Império do Brasil (Parte III)

Parte I - Parte II - Parte III


Forças armadas


Oficiais do exército brasileiro em 1886

encouraçado brasileiroRiachuelo, 1885

Estaleiro na cidade do Rio de Janeiro, c. 1862
Nos termos dos artigos 102 e 148 da constituição, as Forças Armadas do Brasil estavam subordinadas ao imperador como seucomandante-em-chefe.233 Ele era auxiliado pelos Ministros da Guerra e da Marinha nos assuntos sobre o Exército e a Armada (Marinha) — embora, na prática, o presidente do Conselho de Ministros normalmente exercesse a fiscalização dos dois ramos das forças armadas. Os ministros da Guerra e da Marinha eram, com poucas exceções, civis.234 235
Os militares brasileiros eram organizados em moldes semelhantes aos das forças armadas britânicas e norte-americanas da época, em que um pequeno exército permanente poderia aumentar rapidamente a sua força durante as emergências com uma milícia de reserva (no Brasil, a Guarda Nacional). A primeira linha de defesa do Brasil invocava uma marinha grande e poderosa para proteger o país contra um ataque estrangeiro. Por uma questão política, os militares deviam ser completamente obedientes ao controle governamental e civil para as forças armadas permanecerem na participação de decisões políticas.236
Os militares eram autorizados a se candidatar ou servir em um cargo político, permanecendo na ativa. No entanto, eles não representavam o Exército ou a Armada, em vez disso era esperado que eles servissem aos interesses da cidade ou da província que os elegeram.234 Pedro I escolheu nove oficiais militares para senadores e nomeou cinco (de quatorze) para o Conselho de Estado. Durante o período regencial, dois foram nomeados para o senado e nenhum para o Conselho de Ministros (esta instituição estava dormente durante a regência. Pedro II escolheu quatro militares como senadores durante a década de 1840, dois em 1850 e outros três durante os anos restantes de seu reinado. Ele também nomeou sete oficiais para o Conselho de Ministros durante os anos 1840 e 1850, e outros três depois.237
As Forças Armadas brasileiras foram criadas logo após a Independência. Elas foram originalmente compostas por oficiais e soldados que permaneceram leais ao governo, no Rio de Janeiro, durante a guerra de secessão de Portugal. As forças armadas foram cruciais para os bem-sucedidos resultados dos conflitos internacionais enfrentados pelo império, a começar da Independência (1822-1824), seguida pelaGuerra da Cisplatina (1825-1828), Guerra do Prata (1851-1852), Guerra do Uruguai (1864-1865) e, finalmente, a Guerra do Paraguai ( 1864-1870). Elas também desempenharam um importante papel na repressão de rebeliões, começando com a Confederação do Equador (1824), sob o governo de Pedro I, seguido pelos levantes durante início do reinado de Pedro II, como a Guerra dos Farrapos(1835-1845), Cabanagem (1835-1840), Balaiada (1838-1841), entre outros.238
armada estava sendo constantemente modernizada com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos de guerra naval. Adotou anavegação a vapor na década de 1830, a armadura de ferro na década de 1860 e os torpedos na década de 1880. Em 1889, o Império Brasileiro tinha a quinta ou sexta marinha mais poderosa do mundo239 e os navios de guerra mais poderosos do hemisfério ocidental.240exército, apesar de seu corpo de oficiais altamente experiente e aguerrido, foi atormentado durante tempos de paz por unidades que eram mal pagas, inadequadamente equipadas, mal treinadas e mal cobriam todo o vasto território do império.241
A dissensão resultante da inadequada atenção do governo para as necessidades do exército foi contida sob a geração de oficiais que tinham começado suas carreiras durante a década de 1820. Esses oficiais eram leais à monarquia, acreditavam que o militar devia estar sob o controle civil e abominavam ocaudilhismo (as ditaduras latino-americanos) contra o qual haviam lutado. Mas no início dos anos 1880, esta geração (incluindo os comandantes, como o Duque de Caxias, oConde de Porto Alegre e o Marquês de Erval) tinha morrido, aposentaram-se ou já não exerciam comando direto.102 242
A insatisfação se tornou mais evidente durante a década de 1880 e alguns oficiais começaram a exibir insubordinação aberta. O imperador e os políticos não fizeram nada para melhorar a estrutura dos militares e nem para atender as suas demandas.243 A disseminação da ideologia positivista entre os jovens oficiais trouxe outras complicações, visto que o positivismo se opunha à monarquia sob a crença de que uma república ditatorial traria melhorias.103 Uma coalizão entre uma facção rebelde do exército e o campo positivista foi formada e conduziu diretamente para o golpe republicano em 15 de novembro 1889.244 Os batalhões e regimentos, mesmo cheios de soldados leais ao império, compartilhavam os ideais da velha geração de líderes e tentaram restaurar a monarquia. As tentativas de uma restauração provaram-se inúteis e partidários do império foram executados, presos ou forçados a se aposentar.245

