David

David / Davi
Rei de Israel
David SM Maggiore.jpg
Estátua de Davi por Nicolas CordierSanta Maria MaggioreRoma
Reinado1003 a.C. - 971 a.C.
ConsorteMical
Ainoã
Abigail
Maaca
Hagite
Eglá
Bate-Seba
CoroaçãoBelém
Antecessor(a)Saul
Sucessor(a)Salomão
HerdeiroSalomão
CasaJudá
Título(s)Rei Davi
NascimentoBelém
Morte970 a.C.
Jerusalém
SepultamentoJerusalém
Filho(s)Amnon
Quileabe
Absalão
Adonias
Sefatias
Itreão
PaiJessé
MãeNão mencionada na Bíblia; identificado pelo Talmud como Nitzevet, filha de Adael

David (português europeu) ou Davi (português brasileiro) (em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno Dávid, nohebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود) é reconhecido como o maior rei de Israel, descrito na Bíblia como tendo muitos "dons, como o da música, da poesia e dos salmos".
arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a 970 a.C.[1] No entanto, os livros bíblicos deSamuelI Reis e I Crônicas são a única fonte de informação disponível de relatos sobre sua vida e seu reino, embora a estela de Tel Dan registre a existência, em meados do século IX a.C., de uma dinastia real judaica chamada "a Casa de Davi".
A vida de Davi é particularmente relevante para a cultura judaicacristã e islâmica. No judaísmo, Davi, ou Melekh David ("rei Davi"), é o rei de Israel e do povo judaico; um descendente direto seu será o Mashiach, o Ungido judaico. No cristianismo, Davi é mencionado como um ancestral do pai adotivo de JesusJosé, e no islamismo é conhecido como Daud, um profeta e rei de uma nação. Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos israelitas contra os filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, tornando-a a capital do Reino Unido de Israel.
Seu nome é citado 1.047 vezes na Bíblia.[2]

Arqueologia[editar | editar código-fonte]

Os livros bíblicos de SamuelI Reis e I Crônicas são a única fonte de informação disponível sobre sua vida e seu reinado.[carece de fontes]
Apesar de não existirem inscrições contemporâneas a Davi que lhe façam referência, textos não muito posteriores ao período fixado para sua vida, o século X a.C., mencionam seu nome. Um desses artefatos é a chamada estela de Tel Dan, descoberta ao norte da Galileia, registrando a existência, em meados do século IX a.C., de uma dinastia real judaica chamada "a Casa de David". A estela traz um texto aramaico com a possível menção mais antiga e irrefutável ao nome de Davi fora da Bíblia.[3]
Com base neste achado e em outras descobertas, como textos citando grupos de "bandoleiros" que atuaram na região na época (chamados, pejorativamente, pelos seus opositores, de "judeus"), informações expostas em revistas científicas, arqueólogos sugerem a possibilidade de que David não tenha sido sempre um pastor, mas também uma espécie de defensor, quiçá mercenário, da população de Judá, tendo assumido o poder de Jerusalém posteriormente. Com base nestes dados, arqueólogos como Edwin Thiele estabelecem sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a.C. a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a.C. a 970 a.C, embora estas datas não possam ser provadas, e nem mesmo possa ser provado que Davi reinou sobre todas as tribos.[4]
Também foram descobertas minas de cobre na Jordânia que podem ser uma indicação da existência do personagem bíblicoSalomão, filho e sucessor do rei Davi.[5]

Tradição bíblica[editar | editar código-fonte]

