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Hititas | ||||
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Império Hitita na sua máxima extensão, cerca de 1 300 a.C. | ||||
Continente | Ásia | |||
Capital | Hattusa | |||
Religião | Paganismo | |||
Governo | Autocracia | |||
Período histórico | Idade do Bronze | |||
• século XVI a.C. | Labarna I conquista Hatti | |||
• | Conquista do Império Mitanni auxiliado pelo assírios | |||
• | Babilônios expulsam osEgípcios e os Hititas das terras do Império Mitanni | |||
• 1 180 a.C. | Ataque dos povos do mar e dos reinos vizinhos |
Os hititas eram um povo indo-europeu que, no II milénio a.C., fundou um poderoso império na Anatólia central (atual Turquia), cuja queda data dos séculos XIII-XII a.C. Em sua extensão máxima, o Império Hitita compreendia a Anatólia, atualmente parte daTurquia, Líbano e Síria.
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
Chamavam-se a si próprios hatti e a sua capital era Hattusa (ou Hattusha). Os registros em baixo relevo e relatos da época descreviam os hititas como homens fortes, de estatura baixa, com barbas e cabelos longos e cerrados, possivelmente usados como proteção para o pescoço. Os cavalos eram venerados como animais nobres. Os encarregados de cuidar dos cavalos assumiam notoriedade na sociedade hitita.
Estima-se que os hititas indo-europeus tenham entrado na Ásia Menor por volta do século XX a.C., passando pela região doCáucaso. O seu Império formou, junto com o Egito e a Babilônia, o trio das grandes potências dos séculos XIV-XIII a.C.[1]
Tal como os antigos egípcios, seus contemporâneos, detinham uma escrita hieroglífica. Sua principal arma eram os temidoscarros de guerra com capacidade para três pessoas (um condutor e dois guerreiros, geralmente um deles utilizando um arco), uma inovação frente aos carros de guerra de 2 pessoas utilizados tradicionalmente por seus vizinhos.
A batalha de Kadesh é o evento mais famoso da história hitita, quando o príncipe Hattusilis[desambiguação necessária], tio do reiMuwatallis atacou de assalto o exército de Ramsés II do Egito nas proximidades da cidade de Kadesh. A dramática batalha (segundo relatos egípcios, o próprio faraó precisou usar a espada para salvar sua vida) terminou sem vencedores, mas ambos os lados reivindicaram a vitória. A batalha é ricamente detalhada em escrituras egípcias e a descoberta dos sítios hititas na Turquia confirmaram o triunfo hitita sobre o Egito.
Depois da batalha de Kadesh, os hititas envolveram-se em uma guerra civil que esfacelou o Império. Logo após a guerra, os hititas incendiaram Hattussa e fugiram para uma região desconhecida. Até hoje não se sabe qual foi o destino dos hititas. O imo[necessário esclarecer] do poderio hitita, bem como seu brio, havia sido deixado de lado quando as cidades mais poderosas de seu império foram devastadas em guerras civis e abandonadas por seu próprio povo, os hititas que antes nunca haviam sofrido uma derrota, tornaram-se alvo fácil para os povos do mar, sem suas capitais bélicas, o restante do império foi devastado por indo-europeus, conhecidos como povos do mar.
Os hititas também venceram outras grandes batalhas, e eram grandes inimigos dos gregos. Durante o apogeu do Império, os hititas saquearam a cidade-estado da Babilônia, arrebataram cidades dos hurritas também Alepo, do Egito. Na Ásia Menor, não havia povo tão evoluído quanto os hititas que, em sua cultura, assimilaram a tudo dos antigos povos que ali viviam, conhecidos como seus ancestrais, os hattis, bem como mantinham grande comunhão com Tróia, cidade na qual alguns estudiosos afirmam que, na época, pagava tributo a suserania hitita.
Leis[editar | editar código-fonte]
As leis hititas não incluíam as crueldades mutiladoras do antigo código babilônico, nem do mais recente, assírio. Evidentemente, o desafio à autoridade real recebia uma punição draconiana: a casa do infrator era "reduzida a um monte de pedras" e o criminoso, apedrejado até a morte, junto com a família. Fora disso, a pena de morte era obrigatória apenas para o bestialismo e o estupro, em relação ao qual se fazia uma estranha distinção entre atacar uma mulher casada "nas montanhas", que era um crime capital, ou na casa dela. Neste último caso, se ninguém ouvisse a mulher gritar por ajuda, ela seria condenada à morte, talvez com base na teoria de que ela estaria voluntariamente cometendo adultério.
