investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
- "Autismo: Estratégias práticas para a escola e a casa", de Mariana Zanetti e Vanessa Vieira de Souza
- "Intervenções comportamentais para o autismo: Teoria e Prática", de James K. Luiselli
- "Autismo: Da pesquisa à prática clínica", de Dora Fix Ventura
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- "Early intensive behavioral intervention: outcomes for children with autism and their parents after two years", de Geraldine Dawson et al. (American Journal of Mental Retardation, 2010)
- Dificuldade em fazer contato visual;
- Dificuldade em estabelecer relações interpessoais;
- Dificuldade em se comunicar de forma adequada;
- Interesses restritos e repetitivos;
- Comportamentos estereotipados, como balançar as mãos ou repetir frases;
- Sensibilidade anormal aos estímulos sensoriais, como luzes brilhantes ou sons altos.
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- "Social Behavior and Self-Management: 5-Point Scales for Adolescents and Adults with Autism" de K. Dunn Buron e J. Curtis (Autism Asperger Publishing Company, 2007)
- "The Social Skills Picture Book: Teaching play, emotion, and communication to children with autism" de J. Baker e M. Brightman (Future Horizons, 2003)
- "Autism Spectrum Disorders: A Research Review for Practitioners" - Andrew Zimmerman e Michael Guralnick
- "Understanding and Managing Children's Classroom Behavior: Creating Sustainable, Resilient Classrooms" - Sam Goldstein e Robert Brooks
- "Behavioral Intervention for Young Children with Autism: A Manual for Parents and Professionals" - Catherine Maurice, Gina Green e Stephen C. Luce
- "The Essential Guide to Safe Travel-Training for Children with Autism and Intellectual Disabilities" - Dr. Desirée Gallimore
- "Understanding Autism: The Essential Guide for Parents" - Dr. Katrina Williams e Professor Jacqueline Roberts
- "Autism Spectrum Disorder: Characteristics, Causes, and Practical Issues" - Jill Boucher
- "Behavioral Challenges in Children with Autism and Other Special Needs: The Developmental Approach" - Diane Cullinane e Robert G. Voogt
- "Understanding and Evaluating Autism Theory" - Nick Chown
- "Autism Spectrum Disorders: Identification, Education, and Treatment" - Dianne Zager
- "Understanding the Nature of Autism and Asperger's Disorder: Forty Years of Clinical Practice and Pioneering Research" - Edward R. Ritvo e Geraldine Dawson
- Movimentos repetitivos do corpo, como balançar as mãos ou bater os pés no chão
- Fixação em objetos ou partes do corpo, como brincar com os dedos ou observar objetos de perto
- Repetir palavras ou frases fora de contexto
- Fazer perguntas repetidamente
- Contar objetos ou informações
- Organizar objetos de uma maneira específica ou seguir rotinas fixas
- Mexer com objetos ou brinquedos de forma repetitiva
- Rodar ou girar objetos ou o próprio corpo
- Balancear ou girar a cabeça
- Fazer ruídos repetitivos, como estalar os dedos ou bater na mesa
- Cheirar ou tocar objetos repetidamente
- Morder ou mastigar objetos não comestíveis
- Esfregar as mãos ou outras partes do corpo
- Pisar ou andar na ponta dos pés
- Desenhar ou escrever as mesmas coisas repetidamente
- Olhar para luzes ou reflexos repetidamente
- Assistir aos mesmos vídeos ou programas de TV repetidamente
- Fazer movimentos repetitivos com os olhos
- Mexer as pernas ou os braços de forma rítmica
- Repetir atividades ou jogos específicos várias vezes seguidas.
