LIVRO: O Despertar da Inteligência

 


PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CIENTÍFICA (com IAC)
investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
uma das atuações do seu Pastorado4

"O Despertar da Inteligência", 

de Jiddu Krishnamurti, 


Introdução: O Despertar da Inteligência e o convite à reflexão

O livro "O Despertar da Inteligência" é uma coletânea de palestras e conversas de Jiddu Krishnamurti, que convida os leitores a refletirem sobre a natureza da mente humana e a busca pela verdadeira liberdade.


Conhecimento e verdade

Krishnamurti questiona o valor do conhecimento acumulado e enfatiza a importância da busca pela verdade, livre das influências da cultura e da tradição.


A arte de observar

Para Krishnamurti, a arte de observar é fundamental para a compreensão da mente humana e da realidade. Ele apresenta técnicas para desenvolver a capacidade de observar sem julgamento ou interferência da memória.


Medo e insegurança

Krishnamurti aborda a natureza do medo e da insegurança, que são obstáculos para o desenvolvimento da inteligência e da criatividade.


A mente e o tempo

Krishnamurti discute a relação entre a mente e o tempo, mostrando como a nossa preocupação com o passado e o futuro nos impede de viver plenamente o presente.


Liberdade e autoridade

Krishnamurti questiona a ideia de autoridade e enfatiza a importância da liberdade como condição essencial para o desenvolvimento da inteligência.


Ação e reação

Krishnamurti discute a natureza da ação e da reação, mostrando como o condicionamento da mente pode levar a respostas automáticas e limitadoras.


A mente e o processo de pensar

Krishnamurti apresenta uma reflexão sobre o processo de pensar e a relação entre pensamento e consciência.


A mente e a percepção

Krishnamurti discute a importância da percepção na compreensão da realidade e mostra como a mente condicionada pode distorcer a percepção.


O vazio e a mente silenciosa

Krishnamurti aborda a importância da meditação e da mente silenciosa como forma de acessar o vazio criativo, que é a fonte da verdadeira inteligência.


O autoconhecimento

Krishnamurti enfatiza a importância do autoconhecimento como forma de compreender a natureza da mente e transcender o condicionamento.


A educação e a formação do caráter

Krishnamurti discute a importância da educação e mostra como a formação do caráter é fundamental para o desenvolvimento da inteligência.


A relação entre o indivíduo e a sociedade

Krishnamurti questiona a relação entre o indivíduo e a sociedade e enfatiza a importância da liberdade individual como condição para uma sociedade verdadeiramente livre.


A natureza da transformação

Krishnamurti discute a natureza da transformação e mostra como a mudança verdadeira só pode acontecer através da compreensão profunda da mente.


O amor e a meditação

Krishnamurti aborda a relação entre o amor e a meditação, mostrando como a meditação é uma forma de cultivar a inteligência do amor.


O papel do professor

Krishnamurti critica a ideia de que o professor deve ser o detentor do conhecimento, transmitindo-o aos alunos. Em vez disso, ele argumenta que o professor deve ser um facilitador, ajudando os alunos a descobrir e explorar por conta própria.


A relação entre professor e aluno

Krishnamurti discute a importância da relação entre professor e aluno, enfatizando que essa relação deve ser baseada na cooperação, na compreensão e no respeito mútuos.


O autoconhecimento como chave para a aprendizagem

Krishnamurti argumenta que o autoconhecimento é fundamental para a aprendizagem significativa. Ele defende que os alunos devem ser incentivados a explorar a si mesmos e a suas próprias experiências para construir uma base sólida de conhecimento.


A importância do diálogo

Krishnamurti destaca a importância do diálogo autêntico na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal. Ele argumenta que o diálogo é um processo de descoberta mútua que pode levar a uma compreensão mais profunda de si mesmo e dos outros.


A transformação pessoal como objetivo final

Krishnamurti argumenta que a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal devem ser vistos como um processo contínuo de transformação pessoal. Ele defende que a verdadeira educação não se limita ao conhecimento intelectual, mas envolve uma transformação completa da pessoa.