Os hititas e a bíblia[editar | editar código-fonte]
Os "hititas" e "filhos de Hete" são um povo mencionado na Bíblia em diversas passagens. São listados no livro de Gênesis 10:15 (a tabela das nações) como a segunda das doze nações cananeias, descendentes de Hete (חת ḤT no alfabeto hebraico de consoantes). Sob os nomes בני - חת (BNY-HT "filhos de Hete") ou חתי (HTY "nativos de Hete"), eles são mencionados várias vezes como vivendo em ou próximo a Canaã, desde o tempo de Abraão (estimado entre 2 000 a.C. e 1 500 a.C.) até o tempo de Esdras após o retorno do cativeiro babilônico (cerca de 450 a.C.). Hete (hebraico: חֵת, moderno: Het, Tiberiano: Ḥēṯ) é descrito em Gênesis como sendo um dos filhos de Canaã, filho de Cam, filho de Noé.
Os hititas são contados desse modo entre os Cananeus. São descritos geralmente como pessoas que viveram entre os Israelitas mas que tinham seus próprios reis, e eram suficientemente poderosos para pôr um exército sírio em fuga segundo o registro bíblico. Urias, marido de Betsabá, era hitita segundo a Bíblia (Segundo Livro de Samuel).
Arqueologia[editar | editar código-fonte]
Até fins do século XIX, tudo quanto se sabia sobre os hititas provinha de pequenas referências na Odisseia, onde são chamados de khetas, e de algumas passagens do Velho Testamento. Ainda assim, desconhecia-se que essas referências aludiam a um mesmo povo. A descoberta das primeiras ruínas misteriosas, hoje atribuídas aos hititas, na Turquia, ocorrida em 1839, não sensibilizou a comunidade científica.
Quando o arqueólogo, Henry Sayce, afirmou em 1880 que os heteus do Antigo Testamento eram o mesmo povo que deixou diversos rastros na região da Ásia Menor, a comunidade acadêmica recebeu suas afirmações com descrédito, alcunhando-o de "o inventor dos hititas". A confirmação da teoria de Sayce veio por meio dos esforços de um arqueólogo alemão, Hugo Winckler(1863–1913), cujas escavações em Boghazköy, trouxeram à luz cerca de 10.000 tabletes em escrita cuneiforme, pertencentes aos arquivos dos reis de Hatti.
As primeiras informações mais claras sobre a história hitita somente foram disponibilizadas por volta da primeira década doséculo XX e a decifração dos seus hieróglifos ocorreu por volta de 1946.
Após a morte prematura de Winckler, em 1913, a Sociedade Germânica Oriental confiou a publicação dos arquivos hititas a um grupo de assiriologistas. Um deles, o Prof.Bedrich Hrozný, foi o autor da primeira gramática hitita e estabeleceu o caráter indo-europeu da estrutura da língua. Coube também a ele traduzir e publicar as duas coletâneas de leis hititas, que tantos esclarecimentos trouxeram sobre a cultura desse povo.
Soberanos[editar | editar código-fonte]
De entre os vários reis de Hatti destacaram-se:
- Hattusilis I
- Hattusilis III
- Muwatallis
- Suppiluliuma (ou Schubiluliuma)
- Mursili II
Lista de reis e soberanos hititas (nesitas):
- Hattusilis III (12?? - a.C.)
- Mutalu (13??-12?? a.C.)
- Supiluliuma (?)
- Tudalias II (1480-? a.C.)
- Telepinu (?-1650 a.C.)
- Mursil I (?)
- Hatussil I (?)
- Labarna (?)
- Anita (1950-???? a.C.)
- Pitanas (?)
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Ceram, C. W. (1958). O Segredo dos Hititas - A descoberta de um antigo Império, 2ª edição (Belo Horizonte: Editora Itatiaia).
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Ceram, C. W. (1958). O Segredo dos Hititas - A descoberta de um antigo Império, 2ª edição (Belo Horizonte: Editora Itatiaia).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hititas