Unitário-Universalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Unitário-Universalismo (ou UUismo) é uma religião liberal formada nos EUA pela união dos Unitaristas e dos Universalistas, em meados do século XX. Fora dos EUA, há grupos que se autodenominam Unitaristas e outros que se autodenominam Universalistas, porém em geral todos esses se sentem membros de uma única comunidade de fé.
As congregações enfatizam a liberdade, a compaixão, a diversidade, a busca livre pelo Sagrado, seja ela comunitária ou individual, e também o crescimento espiritual a partir da ação social e da educação. Ações e movimentos UUistas vêm sendo conhecidos no mundo todo, como por exemplo, a luta pelo direito ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, que culminou no reconhecimento da união civil homossexual no Estado de Massachusetts, EUA.
A Unitarian Universalist Association (UUA), fundada em 1961, é a maior organização UUista do mundo. Em nível internacional, há o International Council of Unitarians and Universalists (ICUU), com representantes nos cinco continentes. No Brasil, há a ainda incipiente Rede de Unitários e Universalistas Brasileiros (RUUBra), criada em janeiro de 2005.
Tanto o Unitarismo como o Universalismo têm suas origens no protestantismo. Embora muitos UUistas apreciem e valorizem elementos da espiritualidade cristã, a crença em qualquer tipo de ortodoxia (judaica, cristã, muçulmana, budista, taoísta ou qualquer outra) é escolha pessoal, não uma exigência de um credo ou dogma. O significado teológico dos termos "Unitarismo" e "Universalismo" se expandiu e se desenvolveu muito além de suas definições históricas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboçoEste artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Unit%C3%A1rio-Universalismo