Por: Luis Pellegrini
O canto “overtone” é uma das maravilhas que o aparelho vocal humano consegue produzir. Também chamado de canto de sobretons ou polifônico, trata-se de uma técnica vocal tradicional de culturas como a da Mongólia e do Tibete, com a qual um cantor pode emitir dois ou até três sons de uma só vez.
Normalmente esse canto é constituído de um som básico (a nota tônica), e de outras notas em harmônico, geralmente uma oitava acima (embora existam cantores orientais que conseguem fazê-lo duas oitavas acima da nota básica). São, todos eles, harmônicos que estão contidos em uma única voz! Estes harmônicos fazem a melodia da música enquanto a nota grave ou a tônica faz a base como se fosse um outro cantor fazendo um acompanhamento.
Na Mongólia, mulheres cantoras de overtone
O canto overtone é bastante praticado como exercício de harmonização e crescimento espiritual por tradições da Ásia Central aparentadas com o budismo. Nos últimos anos, ganhou adeptos também em países do mundo ocidental. Uma das maiores intérpretes dessa modalidade é Natacha Nikeprelevic, da qual apresentamos um vídeo curto logo abaixo. Prestem atenção como ela consegue cantar nos sons agudos como se fosse uma flauta. O overtone é uma técnica difícil e requintada. Seus praticantes afirmam que ele é capaz de transportar cantores e ouvintes para regiões mais elevadas e diferenciadas da mente, produzindo com frequência um estado de calma e paz. Logo abaixo do vídeo de Natacha Nikeprelevic, colocamos também o vídeo de um cantor popular mongol que se exibe em canto overtone acompanhado por seu instrumento de cordas.
Vídeo 1: Natacha Nikeprelevic, canto overtone para voz a cappella: “Towards the Light” (Em direção à luz).
Video 2: Igil, cantor popular mongol canta em overtone acompanhado por instrumento tradicional de duas cordas.