Livro: "A Suma Teológica" de São Tomás de Aquino

  





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PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CIENTÍFICA (com IAC)
investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
uma das atuações do seu Pastorado4



"A Suma Teológica" de São Tomás de Aquino
neste link aqui o programa que o estudo deste livro pertence 
e está comentado nos vídeos durante o texto


1. O LIVRO         VÍDEO-01

"A Suma Teológica" de São Tomás de Aquino é uma obra monumental que transcende seu tempo original, sendo reconhecida como uma das mais importantes contribuições à teologia e filosofia medieval. No entanto, é importante notar que, devido à natureza acadêmica e especializada da obra, suas vendas não seguem os padrões típicos de best-sellers contemporâneos. Em vez disso, a relevância e a repercussão desse livro se manifestam através de sua influência duradoura na teologia cristã, filosofia e estudos acadêmicos em geral. "A Suma Teológica" continua a ser estudada e discutida em contextos teológicos e filosóficos ao redor do mundo, demonstrando assim sua significativa e duradoura importância intelectual.


2. RESUMO

"A Suma Teológica" é uma obra filosófico-teológica monumental escrita por São Tomás de Aquino no século XIII. Dividida em três partes principais, a obra aborda sistematicamente questões fundamentais da teologia católica. A primeira parte trata da existência de Deus, da natureza divina, da criação e da providência. A segunda parte explora a moralidade e a ética, discutindo a lei, a virtude, o pecado e a graça. A terceira parte se concentra na pessoa e na obra de Cristo, nos sacramentos e nos últimos eventos da vida humana, como a ressurreição e o julgamento final. São Tomás utiliza uma abordagem filosófica e aristotélica, integrando a razão e a fé. Sua busca por reconciliar a filosofia clássica com a teologia cristã influenciou significativamente o pensamento escolástico e moldou a teologia católica. "A Suma Teológica" é uma obra de profunda erudição que continua a ser estudada e respeitada por sua abordagem abrangente das questões teológicas e filosóficas.

3. AUTORIA E CONTEXTO          VÍDEO-02

Biografia de São Tomás de Aquino:
São Tomás de Aquino (1225-1274) foi um teólogo e filósofo dominicano, nascido em Roccasecca, Itália. Educado em instituições eclesiásticas, entrou para a Ordem dos Pregadores contra a vontade de sua família, que esperava que ele seguisse uma carreira secular. Tomás estudou em Paris e Colônia sob a tutela de Alberto Magno, tornando-se conhecido por sua síntese de pensamento aristotélico com a teologia cristã. Ele lecionou em várias universidades europeias e foi canonizado em 1323. Suas obras, incluindo "A Suma Teológica," influenciaram profundamente a filosofia e teologia católica.

Motivação para Escrever "A Suma Teológica":
A escrita de "A Suma Teológica" foi impulsionada pela busca de São Tomás de Aquino por harmonizar a fé cristã com a razão filosófica. Inspirado pela obra de Aristóteles, ele procurou integrar a filosofia clássica à teologia católica, acreditando que a razão poderia elucidar aspectos da fé. Seu desejo era oferecer uma síntese abrangente que fornecesse respostas lógicas e sistemáticas para as questões teológicas e filosóficas da época.

Contexto Nacional e Mundial:
"A Suma Teológica" foi escrita em um período crucial da história europeia, marcado por um renascimento intelectual e pela redescoberta das obras clássicas. A Europa medieval enfrentava desafios na reconciliação entre fé e razão, e a influência crescente do pensamento aristotélico gerava debates significativos. Além disso, o contexto da Igreja Católica, com seu papel central na sociedade europeia, fornecia a São Tomás um terreno fértil para suas explorações teológicas. O livro foi, portanto, uma resposta complexa aos desafios e oportunidades intelectuais da época, deixando um impacto duradouro na teologia e na filosofia ocidental.

4. CONSIDERAÇÕES           VÍDEO-03

Dada a complexidade e extensão da obra "A Suma Teológica," é desafiador abordar 20 afirmativas e conclusões específicas sem entrar em detalhes muito técnicos. No entanto, podemos destacar algumas das ideias centrais e conclusões fundamentais que São Tomás de Aquino apresenta ao longo da obra:

1. **Existência de Deus:** São Tomás argumenta a favor da existência de Deus por meio de cinco vias, que incluem o movimento, a causa eficiente, a contingência, os graus de perfeição e o governo do mundo.

2. **Natureza Divina:** Ele explora os atributos divinos, como a simplicidade, a onipotência, a onisciência e a bondade divina, buscando compreender a natureza de Deus.

