Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
História da arte |
---|
Por período |
Por expressão artística |
O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso eGeorges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo.1 Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.2
Historicamente o cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.3
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Índice
[esconder]Evolução do movimento[editar | editar código-fonte]
- Fase analítica ou hermética (1909 a 1912): caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação foi tão grande, que se tornou qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
- Cubismo sintético (1913 a 1914): reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
Principais características[editar | editar código-fonte]
- Geometrização das formas e volumes;
- Renúncia à perspectiva;
- O claro-escuro perde sua função;
- Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
- Sensação de pintura escultórica;
- Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
- Cores fechadas.
Artistas plásticos[editar | editar código-fonte]
- Paul Cézanne
- Pablo Picasso
- Georges Braque
- Juan Gris
- Kazimir Malevich
- Lyonel Feininger
- Fernand Léger
- Umberto Boccioni
- Robert Delaunay
- Diego Rivera
- Alexandra Nechita
- Tarsila do Amaral 4
- Vicente do Rego Monteiro 5
- Piet Mondrian (1872 – 1944)
- Romero Brito
Escritores e poetas[editar | editar código-fonte]
- Érico Veríssimo
- John dos Passos
- Guillaume Apollinaire
- Blaise Cendrars
- Jean Cocteau
- Pierre Reverdy
- Oswald de Andrade
- Raul Bopp
- Com influência cubista (uso de técnicas)
- Cubofuturismo russo
- Futurismo italiano
- Fernando Pessoa
- Tyrteu Rocha Vianna
Referências
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Cauman, John. Inheriting Cubism: The Impact of Cubism on American Art, 1909-1936 (em en). Nova Iorque: Hollis Taggart Galleries, 2001. ISBN 0-9705723-4-4
- Cooper, Douglas. The Cubist Epoch. Londres: Phaidon em associação com o Los Angeles County Museum of Art & the Metropolitan Museum of Art, 1970. ISBN 0-87587-041-4
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo