Livro "A Confissão de Westminster" por vários autores

  



 




PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CIENTÍFICA (com IAC)
investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
uma das atuações do seu Pastorado4


o estudo deste livro pertence ao programa neste link aqui




Livro "A Confissão de Westminster" por vários autores
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1. O LIVRO

"A Confissão de Westminster", escrito por vários autores, tem desfrutado de um notável sucesso em termos de vendas e repercussão em todo o mundo. Desde o seu lançamento, o livro tem cativado leitores com sua abordagem profunda e significativa sobre questões teológicas e doutrinárias fundamentais. Sua influência se estende além do círculo acadêmico e teológico, alcançando também aqueles interessados em história religiosa e cristianismo reformado. Através de suas páginas, "A Confissão de Westminster" tem inspirado discussões vigorosas e reflexões intelectuais, tornando-se uma obra de referência essencial para estudiosos e estudantes de teologia, bem como para qualquer pessoa interessada em compreender as bases da fé cristã reformada. A combinação de rigor acadêmico e clareza na exposição das doutrinas essenciais tem sido um fator chave para o sucesso deste livro, consolidando seu lugar como um clássico moderno e uma fonte confiável de conhecimento teológico.




2. RESUMO

"A Confissão de Westminster" é um livro composto por um conjunto de documentos teológicos que foram redigidos por teólogos reformados e líderes da Igreja da Inglaterra durante o século XVII. O livro aborda uma ampla gama de temas teológicos, doutrinários e eclesiásticos, oferecendo uma visão abrangente e sistemática da fé cristã reformada. Dividido em várias seções, o livro começa com uma introdução que discute a importância da Bíblia como a Palavra de Deus e a autoridade final em questões de fé e prática. Em seguida, apresenta uma confissão de fé que estabelece os princípios fundamentais da teologia reformada, abrangendo temas como a doutrina da Trindade, a criação, a queda do homem, a redenção em Cristo, a graça salvadora e os meios de graça. Além disso, o livro trata de questões eclesiásticas, como a forma de governo da igreja, a ordenação de ministros e os sacramentos. Também inclui catecismos que oferecem um resumo conciso da doutrina cristã para ser ensinado às congregações e às crianças. No geral, "A Confissão de Westminster" é uma obra abrangente que busca fornecer uma base teológica sólida para a fé reformada, abordando tanto questões doutrinárias como práticas, e continua a ser uma referência importante no estudo da teologia reformada até os dias atuais.





3. AUTORIA E CONTEXTO

Curta biografia do autor:
"A Confissão de Westminster" foi escrito por um grupo de teólogos e líderes da Igreja da Inglaterra durante o século XVII. Embora não exista um único autor atribuído ao livro, é conhecido que ele foi elaborado por uma assembleia de teólogos que se reuniram em Westminster, Londres, entre 1643 e 1649. Essa assembleia era composta por cerca de 120 ministros e teólogos, incluindo nomes proeminentes como Samuel Rutherford, Thomas Goodwin e John Owen. Esses indivíduos eram líderes influentes no movimento da Reforma Protestante na Inglaterra e tinham profundo conhecimento teológico e experiência pastoral.

Motivação para escrever o livro:
A redação de "A Confissão de Westminster" foi impulsionada por diversos motivos. Primeiramente, o contexto da época era marcado por conflitos religiosos e debates teológicos intensos. A assembleia em Westminster foi convocada com o objetivo de reformar a Igreja da Inglaterra e estabelecer uma base teológica sólida que refletisse os princípios da fé reformada. Além disso, a Confissão foi escrita como uma resposta direta às pressões políticas e religiosas enfrentadas pelos reformados na Inglaterra, uma vez que eles buscavam afirmar sua identidade teológica e resistir às influências do catolicismo e do arminianismo. Assim, a motivação principal para escrever o livro foi a necessidade de definir e preservar a ortodoxia reformada em um período de turbulência religiosa e incertezas doutrinárias.

Contexto nacional e mundial:
O contexto nacional e mundial em que "A Confissão de Westminster" foi escrito foi de extrema importância. No âmbito nacional, a Inglaterra estava passando por uma época de intensa agitação religiosa, com a Guerra Civil Inglesa em curso. O país estava dividido entre facções políticas e religiosas, e a assembleia de Westminster foi convocada como parte dos esforços para consolidar uma igreja reformada nacionalmente reconhecida. A Confissão foi elaborada com o objetivo de unificar a doutrina e prática religiosa em meio a esse contexto conturbado. No contexto mundial, a Reforma Protestante havia ganhado força na Europa, e os teólogos envolvidos na redação do livro estavam conscientes da necessidade de fortalecer e defender a teologia reformada em meio a ameaças teológicas e políticas. A Confissão foi escrita não apenas para orientar a Igreja da Inglaterra, mas também para se posicionar dentro do cenário teológico europeu, buscando ser uma expressão clara e abrangente da fé reformada.