3. **Teoria da Criação:** São Tomás defende a ideia de que Deus é o criador do mundo a partir do nada, distinguindo a criação da filiação e sustentando a dependência contínua das criaturas em relação a Deus.

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4. **Teoria da Alma:** Ao discutir a natureza humana, São Tomás destaca a existência da alma imortal, argumentando que ela é a forma substancial do corpo.

5. **Ética e Moralidade:** Ele desenvolve uma ética baseada na lei natural, destacando a importância das virtudes e argumentando contra visões éticas relativistas.

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6. **Teoria do Conhecimento:** São Tomás explora a relação entre fé e razão, defendendo que ambas são complementares, mas com a fé fornecendo insights que a razão por si só não pode alcançar.

7. **Pecado e Graça:** O autor aborda a queda original, o pecado humano e a necessidade da graça divina para a redenção.

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8. **Sacramentos:** São Tomás analisa os sacramentos como meios eficazes de transmitir a graça divina, destacando sua importância na vida cristã.

9. **Eucaristia:** Ele elabora uma profunda teologia da Eucaristia, defendendo a presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados.

10. **Natureza da Lei:** São Tomás distingue entre a lei eterna, a lei natural, a lei divina positiva e a lei humana, fornecendo uma estrutura para a compreensão da autoridade moral.

11. **Justiça:** Ele explora a justiça como uma virtude fundamental, analisando a justiça distributiva, comutativa e legal.

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12. **Liberdade e Livre-Arbítrio:** São Tomás discute a relação entre a predestinação divina e o livre-arbítrio humano, buscando reconciliar a soberania de Deus com a responsabilidade humana.

13. **Natureza do Matrimônio:** Ele fornece uma visão sacramental do matrimônio, destacando sua finalidade e importância na sociedade.

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14. **Estado e Governo:** São Tomás aborda a justiça política, discutindo o papel do governo na promoção do bem comum e os limites do poder secular.

15. **Virtudes Teologais:** Ele destaca as virtudes teologais da fé, esperança e caridade como fundamentais para a vida cristã.

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16. **Natureza da Igreja:** São Tomás expõe sua visão da Igreja como o Corpo Místico de Cristo, destacando a importância dos sacramentos na vida eclesial.

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17. **Resposta a Objeções Filosóficas:** Ele aborda várias objeções filosóficas contemporâneas, procurando responder de maneira lógica e teológica.

18. **Vida Contemplativa e Ativa:** O autor discute a importância da vida contemplativa e ativa, equilibrando a busca intelectual com o serviço prático.

19. **Ressurreição e Vida Eterna:** São Tomás explora a ressurreição dos mortos e a vida eterna, relacionando-as com a esperança cristã.

20. **Escatologia:** Ele conclui a obra com discussões sobre o juízo final, inferno, purgatório e a visão beatífica, encerrando sua teologia de forma abrangente.

Cabe ressaltar que essas são apenas breves sínteses e simplificações dos tópicos abordados por São Tomás de Aquino em "A Suma Teológica," e uma compreensão completa requer uma análise mais profunda e detalhada.


5. APOIOS RELEVANTES                     VÍDEO-13

Karol Wojtyla (Papa João Paulo II) - Concordou com muitas das considerações de São Tomás sobre a natureza da fé, da moralidade e da relação entre a razão e a religião.

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G.K. Chesterton - Concordou com a abordagem filosófica e teológica de São Tomás de Aquino, especialmente em relação à sua defesa da existência de Deus e à harmonia entre fé e razão.

Jacques Maritain - Concordou com as ideias de São Tomás sobre a lei natural, a ética e a teologia, e desempenhou um papel importante em trazer a filosofia tomista de volta ao centro da discussão intelectual no século XX.




6. CRÍTICAS RELEVANTES                   VÍDEO-11

Embora "A Suma Teológica" de São Tomás de Aquino seja altamente respeitada, houve ao longo dos séculos críticas e discordâncias, algumas das quais podem ser representadas por figuras notáveis. Aqui estão três pessoas consideradas relevantes que expressaram discordâncias com algumas das considerações no livro:

Martinho Lutero (1483-1546): O líder da Reforma Protestante, Martinho Lutero, discordou de várias doutrinas defendidas por São Tomás de Aquino, especialmente em relação à justificação pela fé. Lutero enfatizou a salvação pela fé apenas, rejeitando a ênfase tomista na importância das obras como colaboradoras para a salvação.

Immanuel Kant (1724-1804): O filósofo alemão Immanuel Kant criticou a abordagem metafísica de São Tomás de Aquino, especialmente em relação aos argumentos sobre a existência de Deus. Kant argumentou que a razão humana possui limitações que impedem a compreensão direta de Deus, e, portanto, questionou a validade de alguns argumentos tomistas.

