Civilização Micênica


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mundo micênico ca. 1400-1300 a.C.
O termo Civilização Micênica (português brasileiro)ou Civilização Micénica (português europeu) é uma subdivisão regional e temporal da Idade do Bronzedo Egeu também conhecido como civilização heládica. Refere-se à sofisticada cultura grega que se desenvolveu no continente grego entre 1 600-1 050 a.C., aproximadamente. O nome deriva de Micenas, nome de um dos mais importantes centros regionais micênicos. Os micênios ou aqueus, pertencentes à raça indo-europeia, iniciaram a incursão ao território grego por volta de 2 000 a.C., chegando a conquistar completamente os habitantes autóctones, os pelágios.
Ativos comerciantes, os micênios conquistaram a avançada ilha de Creta por volta de 1 450 a.C. e, entre 1 400-1 200 a.C., tiveram dominante influência econômica e cultural sobre quase todos os povos doMediterrâneo Oriental. Caracterizada por uma aristocracia de guerreiros, falava uma forma bastante arcaica da língua grega, ogrego micênico. Escreveram os mais antigos documentos em grego, utilizando umsilabário conhecido por linear B, e construíram imponentes cidadelas fortificadas em MicenasTirintoPilos, etc.
Diversas características da cultura micênica sobreviveram nas tradições religiosas e na literatura grega dos períodos Arcaico eClássico, notadamente na Ilíada e na Odisseia. Micenas teve seu auge e foi a cidade mais próspera da Grécia por muitos anos, revolucionando as artes, a engenharia e a arquitetura. A invasão dórica é considerada a causa do fim da civilização micênica, iniciando a Idade Grega das Trevas ou o fim da Idade do Bronze.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Heládico Médio
Civilização micênica
1.600 a.C até 1050 a.C
Sucedido por
Idade Grega das Trevas