Relações internacionais


Em vermelho: as fronteiras do Brasil em 1889 conforme estabelecido por tratados internacionais; Em cinza: fronteira não reconhecidas até o fim do império; Em preto: regiões geográficas do Brasil após o império.nota 1
Após a independência do domínio português, o foco imediato da política externa do Brasil era ganhar reconhecimento internacional generalizado. A primeira nação a reconhecer a soberania do Brasil foram os Estados Unidos, em maio de 1825.246 Outras nações posteriormente estabeleceram relações diplomáticas com o país recém-criado.247 Portugal reconheceu a separação em agosto de 1825.248 O governo brasileiro, posteriormente, tornou uma prioridade estabelecer suas fronteiras internacionais por meio de acordos com seus vizinhos. A tarefa de proteger as fronteiras reconhecidas foi complicada pelo fato de que, entre 1777 e 1801, Portugal e Espanha tinham anulado os seus tratados anteriores definindo as fronteiras entre os seus impérios coloniais no continente americano.249 No entanto, o império foi capaz de assinar vários tratados bilaterais com os países vizinhos, como o Uruguai (em 1851) , Peru (em 1851 e 1874), República de Nova Granada (a atual Colômbia, em 1853), Venezuela (em 1859), Bolívia (em 1867) e Paraguai (em 1872).250 251Em 1889, a maioria de suas fronteiras estavam firmemente estabelecidas. As demais questões — inclusive a compra da região do Acredo governo boliviano, o que daria ao Brasil sua configuração territorial atual252 — só foram finalmente resolvidas depois que o país se tornou uma república.253
Uma série de conflitos ocorreu entre o império e seus vizinhos. O Brasil não teve conflitos sérios com os seus vizinhos do norte e oeste, devido aquase impenetrável e escassamente povoada floresta amazônica.nota 2 No sul, no entanto, as disputas coloniais herdadas dePortugal e Espanha sobre o controle da rios navegáveis ​​e de planícies que formam as fronteiras continuaram depois da independência.254 A falta de fronteiras consolidadas nesta região levou a vários conflitos internacionais, da Guerra da Cisplatina à Guerra do Paraguai.255
"O Brasil é, ao lado de nós mesmos, a grande potência no continente americano", afirmou James Watson Webb, o ministro dos Estados Unidos para o Brasil, em 1867.256 A ascensão do império foi logo notada em 1844 por John C. Calhoun, o então Secretário de Estado dos Estados Unidos: "Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil é o mais rico, o maior e mais firmemente estabelecido de todos os poderes americanos".257 No início dos anos 1870,82 a reputação internacional do Império do Brasil havia melhorado consideravelmente e manteve-se bem vista internacionalmente até o seu fim, em 1889.105 Christopher Columbus Andrews, um diplomata norte-americano na capital brasileira na década de 1880, recordou mais tarde o Brasil como um "império importante" em suas memórias.258 Em 1871, o Brasil foi convidado a arbitrar uma disputa entre os Estados Unidos e o Reino Unido, que se tornou conhecido como "Reclamações do Alabama". Em 1880, o império atuou como árbitro entre os Estados Unidos e a França sobre os danos causados ​​aos cidadãos norte-americanos durante a intervenção francesa no México. Em 1884, o Brasil foi chamado para arbitrar o Chile e vários outros países (França, Itália, Reino Unido, AlemanhaBélgicaÁustria-Hungria e Suíça) sobre os danos decorrentes da Guerra do Pacífico.259
O governo brasileiro finalmente se sentiu confiante o suficiente para negociar um acordo comercial com os Estados Unidos em 1889, o primeiro a ser realizada com qualquer nação desde o desastroso e explorador tratado comercia com o Reino Unido feito em 1826 (e cancelado em 1844). O historiador norte-americano Steven C. Topik disse que a "busca [de Pedro II] por um tratado comercial com os Estados Unidos foi parte de uma estratégia mais grandiosa para aumentar a soberania e a autonomia nacional." Ao contrário das circunstâncias do pacto anterior, o império estava em uma posição forte para insistir em termos comerciais favoráveis​​, sendo que negociações ocorreram durante uma época de prosperidade nacional brasileira e de prestígio internacional.260