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Baruch Espinosa (1632-1677): O filósofo judeu-holandês Baruch Espinosa discordou de várias ideias apresentadas por São Tomás de Aquino, especialmente no que diz respeito à relação entre Deus e a natureza. Espinosa desenvolveu uma filosofia panteísta que contrasta com a visão teísta de Aquino, argumentando que Deus e a natureza são uma única e mesma substância.

É importante notar que essas discordâncias representam diferentes tradições filosóficas e teológicas, refletindo as complexidades e diversidades de interpretações ao longo da história.


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7. CONSIDERAÇÕES PARA O NOSSO DIA A DIA

Embora "A Suma Teológica" seja uma obra profundamente teológica e filosófica, alguns dos princípios apresentados por São Tomás de Aquino podem ser aplicados de maneira relevante em nosso dia a dia, especialmente nas áreas de saúde mental, cotidiano e relacionamentos. Aqui estão três considerações que podem ser destacadas:

Virtudes e Ética no Cotidiano:
São Tomás de Aquino enfatiza a importância das virtudes na busca da vida ética. No cotidiano, isso se traduz em cultivar hábitos virtuosos como a paciência, a bondade e a justiça. Praticar virtudes contribui para o desenvolvimento pessoal e para relações mais saudáveis com os outros. Adotar uma ética baseada na razão e na virtude pode guiar nossas ações diárias, promovendo um ambiente positivo ao nosso redor.

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Equilíbrio entre Vida Contemplativa e Ativa:
São Tomás destaca a importância do equilíbrio entre a vida contemplativa e ativa. No contexto moderno, isso pode ser aplicado à gestão do estresse e ao cuidado da saúde mental. Equilibrar momentos de reflexão e descanso com atividades práticas e produtivas pode contribuir para um estilo de vida mais saudável e satisfatório. A busca pela contemplação, seja por meio da meditação ou reflexão, pode ser uma ferramenta valiosa para o bem-estar mental.

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Compreensão da Natureza Humana nas Relações:
A visão de São Tomás sobre a natureza humana, incluindo a ênfase na justiça e na caridade, pode informar nossos relacionamentos. Reconhecer a dignidade intrínseca de cada pessoa e buscar relacionamentos baseados em princípios éticos pode fortalecer os laços interpessoais. A prática da justiça e da caridade em nossas interações diárias pode contribuir para um ambiente mais harmonioso e construtivo.

É importante adaptar as lições da "A Suma Teológica" para o contexto contemporâneo, aplicando-as de maneira prática e relevante em nossas vidas cotidianas.



8. JESUS CRISTO                        VÍDEO-18

"A Suma Teológica" de São Tomás de Aquino aborda uma variedade de temas relacionados à teologia e à filosofia cristã, e embora Jesus Cristo não seja um autor direto da obra, podemos derivar princípios que alinham com os ensinamentos de Cristo sobre a boa convivência humana. Aqui estão três destaques que Jesus Cristo enfatizaria, baseados nos temas tratados no livro:

Amor e Caridade:
Jesus Cristo destacaria a importância do amor e da caridade como fundamentos para uma boa convivência humana. Na abordagem de São Tomás sobre a ética e a moral, percebemos a centralidade da caridade como uma virtude que deve guiar as ações humanas. Cristo, em seus ensinamentos, resumiu os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. A prática da caridade e do amor ao próximo é essencial para estabelecer relações harmoniosas e construtivas entre as pessoas.

Justiça e Respeito pela Dignidade Humana:
A ênfase de São Tomás na justiça e no respeito à dignidade humana ressoaria com os ensinamentos de Jesus sobre tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. A busca pela justiça e o reconhecimento da dignidade intrínseca de cada indivíduo são princípios fundamentais para a convivência pacífica e respeitosa. Jesus, ao longo de seus ensinamentos, destacou a importância de tratar os outros com equidade e respeito, princípios que se alinham com as considerações tomistas sobre a justiça.

Perdão e Reconciliação:
A teologia da graça e do perdão, discutida por São Tomás, ecoa os ensinamentos de Jesus sobre o perdão. A capacidade de perdoar e buscar a reconciliação é crucial para a boa convivência humana. Jesus, em suas parábolas e exemplos de vida, enfatizou a importância do perdão, indicando que a reconciliação é uma parte essencial do relacionamento humano. A compreensão da natureza humana, como discutida por Aquino, pode ser enriquecida pelo imperativo cristão de perdoar e buscar a paz.

Esses destaques refletem a convergência entre os princípios tomistas abordados em "A Suma Teológica" e os ensinamentos de Jesus Cristo sobre a ética, a moral e a convivência humana.