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As religiões tradicionais africanas, também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestaçõesculturais, religiosas eespirituais originárias do continente africano e que continuam sendo praticadas nesse continente nos dias atuais. Há uma multiplicidade dereligiões dentro desta categoria. Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais, e visam a compreender o divino. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenas diferenças de percepção do sobrenatural. São religiões que não foram significativamente alteradas pelas religiões adotadas mais recentemente (cristianismo, islão, judaísmo e outras). Estima-se que estas religiões sejam seguidas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo território africano.
Os africanos quase sempre reconhecem a existência de um Deus Supremo ouDemiurgo que criou o Universo (Olodumare1 , Olorun, Ifá etc). Muitas histórias tradicionais Africanas falam que Deus, ou seu filho, uma vez viveu entre os homens, mas que, quando os homens fizeram algo que ofendeu a Deus, o divino retirou-se para os céus. Religiões tradicionais africanas são definidas em grande parte por linhagens étnicas e tribais, como a religião ioruba da África Ocidental.
Índice
[esconder]Religiões tradicionais africanas e línguas[editar | editar código-fonte]
A maioria das religiões tradicionais africanas têm, na maior parte de sua existência, sido transmitidas oralmente (em vez de escritas).2 Assim, os peritos linguísticos tais como Christopher Ehret3 e Placide Tempels aplicaram seus conhecimentos de línguas para reconstruir a opinião do núcleo original dos seguidores dessas tradições. As quatro famílias linguísticas faladas na África são:Línguas afro-asiáticas, línguas nilo-saarianas, Níger-Congo e Línguas khoisan.
Classificação e estatísticas[editar | editar código-fonte]
Adherents.com lista as "religiões tradicionais africanas e da diáspora" como um "grande grupo religioso", estimando cerca de 10 milhões de adeptos. Eles justificam esta listagem combinada das religiões tradicionais africanas e dadiáspora africana, bem como a separação da categoria genérica "indígenas-primitivas", salientando que "as religiões 'indígenas-primitivas' são essencialmente tribais e compostas por povos pré-tecnológicos."
Tradições de cada região da África[editar | editar código-fonte]
- Norte da África
- África Ocidental
- Mitologia Akan
- Mitologia Ashanti (Gana)
- Mitologia Dahomey (Fon)
- Odinani do povo Igbo (Nigeria, Camarões)
- Mitologia Efik (Nigéria, Camarões)
- Mitologia Isoko (Nigéria)
- Mitologia Yoruba (Nigéria, Benin)
- África Central
- África Oriental
- Mitologia Akamba (Leste do Quénia)
- Mitologia Dinka (Sudão)
- Mitologia Lotuko (Sudão)
- Mitologia Masai (Quénia, Tanzânia)
- Sul da África
- Mitologia Khoikhoi
- Mitologia Lozi (Zâmbia)
- Mitologia Tumbuka (Malawi)
- Mitologia Zulu (África do Sul)
Religiões tradicionais africanas na Diáspora[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Religiões afro-americanas
A mitologia africana foi levada para as Américas pelos africanos escravizados. As das que mais se tem notícia são: a mitologia fon daomeana, mitologia iorubá, mitologia igbo, mitologia fânti, mitologia axânti, mitologia angola, mitologia congo, mitologia banta (que, mais tarde, tornou-se uma mitologia mestiça nas religiões afro-americanas, religiões afro-cubanas e religiões afro-brasileiras).
A mitologia fon daomeana que cultua os voduns no Vodun da África Ocidental foi para as Américas e Caraíbas, formando, assim, as religiões do vodu haitiano, noHaiti e República Dominicana; Regla de Arará, em Cuba; o Voodoo nos Estados Unidos; Obeah; na Jamaica e Trinidad e Tobago; winti, no Suriname; e oCandomblé Jeje, no Brasil: todas, parte das religiões afro-americanas. A mitologia congo é a mais frequentemente encontrada na diáspora africana de diversos países: na kumina, da Jamaica; na regla de palo, em Cuba, no Voodoo dosEstados Unidos; e no candomblé banto no Brasil.
