Se desejam assistir ao espetáculo do magma fervente no interior de um lago de lava sem se levantar da poltrona e sem risco de queimaduras fatais, esta é a boa oportunidade: Geoff Mackley e Chris Horsly, dois exploradores da Ultimate Expeditions Vulcano levaram o trekker do Google Street View dentro da cratera Marum, situada no topo do vulcão ativo da ilha de Ambrym, no arquipélago das Vanuatu, no sul do Pacífico.
Estamos no sul do Pacífico, a mais de 2 mil quilômetros do litoral da Austrália, entre praias de areia preta, mata fechada e 9 vulcões ativos.
Para chegar tão perto do magma fervente, os pesquisadores precisam usar roupas especiais.
Na boca do vulcão
Para realizar as imagens, os dois exploradores carregaram nos ombros a câmera fotográfica panorâmica e, com o auxílio de cordas, desceram 400 metros no interior da cratera.
Chegaram desse modo até a borda de um lago de lava do tamanho de dois campos de futebol! “Descer tão fundo na cratera de um vulcão ativo e sentir o calor que a lava desprende é mesmo uma experiência fenomenal”, relatou Horsly ao fim da expedição.
A ilha de Ambrym é pouco mais de um atol de 39 quilômetros quadrados que hospeda dois vulcões ativos: Marum e Benbow. Ambos realmente se assemelham a portas que conduzem diretamente ao inferno. Mesmo assim, cerca de 7 mil pessoas moram nas encostas e convivem tranquilamente há séculos com as presenças ameaçadoras dos vulcões.
A ilha Ambrym, no arquipélago das Vanuatu, Pacífico Sul, aparece como um cone vulcânico que emerge subitamente das profundezas do mar. Tem só 33 quilômetros quadrados, mas neles estão dois poderosos vulcões ativos.
Moses, indígena de Vanuatu, e chefe da aldeia de Endu, explicou aos membros da expedição que na sua cultura os dois vulcões de Ambrym são demônios e devem ser tratados com respeito, caso contrário podem acordar de um momento para outro. Benbow e Marum são na verdade marido e mulher: às vezes discutem, e quando a briga fica feia, acontece uma erupção. Ela normalmente é aplacada com o sacrifício de um porco.
O arquipélago de Vanuatu está se recuperando pouco a pouco dos danos infligidos em 2015 pelo ciclone Pam. Moses e os outros chefes de aldeias da comunidade local estão convencidos de que o retorno dos turistas poderá ajudar a retomada da economia de Vanuatu, e salvar a própria cultura local.
Galeria de imagens:
A galeria de fotos abaixo é feita de imagens da descida de Geoff Mackley e Chris Horsly no interior da cratera Marum, no arquipélago das Vanuatu, com o trecker, a câmera especial de 360 graus que realiza imagens que podem ser encontradas no Google Street View (Marum volcano).
Video: Ambrym Volcano
Video: Cratera Marum Crater, ilha de Ambrym island, Vanuatu