Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Biografia[editar | editar código-fonte]
Freitas nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 8 de abril de 1973. Formou-se emjornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), residindo alguns anos em Porto Alegre. Mudou-se mais tarde para São Paulo, onde trabalhou comorepórter para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Informática Hoje. Deixou a capital paulista em 2006, iniciando uma série de passagens e residências temporárias em países como a Holanda, a Bolívia e a Argentina. Atualmente, a poeta vive e trabalha em Pelotas,Brasil.
Literatura[editar | editar código-fonte]
Angélica Freitas teve poemas reunidos em livro, pela primeira vez, em uma antologia depoesia brasileira contemporânea publicada na Argentina, intitulada Cuatro poetas recientes del Brasil (Buenos Aires: Black & Vermelho, 2006), organizada e traduzida pelo poeta ecrítico argentino Cristian De Nápoli. Nesse mesmo ano, participaria de leituras públicas de seus poemas em São Paulo, na Casa das Rosas, e no Festival de Poesia Latino-americana de Buenos Aires. Sua primeira coletânea de poemas viria com o volume Rilke Shake (São Paulo: Cosac Naify, 2007), que integra a coleção de poesia contemporânea "Ás de colete", dirigida pelo poeta carioca Carlito Azevedo.
Desde então, seus poemas foram traduzidos e publicados na Espanha, México, Estados Unidos, Alemanha e França. Angélica Freitas estava também entre os autores brasileiros convidados para o Festival de Poesia de Berlim (Poesiefestival Berlin), que dedicou sua edição de 2008 à língua portuguesa. Em 2009, leu ainda na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e em festivais de Santiago (Chile) e Cidade do México. Seus poemas vêm sendo também publicados em várias revistas impressas e eletrônicas, como Inimigo Rumor (Rio de Janeiro, Brasil), Diário de Poesía (Buenos Aires/Rosário, Argentina), águas furtadas (Lisboa, Portugal), Hilda (Berlim, Alemanha) e Aufgabe (Nova Iorque, Estados Unidos).
Em 2012 seu livro um útero é do tamanho de um punho (também grafado por alguns periódicos com a primeira letra em maiúsculo) alcançou grande sucesso de crítica, sendo finalista em 2013 no Prêmio Portugal Telecom[1] [2] [3] .
Angélica Freitas é coeditora, com os poetas Fabiano Calixto, Marília Garcia e Ricardo Domeneck, da revista de poesia Modo de Usar & Co., para a qual traduziu poetisas hispano-americanas como Blanca Varela, Susana Thénon e Lucía Bianco. Seu trabalho já foi ligado, por críticos como Ricardo Domeneck, a poéticas medievais como a dasfatrasies, o que a liga também a poetas satíricos e do nonsense, como o brasileiroSapateiro Silva, o inglês Edward Lear (1812 - 1888) e o alemão Christian Morgenstern(1871 - 1914), além de dadaístas como Hans Arp (1886 - 1966). A crítica e tradutora americana Hilary Kaplan menciona também, em sua introdução às traduções de poemas da autora gaúcha, o paralelo entre certas práticas de Angélica Freitas, como o que esta chamaria de googlagem, e o trabalho de poetas contemporâneos dos Estados Unidos ligados ao movimento FLARF.
Publicações[editar | editar código-fonte]
Poesia
- Rilke Shake (São Paulo: Cosac Naify, 2007)
- um útero é do tamanho de um punho (São Paulo: Cosac Naify, 2013)
Editoria
- revista Modo de Usar & Co. (Rio de Janeiro: Livraria Berinjela, 2007)
- revista Modo de Usar & Co. 2 (Rio de Janeiro: Livraria Berinjela, 2009)
Antologias
- Cuatro Poetas Recientes del Brasil (Buenos Aires: Black & Vermelho, 2006) - Argentina - ISBN 10: 9872222320
- Otra línea de fuego: quince poetas brasileñas ultracontemporaneas. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. (Diputación Provincial de Málaga, 2009) - Espanha
- VERSSchmuggel / Contrabando de Versos (Berlin: Das Wunderhorn / São Paulo: Editora 34, 2009) - Alemanha
- El libro de los gatos (Buenos Aires: Bajo la Luna, 2009) - Argentina
- A Poesia Andando. 13 poetas do Brasil (Lisboa: Cotovia, 2008) - Portugal
- Skräp-poesi: antología bilingüe en español y sueco (Malmö: ed. POESIA con C, 2008) - Suécia
- Natiunea Poetilor (Suceava: ed. Musatini, 2008) - Romênia
- Poesía-añicos y sonares híbridos. Doce poetas latinoamericanos (Berlin: SuKulTur, 2007) - Alemanha
- Caos Portátil (Ciudad de México: ed. El Billar de Lucrecia, 2007) - México
- Poemas no ônibus (Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2002) - Brasil - ISBN 393773774X
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Página pessoal da autora com poemas orais no Myspace
- Artigo sobre a poeta no jornal Folha de S. Paulo
- Ensaio da crítica norte-americana Hilary Kaplan sobre Rilke Shake
Notas e Referências[editar | editar código-fonte]
- ↑ a b http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/09/1339218-premio-literario-portugal-telecom-anuncia-seus-finalistas-confira-lista.shtml
- ↑ a b http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/12/01/resenha-de-um-utero-do-tamanho-de-um-punho-de-angelica-freitas-477219.asp
- ↑ a b http://revistatpm.uol.com.br/entrevistas/um-utero-e-do-tamanho-de-um-punho.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ang%C3%A9lica_Freitas