Economia


Uma fazenda na província de São Paulo, em 1880

Uma fábrica brasileira, em 1880
O comércio internacional do Brasil atingiu um valor total de Rs 79.000:000$000 entre 1834 e 1839. Este continuou a aumentar a cada ano até chegar a Rs 472.000:000$000 entre 1886 e 1887: uma taxa de crescimento anual de 3,88% desde 1839.261 O valor absoluto das exportações do império em 1850 foi o maior na América Latina e o triplo do da Argentina, que ficou em quarto lugar. O Brasil iria manter a sua alta posição em exportações e crescimento econômico geral até o fim da monarquia.262 A expansão da economia brasileira, especialmente depois de 1850, podia ser comparada a dos Estados Unidos e de nações europeias.263 A receita fiscal nacional totalizou Rs 11.795:000$000 em 1831 e subiu para Rs 160.840:000$000 em 1889. Por 1858, as receitas fiscais nacionais eram classificadas como a oitava maior do mundo.264 O império era, apesar de seu progresso, um país onde a riqueza era distribuída de forma muitodesigual.265 No entanto, para fins de comparação, de acordo com o historiador Steven C. Topik, nos Estados Unidos "em 1890, 80 por cento da população vivia na margem da subsistência, enquanto 20 por cento controlavam quase toda a riqueza."266
À medida que novas tecnologias surgiram e com o aumento da produtividade interna, as exportações aumentaram consideravelmente. Isso tornou possível alcançar equilíbrio na balança comercial. Durante os anos 1820, o açúcar constituía cerca de 30% do total das exportações, enquanto o algodão constituído de 21%, o café 18% e couros e peles 14%. Vinte anos depois, o café alcançaria 42%, o açúcar 27%​, couros e peles 9% e o algodão 8% do total das exportações do império. Isto não significa uma redução na produção de qualquer um desses itens e, na verdade, ocorreu o oposto. O crescimento ocorreu em todos os setores, alguns mais do que outros. No período entre 1820 e 1840, Fausto diz que "as exportações brasileiras dobraram em volume e triplicaram em valor nominal", enquanto a valorização denominada em libras esterlinas aumentou em mais de 40%.267 O Brasil não foi o único país onde a agriculturadesempenhou um papel importante nas exportações. Por volta de 1890, nos Estados Unidos, até então o país mais rico das Américas, os produtos agrícolas representaram 80% de todas as exportações.268
Na década de 1820, o Brasil exportou 11 mil toneladas de cacau e em 1880 esta tinha aumentado para 73,5 mil toneladas.269 Entre 1821 e 1825, 41.174 toneladas de açúcar foram exportadas, valor que subiu para 238.074 toneladas entre 1881 e 1885.270 Até 1850, produção de borracha era insignificante, mas entre 1881 e 1890, tinha alcançado o terceiro lugar entre as exportações brasileiras.271 Entre 1827 e 1830 as exportações desse produto foi cerca de 81 toneladas, atingindo 1.632 toneladas em 1852. Em 1900 o país estava exportando 24.301.452 toneladas de borracha.269 O Brasil também exportou cerca de 3.377.000 toneladas de café entre 1821 e 1860, enquanto entre 1861 e 1889 esta quantia chegou a 6,804 milhões de toneladas.272 As inovações tecnológicas também contribuíram para o crescimento das exportações,267 em especial a adoção da navegação a vapor e de ferrovias permitido o transporte mais rápido e conveniente de carga agrícolas.273