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- "Neurotribes: O Legado do Autismo e o Futuro da Neurodiversidade" de Steve Silberman
- "O livro do autismo" de Andrew Levy
- "1001 Grandes Ideias para Ensinar e Criar Crianças com Autismo ou Asperger" de Ellen Notbohm e Veronica Zysk
- "O Cérebro Autista: Pensando Através do Espectro" de Temple Grandin e Richard Panek
- "Olhe-me nos Olhos: Minha Vida com Asperger" de John Elder Robison
- "A Razão pela qual Eu Pulo: A Voz Interior de um Menino de Treze Anos com Autismo" de Naoki Higashida
- "Dez coisas que toda criança com autismo deseja que você saiba" de Ellen Notbohm
- "Um começo precoce para o seu filho com autismo" de Sally J. Rogers e Geraldine Dawson
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- "Aspergirls: Empoderando Mulheres com Síndrome de Asperger" de Rudy Simone.
- "Autism Spectrum Disorder" - American Psychiatric Association (2013) - Este é o manual de diagnóstico e estatística atualmente utilizado pelos profissionais de saúde mental para o diagnóstico do autismo.
- "Thinking in Pictures: My Life with Autism" - Temple Grandin (1995) - Este livro é uma autobiografia da autora, que tem autismo. Ela fala sobre suas experiências na vida e como ela entende o mundo ao seu redor.
- "The Reason I Jump: The Inner Voice of a Thirteen-Year-Old Boy with Autism" - Naoki Higashida (2013) - Este livro é uma tradução do Japonês, escrito por um adolescente com autismo que oferece uma perspectiva única sobre o que é ter autismo.
- "An Early Start for Your Child with Autism" - Sally J. Rogers, Geraldine Dawson, e Laurie A. Vismara (2012) - Este livro apresenta uma abordagem prática para pais e cuidadores de crianças com autismo, abrangendo desde o diagnóstico até o tratamento.
- "Neurotribes: The Legacy of Autism and the Future of Neurodiversity" - Steve Silberman (2015) - Este livro oferece uma visão histórica do autismo e sua relação com a neurodiversidade.
O artigo "Relatório breve: preditores de resultados no Early Start Denver Model entregues em um ambiente de grupo", de Vivanti, G., Dissanayake, C., Zierhut, C., Rogers, S. J., & Victorian Autism Specific Early Learning and Care Centre (2013), foi publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders. O estudo investigou os preditores de resultados obtidos com a implementação do Early Start Denver Model (ESDM) em um ambiente de grupo.
O ESDM é um programa de intervenção precoce desenvolvido para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Ele combina técnicas de desenvolvimento infantil e intervenção comportamental intensiva para promover o aprendizado e o desenvolvimento em crianças pequenas com TEA. O objetivo do estudo era identificar quais fatores poderiam prever os resultados obtidos por meio do ESDM em um contexto de grupo.
Os pesquisadores conduziram o estudo com um grupo de crianças com idades entre 18 e 30 meses, que foram submetidas ao ESDM em um ambiente de grupo por um período de 2 anos. Eles mediram vários fatores, incluindo a gravidade inicial do TEA, o nível de desenvolvimento cognitivo, a gravidade dos comportamentos disruptivos e o envolvimento social das crianças.
Os resultados do estudo mostraram que a gravidade inicial do TEA e o nível de desenvolvimento cognitivo foram preditores significativos dos resultados obtidos com o ESDM. Quanto maior a gravidade inicial do TEA, menor foi o progresso observado no final do período de intervenção. Além disso, crianças com maior nível de desenvolvimento cognitivo apresentaram melhores resultados em comparação com aquelas com menor nível de desenvolvimento.
No entanto, não foram encontradas associações significativas entre a gravidade dos comportamentos disruptivos ou o envolvimento social das crianças e os resultados obtidos com o ESDM. Isso sugere que, embora esses fatores sejam importantes para a compreensão do quadro clínico e do funcionamento das crianças com TEA, eles podem não ter um impacto direto nos resultados da intervenção específica do ESDM em um ambiente de grupo.
Em suma, o estudo forneceu insights importantes sobre os preditores de resultados no ESDM entregue em um ambiente de grupo. Os resultados destacaram a importância da gravidade inicial do TEA e do nível de desenvolvimento cognitivo na predição do progresso das crianças com TEA após a implementação do ESDM. Essas descobertas podem ajudar os profissionais a identificar crianças que podem se beneficiar mais com a intervenção e a adaptar o programa às necessidades individuais de cada criança com TEA.