A mais conhecida das religiões africanas da diáspora é a dos orixás (mitologia iorubá), onde se encontra a gênese de religiões como a santería, lukumí, regla de ocha, candomblé queto e de várias nações, Xangô do Nordeste, batuque,xambá, omolokô e outras. O que a todas é comum é o ritual aos inquices, orixás e voduns: o que diverge entre elas é a maneira de fazer esse culto, as cores das roupas, fio de contas e as línguas utilizadas nas rezas e cantigas.
Referências
- ↑ Bewaji, J. A. I. (sem data) "Olodumare: God in Yoruba Belief and the Theistic Problem of Evil" African Studies Quarterly. (em inglês)
- ↑ Princetonline, Early History of Africahttp://www.princetonol.com/groups/iad/lessons/middle/history1.htm
- ↑ Ehret, C. As civilizações da África: uma História de 1800, University Press of Virginia. 2002.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Religiões tradicionais africanas e a sociedade (em português)
- Animisme au Bénin (em francês)
- Attributs extérieurs du Vodoun (em francês)
- Traditional Religion in Africa (em inglês)
- Sacred Texts (em inglês)
- African Religion (em inglês)
- Cultural Genocide (em inglês)
- Tradição religiosa (em português)
- Religiosidade africana (em português)
- What is African Traditional Religion? by J. O. Awolalu pdf (em inglês)
- World Eras Encyclopaedia, Volume 10, Pierre-Damien Mvuyekure (ed.) New York: Thomson-Gale, 2003, em especial pp. 275-314.
- Baldick, J (1997) Black God: The Afroasiatic Roots of the Jewish, Christian, and Muslim Religions New York: Syracuse University Press.
- Doumbia, A. & Doumbia, N (2004) The Way of the Elders: West African Spirituality & Tradition. Saint Paul, MN: Llewellyn Publications.
- Erhet, C (2002) The Civilizations of África: a History to 1800. Charlottesville: University Press of Virginia.
- Karade, B (1994) The Handbook of Yoruba Religious Concepts. York Beach, MA: Samuel Weiser Inc.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Anexo:Lista de livros com tema afro-brasileiro em Português.
- Mbiti, John. African Religions and Philosophy. [S.l.]: African Writers Series, Heinemann, 1990. ISBN 0-435-89591-5
- Wade Abimbola, ed. and trans. Ifa Divination Poetry (New York: NOK, 1977).
- Ulli Beier, ed. The Origins of Life and Death: African Creation Myths (London: Heinemann, 1966).
- Herbert Cole, Mbari: Art and Life among the Owerri Igbo (Bloomington: Indiana University press, 1982).
- J. B. Danquah, The Akan Doctrine of God: A Fragment of Gold Coast Ethics and Religion, second edition (London: Cass, 1968).
- Marcel Griaule and Germaine Dietterlen, Le Mythe Cosmogonique (Paris: Institut d'Ethnologie, 1965).
- Rems Nna Umeasigbu, The Way We Lived: Ibo Customs and Stories (London: Heinemann, 1969).
- Sandra Barnes, África's Ogun: Old World and New (Bloomington: Indiana University Press, 1989).
- Segun Gbadagesin, African Philosophy: Traditional Yoruba Philosophy and Conteporary African Realities (New York: Peter Lang, 1999).
- Judith Gleason, Oya, in Praise of an African Goddess (Harper Collins, 1992).
- Bolaji Idowu, God in Yoruba Belief (Plainview: Original Publications, rev. and enlarged ed., 1995)
- Wole Soyinka, Myth, Literature and the African World (Cambridge University Press, 1976).
- S. Solagbade Popoola, Ikunle Abiyamo: It is on Bent Knees that I gave Birth(2007 Asefin Media Publication)
- <Chidester, David "Religions of South Africa" pp. 17-19>
Ver também[editar | editar código-fonte]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_tradicionais_africanas