Moeda

500 réis ou Rs 500
500 réis ou Rs 500
200.000 réis ou Rs 200$000 ou 200 mil-réis
200.000 réis ou Rs 200$000 ou 200mil-réis
A unidade de moeda da fundação do império até o ano de 1942 era o real (a sua forma plural era réis e é reais em português moderno), e era derivado do original real português. Era geralmente chamado de mil-réis e escrito como um $000. Havia os contos de réis (1:000$000) — ou um milhão de réis.274 Um conto de réis era representado pelo símbolo Rs, escrito antes do valor e por um sinal decifrão que era escrito antes de quaisquer quantidades inferiores de 1 000 réis. Assim, 350 réis era escrito como "Rs 350"; 1712 réis como "Rs 1$712" e 1.020.800 réis era escrito como "Rs 1:020$800." Para milhões, um período era usado como um separador entre milhões, bilhões, trilhões, etc (por exemplo, 1 bilhão de réis era escrito como "Rs 1.000:000$000"). Os dois pontos funcionavam para separar milhares de milhares e o sinal $ era inserido entre milhares e centenas (999 ou menos).275

Desenvolvimento


Ferrovia em Petrópolis, 1885. O advento dos trens tornou o transporte de cargas menos oneroso e rápido, o que diminuiu consideravelmente os custos de produção
Um desenvolvimento econômico de larga escala ocorreu durante este período no país, antecipando avanços similares em países europeus.276 277 Em 1850, havia cinquenta fábricas com um capital total de Rs 7.000:000$000. No final do período imperial, em 1889, o Brasil tinha 636 fábricas, o que representa uma taxa anual de crescimento de 6,74% em relação ao número de 1850 e com um capital total de cerca de Rs 401.630:600$000 (o que representa uma taxa de crescimento anual no valor de 10,94% entre 1850 e 1889).278 O "campo ecoou com o som estridente das linhas de ferro que estavam sendo colocadas como ferrovias, no ritmo de construção mais furioso do século XIX; na verdade, a construção em 1880 foi a segunda maior em termos absolutos em toda a história do Brasil. Na década, apenas oito países em todo o mundo construíram mais quilômetros de ferrovias do que o Brasil."105 A primeira linha férrea, com apenas 15 quilômetros de trilhos, foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854279 em um momento em que muitos países europeus não tinham serviço ferroviário.276 Em 1868, havia 718 quilômetros de linhas ferroviárias280 e até o final do império, em 1889, essa rede chegou a 9 200 quilômetros de extensão, com outros 9 000 quilômetros em construção,281 tornando-se o país com "a maior rede ferroviária na América Latina".105
Fábricas foram construídas por todo o império em 1880, permitindo que as cidades brasileiras se modernizar e "receber os benefícios do gás, da eletricidade, do saneamento, do telégrafo e das empresas de bonde. O Brasil estava entrando no mundo moderno."105 O país foi o quinto no mundo a instalar modernos esgotos urbanos, o terceiro a tertratamento de esgoto276 e um dos pioneiros na instalação de um serviço de telefonia.282 Além de melhorias anteriores na infraestrutura, o império também foi o primeiro país daAmérica do Sul adotar um sistema de iluminação elétrica público (em 1883)283 e o segunda das Américas (atrás apenas dos Estados Unidos) a estabelecer uma linha telegráfica transatlântica, ligando-o diretamente com a Europa em 1874.276 A primeira linha telegráfica nacional surgiu em 1852 no Rio de Janeiro. Em 1889, havia 18 925 quilômetros de linhas telegráficas ligando a capital do país às províncias brasileiras distantes, como o Pará, e até mesmo ligando o império a outros países da América do Sul, como ArgentinaUruguai.284

Cultura

Artes visuais


Independência ou Morte!, também conhecido como O Grito do Ipiranga(1888), a obra mais reconhecida dePedro Américo (1843-1905). Museu Paulista

A primeira missa no Brasil (1861), uma das obras mais celebradas deVictor Meirelles (1832-1903). Museu Nacional de Belas Artes.
Segundo o historiador Ronald Raminelli, as "artes visuais passaram por grandes inovações no império, em comparação com o período colonial."285 Com a independência em 1822, a pintura, a escultura e a arquitetura foram influenciadas por símbolos nacionais e da monarquia, já que ambos ultrapassaram os temas religiosos em importância. O antigo estilo barroco anteriormente dominante foi substituído pelo neoclassicismo.285 Novos desenvolvimentos apareceram, como o uso do ferro na arquitetura e o aparecimento dalitografia e da fotografia, o que revitalizou as artes visuais.285
A criação da Academia Imperial de Belas Artes pelo governo em 1820 desempenhou um papel fundamental na influência e na expansão das artes visuais no Brasil, principalmente, ao educar gerações de artistas, mas também por servir como uma orientação estilística.286 As origens da Academia de Belas Artes estão na fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios em 1816, pelo português D. João VI. Seus membros — dos quais o mais famoso foi Jean-Baptiste Debret — eram emigrantes franceses que trabalhavam como pintores, escultores, músicos e engenheiros.287 O principal objetivo da escola era incentivar a estética francesa e o estilo neoclássico para que substituíssem o estilo barroco predominante.288 Atormentada pela falta de recursos desde a sua criação, a escola foi mais tarde renomeada para Academia de Belas Artes em 1820 e, em 1824, recebeu seu nome definitivo sob o império: Academia Imperial das Belas Artes.288
Foi só depois da maioridade de Pedro II, em 1840, no entanto, que a Academia tornou-se uma potência, parte do grande esquema de fomentar uma cultura nacional e, consequentemente, unir todos os brasileiros em um sentido comum de nacionalidade.289 Pedro II iria patrocinar o cultura brasileira através de diversas instituições públicas financiadas pelo governo (não restritas à Academia de Belas Artes ), tais como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)290 e Academia Imperial de Música e Ópera Nacional.291 Esse patrocínio estatal abriria o caminho não apenas para as carreiras dos artistas, mas também para aqueles envolvidos em outros campos, incluindohistoriadores como Francisco Adolfo de Varnhagen,292 e músicos, como o compositor operístico Antônio Carlos Gomes.293
Na década de 1840, o romantismo tinha largamente suplantado o neoclassicismo, não só na pintura, mas também na escultura e na arquitetura.286 A Academia não resumia seu papel em simplesmente fornecer educação: prêmios, medalhas, bolsas de estudo em países estrangeiros e fundos eram usados ​​como incentivos culturais.294 Alguns dos seus funcionários e alunos foram alguns dos mais renomados artistas brasileiros, como Simplício Rodrigues de SáFélix TaunayManuel de Araújo Porto-AlegrePedro AméricoVictor MeirellesRodolfo AmoedoAlmeida JúniorRodolfo Bernardelli e João Zeferino da Costa.294 295
Na década de 1880, depois de ter sido considerado como o estilo oficial da Academia, o romantismo diminuiu e outros estilos foram explorados por uma nova geração de artistas. Entre os novos gêneros estavam a pintura de paisagem, cujos mais famosos expoentes eram Georg GrimmGiovanni Battista CastagnetoFrança Júnior e Antônio Parreiras.296 Outro estilo que ganhou popularidade nos campos da pintura e da arquitetura foi o ecletismo.296

