VELHO TESTAMENTO
investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
(estrofe 1)
Estas são as palavras que Moisés falou,
A todo Israel, no deserto onde o povo andou.
Entre Parã, Tofel e Lasa, e até Dizaabe,
Lembrando caminhos de fé e árduo árabe.
No quadragésimo ano, no mês undécimo,
Moisés falou conforme o que viu no abismo.
O Senhor ordenou que marchassem dali,
E subissem à terra que Ele lhes quis abrir.
(estrofe 2)
Disse Moisés: “O Senhor, vosso Deus, falou,
Eis a terra diante de vós, ide e tomai o que ordenou.
Vossos pais prometeram, e Ele cumprirá,
Aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó dará.
Mas o povo cresceu, tornou-se numeroso,
E eu sozinho não podia julgar tal povo formoso.
Escolhei homens sábios, tementes e prudentes,
E os pus por chefes, juízes e assistentes.”
(estrofe 3)
“Ouvi vossos pleitos e julgai com equidade,
Entre o irmão e o estrangeiro, com sinceridade.
Não fareis acepção de pessoas nem temor,
Pois o juízo pertence somente ao Senhor.
Depois saímos de Horebe e fomos ao caminho,
Do monte dos amorreus, longo e cansinho.
Até Cades-Barnéia chegamos então,
E ali o Senhor nos testou no coração.”
(refrão)
O Senhor vos chamou a crer e andar,
Mas o medo vos fez recuar.
Quem confia no Altíssimo há de vencer,
Pois Sua palavra é para obedecer.
(refrão especial)
“Tudo isto está na Bíblia, mas preste muita atenção:
O que não for amor ao próximo, não é de Deus Revelação.
O que não for coerente com a vida e ensinos de Jesus,
É acréscimo de quem escreveu, não nos serve como luz.
Deus é todo amor, nada exige, nem maltrata ninguém,
Moisés e outros não entenderam, como nós falhamos também.
Na Bíblia ou fora dela, só Jesus é o guia que Deus nos deu,
De saber o que é Palavra, e o acréscimo de quem escreveu.”
(estrofe 4)
Mandastes homens para espiar a terra,
E voltaram dizendo: “boa é, de dar guerra.”
Mas o povo murmurou, temeu o gigante,
E não creu no Senhor, o Deus triunfante.
O Senhor se irou e jurou, então,
“Não entrará nesta terra geração em rebelião.
Mas Calebe, servo fiel e temente,
Verá Canaã, por ser obediente.”
(estrofe 5)
Moisés clamou, mas Deus não consentiu,
“Não me fales mais nisto”, o Senhor lhe pediu.
Ordenou que Josué passasse adiante,
E guiasse o povo com mão confiante.
Então ficamos em Cades, tempo tardio,
E o povo chorou, sem cruzar o rio.
Assim termina a lembrança da nação,
Que ouviu de Deus, mas falhou em ação.
(refrão)
O Senhor vos chamou a crer e andar,
Mas o medo vos fez recuar.
Quem confia no Altíssimo há de vencer,
Pois Sua palavra é para obedecer.
(refrão especial)
“Tudo isto está na Bíblia, mas preste muita atenção:
O que não for amor ao próximo, não é de Deus Revelação.
O que não for coerente com a vida e ensinos de Jesus,
É acréscimo de quem escreveu, não nos serve como luz.
Deus é todo amor, nada exige, nem maltrata ninguém,
Moisés e outros não entenderam, como nós falhamos também.
Na Bíblia ou fora dela, só Jesus é o guia que Deus nos deu,
De saber o que é Palavra, e o acréscimo de quem escreveu.”
A COERÊNCIA COM JESUS
Em Deuteronômio 1, vemos Moisés relembrando os caminhos, as falhas e as ordenanças de Deus ao povo. O que se harmoniza com Jesus é o princípio da justiça entre irmãos, o chamado à confiança, e a escolha de líderes sábios — valores que Ele também ensinou (Mateus 23:11; João 14:1). Contudo, o tom de punição, ira divina e exclusão não corresponde à revelação perfeita do amor de Deus em Cristo, que nunca amaldiçoou, mas sempre perdoou (Lucas 23:34). Assim, a verdadeira Palavra de Deus se revela apenas naquilo que é coerente com o caráter e os ensinos de Jesus. O restante deve ser visto como acréscimo humano — expressão de um entendimento limitado do divino em tempos antigos. O critério absoluto para discernir a inspiração é Cristo, o Verbo que encarna o amor.
BIBLIOGRAFIA
-
Boff, Leonardo. Jesus Cristo Libertador. Petrópolis: Vozes, 1972.
-
Küng, Hans. Ser Cristão. São Paulo: Verus, 2002.
-
Robinson, John A. T. Honest to God. London: SCM Press, 1963.
-
Pagola, José Antonio. Jesus: Aproximação Histórica. Madri: PPC, 2007.
-
Crossan, John Dominic. O Jesus Histórico: A Vida de um Camponês Judeu do Mediterrâneo. São Paulo: Paulus, 1994.
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