O Comer e a Saúde

 (photo: )
04.10.2015, 18:30

MODERAÇÃO É A CHAVE PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para o médico João Curvo, um dos mais conhecidos nutrólogos do Brasil, ninguém precisa dizer adeus às guloseimas ou às comidas das quais reconhece serem impróprias para a saúde. A sugestão dele é simples: basta ter moderação, princípio que ele defende para reger a vida no livro "Nada Muito", escrito em parceria com a jornalista Léa Maria Aarão Reis; o metabolismo na meia-idade e na velhice também é um dos tópicos do livro, assim como a alimentação de crianças e adolescentes

Comer e viver com saúde e prazer é o lema de João Curvo para equilibrar os excessos da vida. Para o médico João Curvo, um dos mais conhecidos nutrólogos do Brasil, ninguém precisa dizer adeus às guloseimas ou às comidas das quais reconhece serem impróprias para a saúde. A sugestão dele é simples: basta ter moderação, princípio que ele defende para reger a vida. 
Em Nada muito – comer e viver com saúde e prazer que a Rocco lança através do selo Bicicleta Amarela, João Curvo é entrevistado pela jornalista Léa Maria Aarão Reis, coautora do livro. Numa conversa descontraída e informativa, diversos temas são abordados: da primeira consulta com um especialista, passando pelas mudanças nos hábitos alimentares e suas consequências, até as dicas e orientações para pôr em prática definitivamente a reeducação alimentar.
A importância da introdução de alimentos funcionais, que produzem efeitos benéficos no metabolismo, e da ingestão de líquidos é apresentada de forma clara ao leitor. Assim como o alerta para aqueles que têm o hábito de ingerir menos de 1 litro de água diariamente e estão, na verdade, acelerando o próprio envelhecimento.
Curvo também ensina dicas preciosas de como adotar o hábito de beber um copo d’água em jejum para ajudar a estimular o funcionamento do intestino ou fixar em seis refeições diárias e equilibradas corretamente a chave para combater a “barriga inimiga”. O metabolismo na meia-idade e na velhice também é um dos tópicos do livro, assim como a alimentação de crianças e adolescentes.
O médico é categórico ao utilizar o provérbio “em água corrente não para mosquito” para se referir à necessidade de exercícios regulares. Não há fórmulas mágicas. Alimentação adequada e atividade física regular sempre serão a equação perfeita para manter a saúde em dia. 
Os autores
João Curvo formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializando-se em Nutrologia na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Fez pós-graduação em Acupuntura e em Medicina Ortomolecular no Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro, e em Estudos do Envelhecimento, na SOBRAE (Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento). É autor de grandes sucessos editoriais, como: A dieta do Yin e do Yang para gordos, magros e instáveisA arte de se cuidarAs cinco estações do corpoA alquimia dos sabores e O homem, a mulher e o tempo.
Léa Maria Aarão Reis é jornalista, roteirista e escritora. Foi responsável pela criação do caderno “Bem-estar” do Jornal do Brasil, tendo trabalhado também em O Globo e na revistaVogue. Atuou como gerente-geral de Relações Públicas na TV Globo, onde também exerceu a função de roteirista do programa Vídeo Show. É autora dos livros MaturidadeAlém da idade do loboCada um envelhece como quer (e como pode)Os novos velhos e Manual prático de assessoria de imprensa. Colabora com o site www.cartamaior.com.br
Título: Nada muito – Comer e viver com saúde e prazer
Autores: João Curvo e Léa Maria Aarão Reis
ISBN: 978-85-68696-09-5
Código: 9788568696095
Formato: 14x21 cm
Páginas: 240
Preço: R$ 32,00
Lançamento: setembro/2015

http://www.brasil247.com/pt/saude247/saude247/199564/Modera%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-a-chave-para-alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel.htm