Os termos Terapia e Psicoterapia na psicologia, cada vez mais estão sendo utilizados e procurados pelas pessoas como busca de ajuda para algum mal. Mas muitas são as dúvidas do significado destes dois conceitos, e acaba sendo comum que ocorra confusão na hora de buscar o tratamento mais apropriado, visto que nem todos sabem a diferença entre Terapia e Psicoterapia.
Neste texto, vamos esclarecer o significado de cada conceito. Para que seja escolhida a melhor forma de ajuda, conforme a necessidade de cada um.
O QUE É PSICOTERAPIA NA PSICOLOGIA?
Em termos genéricos, Psicoterapia na psicologia é a cura da mente através das palavras.
A psicoterapia na psicologia, engloba todo o tipo de tratamento que ajuda as pessoas a se beneficiar e/ou se curar de algum sofrimento ou desconforto através do uso da palavra.
A psicoterapia na psicologia é um termo que ainda gera dúvidas, nos próprios profissionais das áreas “psis” (Psicologia e Psiquiatria). Pois muitos acreditam, ser um termo específico destas profissões.
O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a atuação do psicólogo na psicoterapia, conforme Resolução CFP-010/2000. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia não é atividade privativa de psicólogos. Ela pode ser praticada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.
O título de Psicólogo é específico dos profissionais que se formam no curso de Graduação em Psicologia reconhecidos pelo MEC.
Ao contrário do que muitos pensam, Psicanalista, por exemplo, não é uma profissão, e sim, uma especialização dentre as linhas do pensamento. Para torna-se psicanalista, é necessário fazer o curso de formação.
Assim como a psicanálise, existem outras teorias na linha do pensamento como a humanista, comportamentalista, construtivista…que, por si só, não constituem uma profissão, e sim, uma formação dentre os tipos de psicoterapia na psicologia.
Além da Psicoterapia, a Terapia também é um conceito que gera dúvidas sobre seu significado devido à variedade de tratamentos ligados ao termo.
O QUE É TERAPIA?
Terapia significa transformação. Assim como também engloba o ato de cuidar e de tratar. Qualquer procedimento que promova uma transformação no outro, é considerado uma terapia.
Para ser terapeuta, é necessário um curso de formação em alguma técnica terapêutica específica que torne a pessoa apta a exercê-la.
Um terapeuta, pode ter formação em qualquer área profissional. (Ex. Nutricionista, Educador Físico, Engenheiro…) Basta a pessoa ter a formação em algum tipo de terapia.
Entre os tipos de formação de terapia, que diferem da psicoterapia na psicologia, podemos listar a acupuntura, a massoterapia, constelação familiar, assim como a chamada terapia holística, mais conhecida como terapias alternativas (Ex. Reiki, cromoterapia, florais de bach…).
Psicólogo e Psiquiatra também podem ser terapeutas se cursarem uma formação específica na área que desejam atuar.
O importante é estar sempre atento na escolha do profissional. Por isso se informar sobre a sua formação e se é a mais indicada para prestar o atendimento necessário que você está procurando. Assim não hesite em perguntar a formação do profissional de sua escolha.
Em relação ao profissional. Leve em consideração que, independentemente do tipo de terapia, o profissional tenha o curso específico na área de tratamento que atua.
O terapeuta e psicoterapeuta são profissionais que, agindo sempre diante de seus limites éticos, ajudam o indivíduo a alcançar seus objetivos.
Não esqueça, quem define os sonhos, os projetos, os objetivos a serem alcançados é você. Por isso a importância de entender a formação de cada profissional. Assim é possível buscar o profissional apto para ajudar a solucionar o que deseja alcançar.
Este é o fundamental entendimento tanto para Terapia, como Psicoterapia no mundo de hoje.
leia mais em
Psicoterapia na Psicologia x Terapia - Qual a diferença? | Psicoter