David viveu por volta de 1000 a.C., e foi o terceiro rei de Israel, sucedendo a Isboset, filho do rei Saul. Sua história é relatada em detalhes em I Samuel 16:11 e II Samuel 1:1 e ss.[6] Foi um rei popular e o personagem do Antigo Testamento que mais vezes é mencionado na Bíblia. Caçula, ele foi o oitavo filho de Jessé, um habitante de Belém. O seu pai parece ter sido um homem de situação modesta. O nome da sua mãe não se encontra registrado, mas costuma-se atribuir a ela o nome de Nahash. Quanto à sua aparência, sabe-se apenas que tinha cabelos ruivos e formoso semblante.I Samuel 16:12
Na narrativa bíblica, ele é descrito inicialmente como apascentador de ovelhas e tocador de harpa na corte do rei Saul, mas ganha notoriedade ao matar em combate o gigante guerreiro filisteu Golias, ganhando o direito de se casar com uma das filhas do rei. Depois da morte de Saul, Davi governou a tribo de Judá, enquanto o filho de Saul, Isboset, governou o resto de Israel. Com a morte de Isboset, Davi foi proclamado rei das doze tribos de Israel e seu reinado marcou uma mudança na realidade do povo hebreu: de uma confederação de tribos, transformou-se em uma nação solidamente estabelecida. Ele transferiu a capital de Hebron para Jerusalém, e tornou-a o centro religioso dos israelitas, trazendo a Arca da Aliança.
Expandiu os territórios sobre os quais governou e trouxe prosperidade a Israel. Seus últimos anos foram abalados por rebeliões lideradas por seus filhos e rivalidades familiares na corte.
Deus concedeu, de acordo com a Bíblia, que a monarquia israelita e judaica viria da sua linha de descendentes. O Judaísmo ortodoxo acredita que o Ungido será um descendente do Rei Davi. O Novo Testamento qualifica Jesus como seu legítimo descendente (Mateus 1), quer por uma descendência legal – era filho adotivo de José, o Carpinteiro, da tribo de Davi – quer por descendência sanguínea, já que era filho de Maria (Lucas 2) que, assim como o marido, fora recensear-se em Belém, terra de seu ancestral.
profeta Samuel o ungiu ainda durante o reinado de Saul, causando ciúmes neste. Por isto, David viveu, até à morte de Saul, como fugitivo e exilado.
Capturou Jerusalém dos jebuseus, tornando-a capital do reino de Israel.
A Davi atribuem-se diversos salmos da Bíblia (cerca de 73). Alega-se,[quem?] contudo, que se trate de pseudo-epígrafe. Muitos salmos são historicamente datados após a morte de Davi.
Davi teve dezoito filhos: Amnon, Quileabe, AbsalãoAdonias, Sefatias, Itreão, sendo estes nascidos em Hebrom.(II Samuel 3:2-5) Em Jerusalém, nasceram-lhe os filhos: Samua, Sobabe, NatãSalomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada, Elifelete (II Samuel 5:14-16) e Tamar.(II Samuel 13:1)

Referências

  1. Ir para cima Thiele, Edwin (1983) [1ª ed.: Nova York, Macmillan, 1951; 2ª ed.: Grand Rapids, Eerdmans, 1965] (em en)The Mysterious Numbers of the Hebrew Kings (3ª ed.), Grand Rapids, MIUS: Zondervan/Kregel, ISBN 978-0-8254-3825-7.
  2. Ir para cima Davi, acessado em 25 de julho de 2010
  3. Ir para cima «Davi foi chefe guerrilheiro e 'Robin Hood' da Palestina, afirmam arqueólogos»G1. Globo. Consultado em 21/2/2012.
  4. Ir para cima Thiele 1983.
  5. Ir para cima «Escavações podem confirmar existência histórica de 'minas do rei Salomão'»G1. Globo. Consultado em 22/2/2012.
  6. Ir para cima Carr, David M. & Conway, Colleen M., An Introduction to the Bible: Sacred Texts and Imperial Contexts, John Wiley & Sons (2010), p. 58

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bíblia
  • Price-Budgen, Avril; Folly, Martin (1988) (em en)People in History, Mitchel Beazley.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre David
Precedido por:
Saul
Rei de Judá
40 anos
Sucedido por:
Salomão
Precedido por:
Isbosete
Rei de Israel
37 anos



https://pt.wikipedia.org/wiki/David