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Vodum, vodun, voodoo ou vodu são termos que se referem aos ramos de uma tradição religiosa teísta-animista baseada nos ancestrais que tem as suas raízes primárias entre os povos Ewe-Fon do Benim, onde é, hoje, a religião nacional, com mais de 7 milhões de adeptos. Além da tradição fon, ou do Daomé, que permaneceu na África, existem tradições relacionadas que lançaram raízes no Novo Mundo durante a época do tráfico transatlântico de escravos (século 16 - século 19) e que persistem até hoje, como ocandomblé brasileiro, o vodu haitiano, a santería cubana, o vudu da Luisiana etc. "Vodum" pode designar tanto a religião quanto os espíritos centrais nessa religião.
Índice
[esconder]África[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: vodum da África Ocidental
O vodum da África Ocidental (Vodun ou Vudun nalíngua fon do Benin e da Nigéria e na língua ewe doTogo e Gana) é uma religião tradicional da costa daÁfrica Ocidental, da Nigéria a Gana. É distinta das religiões animistas tradicionais do interior desses mesmos países, e semelhante a diversas religiões surgidas com a diáspora africana no Novo Mundo, como o vodu haitiano, o vodu da República Dominicana, o candomblé jeje no Brasil, o voodoo da Luisiana e asantería em Cuba, que são sincretizadas com ocristianismo e as religiões tradicionais africanas do povo bacongo.
É praticado pelos Ewe, Kabye, Mina, Fon e (com um nome diferente) os povos iorubás do sudeste doGana, Togo meridional e central, Benin meridional e central, e sudoeste da Nigéria. A palavra vodún(pronunciado vodṹ - ou seja, com um u nasal em um tom alto) é o termo Gbe (Ewe-Fon) para a palavra "espírito".
60% da população do Benim, cerca de 4,5 milhões de pessoas, pratica vodum. Além disso, muitos dos 15% da população beninense que denominam-se "cristãos" praticam, na verdade, uma religião sincretizada, semelhante ao vodu haitiano ou ao candomblé brasileiro. Muitos deles são descendentes de escravos libertos brasileiros que se fixaram na costa perto de Ouidah. Em Togo, cerca de metade da população indígena pratica religiões, das quais o vodum é, de longe, a mais seguida, com cerca de 2,5 milhões de seguidores. Pode haver outros milhões de vodúnsis entre os ewés de Gana: 13% da população de 20 milhões são ewe e 38% dos ganenses pratica religiões tradicionais. Cerca de 14 milhões dos nigerianos pratica religiões tradicionais, principalmente o vodum.
Brasil[editar | editar código-fonte]
A tradição e a cultura dos escravos jejes, ewés, fons, minas, fantes e axântis deram origem no Brasil às tradições conhecidas como:
- Candomblé jeje: teve início em Salvador e no Recôncavo baiano, nas cidades de Cachoeira e São Félix e outras, depois migrou para o Rio de Janeiro, São Paulo em maior número.
- Tambor de Mina: ficou restrito a São Luís do Maranhão com a única casa de Jeje-Mina no Brasil que é a Casa das Minas.
- Xangô do Nordeste, Xangô do Recife, Xangô de Pernambuco ou Nagô-Egbá ou Jeje-Nagô: teve início na Região Nordeste do Brasil. Uma parte migrou depois para outros estados.
- Tambor do Golfo
Cuba[editar | editar código-fonte]
Estados Unidos[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Voodoo da Louisiana
É importante notar que a palavra Voodoo é a mais comum, conhecida e usada na cultura popularamericana, embora seja vista como ofensiva pelas comunidades praticantes da Diáspora africana. As soletrações diferentes deste termo podem ser explicadas como segue:
A palavra voodoo é usada para descrever a tradição creole de New Orleans; vodou é usado para descrever a tradição vodu haitiana.
O vudu da Luisiana, também conhecido como New Orleans Voodoo, é uma religião da diáspora africana, uma forma de espiritualidade que foi desenvolvida falando-se a língua francesa e o Creole pela populaçãoAfro-americana do estado de Luisiana, nos Estados Unidos.
Haiti[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: vodu haitiano
O vodu haitiano, chamado de Sèvis Gine("serviço africano") no Haiti, tem também fortes elementos dos povos Igbo, Congo da África Central e o ioruba daNigéria, embora muitos povos diferentes ou "nações" da África tenham representação na liturgia do Sèvis Gine, assim como os índios tainos, os povos originais da ilha agora conhecida como Hispaniola.
