"A Interpretação das Culturas" - Clifford Geertz

   





 



PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CIENTÍFICA (com IAC)
investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
uma das atuações do seu Pastorado4







"A Interpretação das Culturas" - Clifford Geertz
o conteúdo original que inclui este estudo está neste link aqui



Introdução:
"A Interpretação das Culturas" é um livro de Clifford Geertz, um dos antropólogos mais influentes do século XX, publicado em 1973. O livro foi escrito durante um período de intensa reflexão e debate na antropologia, quando as teorias dominantes, como o funcionalismo e o estruturalismo, estavam sendo questionadas e novas abordagens estavam surgindo. Geertz propõe uma abordagem interpretativa da cultura, que enfatiza a importância da compreensão da perspectiva dos próprios membros da cultura em questão.



Contexto:
O livro foi escrito durante um período de intensa mudança na antropologia, conhecido como "crise da representação". Os teóricos questionavam a objetividade da antropologia e o papel do antropólogo como um observador neutro. Geertz, juntamente com outros antropólogos interpretativos, propôs que a antropologia deveria se concentrar na interpretação dos significados culturais, em vez de buscar leis universais que explicassem o comportamento humano.



Resumo:
O livro de Geertz é uma coletânea de ensaios que exploram a natureza da cultura e a forma como ela pode ser interpretada. Ele argumenta que a cultura é um sistema de significados que as pessoas usam para dar sentido à sua experiência, e que a interpretação desses significados é fundamental para a compreensão da cultura. Geertz usa exemplos de culturas em todo o mundo para ilustrar sua abordagem interpretativa, incluindo o conceito de "thick description" (descrição densa), que envolve a descrição detalhada de um evento cultural para que se possa entender o seu significado dentro do contexto cultural.



Considerações, informações e afirmações que motivaram o livro:

  1. A cultura é um sistema de significados que as pessoas usam para dar sentido à sua experiência.
  2. A interpretação desses significados é fundamental para a compreensão da cultura.
  3. A antropologia deve se concentrar na interpretação dos significados culturais, em vez de buscar leis universais que expliquem o comportamento humano.
  4. A objetividade na antropologia é uma ilusão, e os antropólogos sempre operam a partir de um ponto de vista particular.
  5. A cultura não é um dado objetivo que pode ser descoberto através da observação científica, mas sim algo que é construído e interpretado pelos próprios membros da cultura.
  6. A compreensão da cultura requer uma abordagem holística que leve em consideração a totalidade do sistema cultural.
  7. A cultura não é uma entidade fixa e homogênea, mas sim algo que está em constante mudança e evolução.
  8. As diferenças culturais são fundamentais para a compreensão da diversidade humana e devem ser valorizadas e respeitadas.
  9. A compreensão da cultura é importante para a resolução de conflitos interculturais.
  10. A cultura é uma fonte de poder e dominação, e a análise crítica da cultura pode ajudar a expor e desafiar essas estruturas de poder.
  11. A compreensão da cultura é fundamental para a formulação de políticas públicas que levem considerações, informações e afirmações que motivaram o livro:
  12. A abordagem interpretativa da cultura é uma abordagem qualitativa que enfatiza a compreensão dos significados culturais em vez de quantificação de dados.
  13. A abordagem interpretativa é complementar à abordagem funcionalista, que se concentra nas funções da cultura para a sociedade como um todo.
  14. A abordagem interpretativa enfatiza a importância da subjetividade e da perspectiva dos próprios membros da cultura em questão.
  15. A abordagem interpretativa permite que as culturas sejam vistas como sistemas complexos e dinâmicos de significado, em vez de simplesmente como comportamentos observáveis.
  16. A abordagem interpretativa permite que as pessoas sejam vistas como agentes ativos na construção de sua própria cultura, em vez de meros produtos de forças sociais ou biológicas.
  17. A abordagem interpretativa da cultura é influenciada pela hermenêutica, uma filosofia da interpretação que se concentra na compreensão dos textos e das práticas culturais.
  18. A abordagem interpretativa da cultura é influenciada pelo simbolismo, uma abordagem que se concentra nos significados simbólicos e culturais dos objetos e práticas.
  19. A abordagem interpretativa da cultura é influenciada pela fenomenologia, uma filosofia que se concentra na experiência subjetiva e na percepção individual.
  20. A abordagem interpretativa da cultura tem sido criticada por alguns antropólogos que a consideram subjetiva demais e que argumentam que a abordagem funcionalista é mais objetiva e científica.

Conclusão:
"A Interpretação das Culturas" é uma obra fundamental para a antropologia interpretativa e tem sido influente em muitas outras disciplinas que lidam com a cultura. A abordagem interpretativa proposta por Geertz enfatiza a importância da compreensão dos significados culturais e da perspectiva dos próprios membros da cultura em questão. A obra de Geertz ajudou a superar a crise da representação na antropologia e abriu caminho para novas abordagens que valorizam a subjetividade e a diversidade cultural.





BIBLIOGRAFIA 
  • "Antropologia Interpretativa" de Geertz, Clifford.
  • "A Nova Antropologia" de Marcus, George E. e Michael M.J. Fischer.
  • "A Crise da Representação" de Marcus, George E. e Michael M.J. Fischer.
  • "O Impacto do Conceito de Cultura sobre o Conceito de Homem" de Boas, Franz.
  • "Cultura: Um Conceito Antropológico" de Kroeber, Alfred L. e Clyde Kluckhohn.
  • "O Significado em Antropologia" de Schneider, David.
  • "A Cultura na Prática" de Ortner, Sherry B.
  • "Pessoas Fazendo Coisas: Uma Abordagem Arqueológica da Ação Humana" de Hodder, Ian.
  • "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" de Harari, Yuval Noah.
  • "A Lógica da Prática" de Bourdieu, Pierre.