade de temas, desde os religiosos e os relacionados à mitologia aos retratos e paisagens. Mais detalhes: www.czechtourism.com/sp/e/prague-castle-tizian-titian
10 Tulipas da Holanda
Gosta de flores e de cruzeiros? No próximo ano, a companhia AmaWaterways terá um roteiro que pode te agradar: o Tempo das Tulipas, um cruzeiro pela Holanda e Bélgica, com paradas em lugares com paisagens repletas destas bonitas flores.
A viagem de sete noites a bordo do navio AmaViola começa e termina em Amsterdã, com embarque no dia 28 de abril. Ainda no território holandês, o navio faz paradas em Volendam, Edam, Arnhem, Nijmegen, Kinderdijk, Willemstad e Utrecht. Já em terras belgas, o navio aporta na Antuérpia, Bruxelas, Ghent e Bruges. Informações: [email protected]
(*) Correspondência para esta seção - https://fabiolamusarra.wordpress.com/
http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/204391/Itu-a-terra-do-exagero-Tem-aventuras-na-terra-na-%C3%A1gua-e-no-ar.htm