Formas crioulas de vodu existem no Haiti (onde é nativo), na República Dominicana, em partes de Cuba, e nos Estados Unidos, e em outros lugares em que os imigrantes de Haiti dispersaram durante os anos. É similar a outras religiões da diáspora africana, tais como Lukumi ou Regla de Ocha (conhecida também como santería) em Cuba, candomblé e umbanda noBrasil, todas essas religiões que evoluíram entre descendentes de africanos transplantados nasAméricas.
Jamaica[editar | editar código-fonte]
Voduns[editar | editar código-fonte]
Mawu é o ser supremo dos povos Ewe e Fon, que criou a terra e os seres vivos e engendrou os voduns, divindades que a ("Mawu" é do gênero feminino) secundariam no comando do universo. Ela é associada aLissá, que é masculino, e também corresponsável pela criação, e os voduns são filhos e descendentes de ambos. A divindade dupla Mawu-Lissá é intitulada Dadá Segbô (Grande Pai Espírito Vital).
- Loko: é o primogênito dos voduns. Representado pela árvore sagrada Ficus idolatrica ou Ficus doliaria (gameleira-branca).
- Gu: vodum dos metais, guerra, fogo, e tecnologia.
- Heviossô: vodum que comanda os raios e relâmpagos.
- Sakpatá: vodum da varíola.
- Dan: vodum da riqueza, representado pela serpente do arco-íris.
- Agué: vodum da caça e protetor das florestas.
- Agbê: vodum dono dos mares.
- Ayizan: vodum feminino dona da crosta terrestre e dos mercados.
- Agassu: vodum que representa a linhagem real do Reino do Daomé.
- Aguê: vodum que representa a terra firme.
- Legba: o caçula de Mawu e Lissá. Representa as entradas e saídas e a sexualidade.
- Fa: vodum da adivinhação e do destino.
Os voduns na África são agrupados em "famílias" chefiadas por um vodum principal, ora representando um elemento ou fenômeno da natureza, ora da cultura. Existem, basicamente, 4 famílias principais:
- Os Ji-vodun, ou "voduns do alto", chefiados por Sô (forma basilar de Heviossô).
- Os Ayi-vodun, que são os voduns da terra, chefiados por Sakpatá.
- Os Tô-vodun, que são voduns próprios de uma determinada localidade (variados).
- Os Henu-vodun, que são voduns cultuados por certos clãs que se consideram seus descendentes (variados).
No Brasil, os voduns são cultuados nos terreiros de candomblé, sobretudo nos da nação jeje, onde ainda se conserva alguma lembrança da divisão por famílias.
Rituais[editar | editar código-fonte]
Voduns não usam roupas luxuosas, não gostam de roupas de festa e, geralmente, preferem a boa e velharoupa de ração. As danças são cadenciadas em um ritmo mais denso e pesado. Os voduns estão sempre de olhos abertos e, salvo algumas exceções, conversam (usando preferencialmente um dialeto próprio) e dão conselhos a quem os procura.
Iniciação[editar | editar código-fonte]
A iniciação ao culto dos voduns é complexa é longa e pode envolver longas caminhadas a santuários e mercados e períodos de reclusão dentro do convento ou terreiro hunkpame que podem chegar a durar um ano, quando os neófitos são submetidos a uma dura rotina de danças, preces, aprendizagem delínguas sagradas e votos de segredo e obediência.
Hierarquia[editar | editar código-fonte]
- Bokonon - Sacerdote do vodum Fa equivalente ao Babalawo
- Doté Sacerdotes (homens) da família de Sogbo e Doné sacerdotisas (mulheres). Esse título é usado no Terreiro do Bogum, onde também são usados os títulos Gaiaku e Mejitó. Similar à Iyalorixá.
- Noche - Sacerdotisas do Jeje-Mina.
- Vodúnsi - após 1 ano da iniciação.
- Kajekaji - iniciado que ainda não completou o ciclo de obrigações.
Referências
Referências[editar | editar código-fonte]
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- Slave Society on the Southern Plantation. The Journal of Negro History. Vol. VII-January, 1922-No.1.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
em inglês
- Open Directory Project Vodou, Vodun, Voodoo category
- The Vodun Phenomenon in Benin
- The Cult of Vodon
- Voduns in America
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vodum