Literatura e teatro


Uma fotografia de c. 1858, mostrando os três maiores escritoresromancistas brasileiros. Da esquerda para a direita: Gonçalves DiasManuel de Araújo Porto-alegre e Gonçalves de Magalhães
Nos primeiros anos após a independência, a literatura brasileira era ainda fortemente influenciada pela literatura portuguesa e seu predominante estilo neoclássico.297 Em 1837, Gonçalves de Magalhães publicou o primeiro trabalho do romantismo no Brasil, começando uma nova era no país.298 No ano seguinte, 1838, foi feito a primeira peça teatral encenada por brasileiros e com um tema nacional, que marcou o nascimento do teatro brasileiro. Até então, os temas eram muitas vezes baseados em obras europeias, mesmo se não fossem realizados por atores estrangeiros.298 O romantismo na época foi considerado como o estilo literário que melhor se ajustava à literatura brasileira, o que poderia revelar sua singularidade quando comparada à literatura estrangeira.299 Durante as décadas de 1830 e 1840, "uma rede de jornais, revistas, editoras e gráficas surgiram junto com a abertura de teatros em grandes cidades, o que poderia ser chamado, mas para a estreiteza de seu alcance, uma cultura nacional."300
O romantismo teve seu apogeu entre o final dos anos 1850 e início dos anos 1870, pois divide-se em vários ramos, incluindo oindianismo e o sentimentalismo.301 Por ser o estilo literário mais influente no Brasil do século XIX, muitos dos mais renomados escritores brasileiros eram expoentes do romantismoManuel de Araújo Porto-Alegre,302 Gonçalves DiasGonçalves de MagalhãesJosé de AlencarBernardo GuimarãesÁlvares de AzevedoCasimiro de AbreuCastro AlvesJoaquim Manuel de MacedoManuel Antônio de Almeida e Alfredo d'Escragnolle Taunay.303
No teatro, o mais famoso romancista foi o dramaturgo Martins Pena,303 embora outros, como Joaquim Manuel de Macedo, também tenham alcançado a fama.304 Embora o romantismo brasileiro tenha encontrado seu lugar na literatura, não teve o mesmo sucesso no teatro, sendo que a maioria das peças executadas ou eram tragédias neoclássicas, obras românticas de Portugal ou traduções do italiano, francês ou espanhol.304 Como em outras áreas, o teatro era patrocinado pelo governo (após a abertura do Conservatório Dramático Brasileiro, em 1845), que tentava ajudar companhias de teatro nacionais com ajuda financeira em troca de encenar peças emportuguês.304
As primeiras reações ao romantismo surgiram na década de 1870, mas só seria na próxima década que novos estilos literários tomaria, seu lugar. O primeiro a aparecer foi o realismo, que tinha entre os seus mais notáveis ​​escritores nomes como Joaquim Maria Machado de Assis e Raul Pompeia.301 Os estilos mais recentes que coexistiram com o realismo, como o naturalismo e o parnasianismo, eram ambos ligados a evolução do primeiro.301Entre os mais conhecidos naturalistas estão Aluísio Azevedo e Adolfo Caminha.305 Entre os principais parnasianos estão Gonçalves CrespoAlberto de OliveiraRaimundo Correia e Olavo Bilac.303
O teatro brasileiro tornou-se influenciado pelo realismo em 1855, décadas antes do impacto do estilo sobre a literatura e a poesia.306 Entre os dramaturgos realistas mais famosos estão José de Alencar, Quintino BocaiúvaJoaquim Manuel de MacedoJúlia Lopes de Almeida e Maria Angélica Ribeiro.306 Da década de 1850 até o final do império, as peças brasileiras eram encenadas por companhias nacionais e continuaram a se apresentar ao público ao lado de peças estrangeiras.307 As artes cênicas do Brasil Imperial também abrangiam a realização de duetos musicais, danças, ginásticas e comédias.307 Com menos de prestígio, mas mais populares entre as classes trabalhadoras eram os fantoches e os mágicos, assim como o circo, com suas companhias itinerantes que incluíam acrobatas, animais treinados, ilusionistas e outros tipos de artistas.308

