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Religiões Afro-Americanas (também Religiões da Diáspora africana) são um número de religiões relacionas que se desenvolveram nas Américas pelos escravos africanos e seus descendentes em diversos países das Ilhas do Caribe e América Latina, bem como parte do sul dos Estados Unidos. Elas provêm das Religiões tradicionais africanas, especialmente da África Ocidental e África Central, apresentando semelhanças com a Religião Yorùbá e Vodun da África Ocidental em particular.
Índice
[esconder]Características[editar | editar código-fonte]
Essas religiões geralmente envolvem Culto aos Egungun (ancestrais) e/ou de um panteão de divindades, como os loas do Vodou haitiano, ou os orixás da Santería. Similares espíritos divinos também são encontrados nas tradições da África Central e África Ocidental de onde eles derivam - o Orixá da cultura Yoruba, o nkisi dos tradições Bantu(Congo), e o vodou do Dahomey (Benin), Togo, sul de Ghana, e Burkina Faso. Além de misturar estas diferentes mas relacionadas tradições africanas, muitas religiões afro-americanas incorporam elementos do Cristianismo, indígenas americanos, Espiritismo e mesmo das tradições Islâmicas. Esta mistura de tradições religiosas é conhecida comosincretismo.
Lista de tradições[editar | editar código-fonte]
Religiões afro-americanas | |||||
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Religião | Desenvolvido em* | Raiz Ancestral | Também praticado em | Observações | |
Candomblé | Brasil | Candomblé Ketu - Yoruba - orixás Candomblé Jeje - Fon - Voduns Candomblé Bantu - Bantu - Nkisis | Alemanha,Argentina,Colombia,Espanha, Guianas, Itália,México, Panamá,Portugal,Uruguai,USA,Canadá,Venezuela | Nações Ketu, Jeje, Bantu (Bantu refere-se as naçõesCongo e Angola) Nação Ijexá são poucas casas. O Candomblé de Caboclo é Sincrético | |
Batuque | Brasil - RS | Sincrético Catolicismo Espiritismo Yoruba - orixás | Argentina,Uruguai, | Nações Jêje, Ijexá, Oyó, Cabinda e mescladas. | |
Umbanda | Brasil | Sincrético Catolicismo Espiritismo Candomblé | Alemanha,França, Japão,Argentina,Colombia,Espanha, Guianas, Itália,México, Panamá,Portugal,Uruguai, USA,Venezuela | Adiciona elementos Indígenas (principais guias Preto Velho, Caboclo). Fundada no início do século XX. Umbanda Branca não incorpora Exu e Pomba-gira, não usa atabaques. | |
Quimbanda | Brasil | Sincrético Congo Angola Feitiçaria Xamanismo | Uruguay,Inglaterra, Espanha, USA | Veneração de espíritos chamados Exu e Pomba-gira Não confundir com Kiumbanda (magia negra). | |
Santeria | Cuba | Sincrético Yoruba orishas | USA, Porto Rico,Republica Dominicana,Venezuela,México | Catolicismo Sincrético | |
Regla de Arará | Republica Dominicana | Dahomey vodou | |||
Regla de Palo | Republica Dominicana | Congo nkisi | Cuba, Porto Rico | Também chamado Palo Mayombe,Palo Monte, Regla de Congo | |
Tambor de Mina | Brasil -Maranhão | Principalmente jeje, sobretudo no Kwerebentã de Zomadonu, mas também possui fortes e incontestáveis raízes nagô. Sincrético (Catolicismo e Pajelança) Embora as tradições jeje e nagô sejam melhor documentadas, naMina também estão presentes elementos de outras procedências africanas como agrôno, tapa ou nupê, cacheu, fulupa ou felupe,bijagó, balanta, nalu, manjaro, mandinga, fanti, ashanti, gangá,cambinda, congo e angola. | Praticamente em toda a regiãoamazônica. Guianas | Na Mina são cultuados principalmente voduns, algunsorixás (que se comportam como voduns) e grande número de entidades da Encantaria, os encantados -gentilheiros e caboclos - de comportamento diferente dos caboclos da Umbanda; A maioria dos terreiros comumente realiza rituais predominantemente indígenas como cura, borá ecanjerê; Apesar de complexa, a Mina consegue congregar grande número de elementos diferentes que coexistem de maneira autônoma; A existência de centros de culto abertos a influências doCandomblé e da Umbanda leva a que a Mina seja errônea e grosseiramente confundida com estes últimos; | |
Vodou,Vodum | Haiti, Brasil | Dahomey vodou | Cuba, República Dominicana, USA | (Vodum no Brasil é chamado de Tambor de Mina eCandomblé Jeje) | |
Obeah | Jamaica | Dahomey vodou | Trinidad e Tobago | ||
Winti | Suriname | ||||
Kumina | Jamaica | Congo | |||
Batista espiritual | Trinidad e Tobago | Sincrético Yoruba orishas | Jamaica, USA | Protestantismo, Sincretismo, Desde o início do século XIX. | |
Hoodoo,Voodoo da Louisiana | USA | Congo, Dahomey, Togo | Principalmente no sul dos USA Não é uma religião mas está enraizada em todas religiões indígenas da África Central e Ocidental. |
* "Desenvolvido em" Como indicado no gráfico não referem-se as religiões de origens indígenas no interior da África continental. Refere-se apenas ao seu desenvolvimento no Novo Mundo.
Outras religiões regionais intimamente relacionadas incluem:
- Xangô do Recife[1] ou Xangô do Nordeste no Brasil
- Tambor de Mina no Brasil
- Candomblé Ketu na Bahia, Brasil
Novos movimentos religiosos[editar | editar código-fonte]
Alguns novo movimento religioso sincréticos têm elementos destas religiões Africanas, Mas são predominantemente enraizadas em outras tradições espirituais. A primeira onda de tais movimentos originou-se na década de 1930:
- Santo Daime (Catolicismo e Espiritismo, Brasil)
- Nação do Islã (Islamismo, Estados Unidos)
- Rastafarianismo (Cristianismo e Judaísmo, Jamaica),
Uma segunda onda de novos movimentos origina-se nas décadas de 1960 a 1970, no contexto da emergência de Nova Era e Neopaganismo nos Estados Unidos:
- União do Vegetal (Brasil, entheogenic, desde 1961)
- Vale do Amanhecer (Brasil, Espiritismo, desde 1965)
- Ausar Auset Society (USA, Kemetism, Pan-Africanismo, desde 1973),
- Black Buddhist Community in America (USA, Budismo, desde os anos 1960)
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências[editar | editar código-fonte]
- A fluxização da umbanda carioca e do candomblé baiano em Terras Brasilis e a reconfiguração dos campos afro-religiosos locais.
- A origem das palavras umbanda e quimbanda
https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_afro-americanas