O Estresse do Cuidador Quem Cuida Também Merece Ser Cuidado!
O envelhecimento populacional levou ao aumento da incidência de demências, principalmente a Doença de Alzheimer. Os cuidadores dos portadores de demências com alterações comportamentais estão expostos a maior risco de desenvolver depressão, ansiedade e estresse.
Estresse ou sobrecarga do cuidador é definido como o estado psicológico que resulta da combinação de trabalho físico, tensão emocional, restrição social e dificuldades financeiras, resultantes da atividade de cuidar, consequências essas decorrentes de práticas variadas e de demandas emocionais do cuidado.
Os cuidadores muitas vezes são obrigados a oferecer cuidados intensos e têm sua vida pessoal reestruturada, pois, além de se dedicarem ao paciente, necessitam substituir as tarefas por ele desempenhadas previamente e reorganizar as atividades de sua responsabilidade e vida pessoal.
Assumindo o papel de cuidador e sendo este um familiar, isto faz com que a pessoa passe a experimentar um enorme senso de responsabilidade em contrapartida com o baixo senso de liberdade, incluindo perdas na vida pessoal como redução de independência, privação de tempo para atividades pessoais, problemas sexuais, alterações de sono, possibilidade de viver exclusivamente para a pessoa doente, tendência ao isolamento e diminuição de rede de apoio social, além de alterações na vida familiar e financeira. O estresse age no estado emocional do cuidador atrapalhando na vida pessoal, familiar ou até na qualidade de cuidado ofertado.
A redução do estresse pode ser encontrada no apoio emocional, social e familiar. O cuidador precisa ser cuidado, para suportar perdas, construir alternativas e aproveitar possibilidades.
Todo cuidador, principalmente quando é um familiar, sabe do estresse e do cansaço que enfrenta ao cuidar do seu idoso querido. Não tem folga, não tem feriado, nem final de semana e as vezes nem férias. Não pediu para fazer esse trabalho e não sabe quando vai acabar.
Portanto, para evitar que cuidadores também fiquem doentes, algumas dicas podem ajudar a minimizar a carga pesada de estresse a que estão sujeitos:
• Coloque as suas necessidades em primeiro lugar (alimentação, sono e exames médicos);
• Procure seus amigos;
• Peça ajuda (para outros familiares);
• Procure recursos da comunidade (ONGs, associações, clubes);
• Faça uma pausa, tire férias e encontre tempo para relaxar;
• Aprenda a lidar com seus sentimentos (muitas pessoas passam pelo mesmo problema que você);
• Organize-se (agenda, medicações);
• Saiba dizer não (por exemplo, avó cuidando de neto);
• Você tem direito de ser feliz;
Leia mais em
https://rsaude.com.br/maringa/materia/o-estresse-do-cuidador-quem-cuida-tambem-merece-ser-cuidado/7790