Ver também

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Notas

  1. Ir para cima Durante o século XIX, o Brasil era dividido em apenas duas regiões geográficas: o norte (as atuais regiões nordeste e norte) e o sul (as atuais regiões centro-oestesudeste e sul). VejaVainfas 2002, p. 39.
  2. Ir para cima As únicas exceções em relação a disputas fronteiriças do norte e oeste foram pequenas disputas diplomáticas com a França e o Reino Unido, na região norte. Durante a década de 1830, ambos os países ocuparam e tentaram em vão reivindicar algumas áreas no norte do país, como parte de seus respectivos impérios coloniais. Veja: Viana 1994, p. 575
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Empire of Brazil».

Referências

  1. Ir para cima BRASIL. Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brasil, Rio de Janeiro, Município Neutro, 1824
  2. ↑ Ir para:a b c VAINFAS, Ronaldo, Dicionário do Brasil Imperial, Objetiva, 2002
  3. ↑ Ir para:a b c Constituição Imperial de 1824, p. 1 e 3
  4. Ir para cima Viana 1994, pp. 42–44.
  5. Ir para cima Viana 1994, pp. 59, 65, 66, 78, 175, 181, 197, 213, 300.
  6. Ir para cima Barman 1988, pp. 43–44.
  7. Ir para cima Barman 1988, p. 72.
  8. Ir para cima Viana 1994, p. 396.
  9. Ir para cima Barman 1988, pp. 75, 81–82.
  10. Ir para cima Viana 1994, pp. 399, 403.
  11. Ir para cima Viana 1994, pp. 408–408.
  12. Ir para cima Barman 1988, p. 96.
  13. Ir para cima Viana 1994, pp. 417–418.
  14. Ir para cima Barman 1988, pp. 101–102.
  15. Ir para cima Viana 1994, pp. 420–422.
  16. Ir para cima Barman 1988, pp. 104–106.
  17. Ir para cima Barman 1988, p. 128.
  18. ↑ Ir para:a b Barman 1988, p. 131.
  19. Ir para cima Barman 1988, p. 142.
  20. Ir para cima Barman 1988, p. 151.
  21. Ir para cima Barman 1988, pp. 148–149.
  22. Ir para cima Barman 1999, pp. 18–19.
  23. Ir para cima Barman 1999, p. 19.
  24. Ir para cima Barman 1988, p. 159.
  25. Ir para cima Barman 1988, p. 160.
  26. Ir para cima Barman 1988, pp. 161–163.
  27. Ir para cima Barman 1999, p. 61.
  28. Ir para cima Barman 1988, pp. 179–180.
  29. ↑ Ir para:a b Barman 1999, p. 317.
  30. Ir para cima Barman 1999, p. 64.
  31. Ir para cima Barman 1999, p. 58.
  32. Ir para cima Barman 1999, pp. 68–73.
  33. Ir para cima Barman 1999, p. 49.
  34. ↑ Ir para:a b Barman 1999, p. 109.
  35. Ir para cima Barman 1999, p. 114.
  36. ↑ Ir para:a b Barman 1999, p. 123.
  37. Ir para cima Barman 1999, p. 122.
  38. Ir para cima Barman 1999, pp. 122–123.
  39. Ir para cima Barman 1999, p. 124.
  40. ↑ Ir para:a b c Barman 1999, p. 125.
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Ligações externas


Parte I - Parte II - Parte III

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