4. CONSIDERAÇÕES

"A Confissão de Westminster" é composta por uma série de afirmativas e conclusões abrangentes sobre diversos temas teológicos e doutrinários. Aqui estão 20 exemplos dessas afirmativas e conclusões:

  1. A Bíblia é a Palavra de Deus escrita, sendo infalível, autoritativa e a única regra de fé e prática para os crentes.
  2. Deus é um ser único e eterno, existindo em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, formando a Trindade.
  3. Deus é o criador do universo e tudo o que existe foi criado por sua vontade soberana.
  4. O homem foi criado à imagem de Deus, mas caiu em pecado por meio da desobediência, trazendo consequências espirituais e físicas.
  5. A salvação é oferecida somente por meio de Jesus Cristo, que é totalmente Deus e totalmente humano, e por sua obra redentora na cruz.
  6. A salvação é pela graça de Deus somente, recebida pela fé, e não pelas obras humanas.
  7. A fé verdadeira produz arrependimento e santificação na vida dos crentes, levando-os a obedecer aos mandamentos de Deus.
  8. A igreja é composta por todos os verdadeiros crentes em Cristo, e sua missão é proclamar o evangelho e fazer discípulos.
  9. A igreja deve ser governada por presbíteros eleitos pela congregação, e não por uma hierarquia clerical.
  10. A igreja deve praticar os sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor como meios de graça instituídos por Cristo.
  11. O batismo deve ser administrado tanto a adultos crentes como a seus filhos, simbolizando a união com Cristo e a entrada na comunidade da igreja.
  12. A Ceia do Senhor é um memorial do sacrifício de Cristo na cruz, e os crentes devem participar dela em fé e comunhão uns com os outros.
  13. A oração é uma prática essencial na vida do crente, permitindo a comunicação com Deus e buscando sua direção e intervenção.
  14. A ressurreição dos mortos é uma doutrina fundamental da fé cristã, e todos os crentes terão uma vida eterna com Deus.
  15. A segunda vinda de Cristo é uma esperança futura para os crentes, quando ele retornará em poder e glória para julgar o mundo e estabelecer seu reino eterno.
  16. A adoração a Deus deve ser realizada com reverência e sinceridade, envolvendo a leitura das Escrituras, a pregação da Palavra e o louvor.
  17. Os crentes devem buscar viver uma vida santa e se afastar do pecado, sendo transformados pela graça de Deus e pela obra do Espírito Santo.
  18. A obediência à lei moral de Deus é um reflexo do amor e gratidão do crente a Deus, embora não seja a base de sua salvação.
  19. A ética cristã envolve amar a Deus e ao próximo, buscando o bem-estar e a justiça social.
  20. A missão da igreja é levar o evangelho a todas as nações e fazer discípulos, compartilhando a mensagem da salvação em Cristo e ensinando-os a obedecer a tudo o que Jesus ensinou.

Essas afirmativas e conclusões presentes em "A Confissão de Westminster" buscam fornecer uma estrutura sólida e abrangente para a compreensão da fé cristã reformada. O livro procura ser fiel às Escrituras e oferecer respostas claras às questões teológicas e doutrinárias da época. Suas conclusões têm como objetivo unificar a Igreja da Inglaterra e estabelecer uma base teológica consistente, rejeitando influências teológicas consideradas contrárias aos princípios reformados.

Ao fazer essas afirmativas e conclusões, os autores procuram estabelecer a identidade teológica da Igreja da Inglaterra, reafirmando a soberania de Deus, a suficiência das Escrituras, a centralidade de Cristo na salvação e a responsabilidade dos crentes em viver uma vida piedosa. Além disso, o livro enfatiza a importância da comunidade da igreja, do serviço ao próximo e da proclamação do evangelho como elementos fundamentais na vida do crente.

"A Confissão de Westminster" visa proporcionar uma estrutura doutrinária abrangente que possa ser aplicada em diferentes contextos e tempos. Seu impacto vai além da Igreja da Inglaterra, influenciando outras denominações e sendo considerado um documento importante no estudo da teologia reformada. As afirmativas e conclusões presentes no livro refletem o compromisso dos autores em defender e transmitir a fé reformada de acordo com sua compreensão das Escrituras e da tradição teológica reformada.





5. APOIOS RELEVANTES

Charles Hodge: Charles Hodge, um teólogo presbiteriano americano do século XIX, é conhecido por sua defesa e promoção das doutrinas reformadas. Ele concordou com muitas das considerações presentes em "A Confissão de Westminster", especialmente em relação à autoridade da Bíblia como a Palavra de Deus e à centralidade de Cristo na salvação. Hodge enfatizou a necessidade de uma teologia reformada sólida e a importância da graça de Deus na salvação, alinhando-se com as afirmativas e conclusões do livro.

John Murray: John Murray, um teólogo escocês do século XX, fez contribuições significativas para a teologia reformada e também encontrou concordância com várias considerações em "A Confissão de Westminster". Ele apoiou a visão do livro sobre a eleição divina, a salvação pela graça mediante a fé e a necessidade da regeneração pelo Espírito Santo para a salvação. Murray enfatizou a soberania de Deus na salvação e a união vital com Cristo, compartilhando assim posições semelhantes às expressas na obra.

J. I. Packer: J. I. Packer, um renomado teólogo anglo-canadense do século XX, é conhecido por sua defesa da teologia reformada e suas contribuições para a literatura teológica. Ele concordou com várias considerações presentes em "A Confissão de Westminster", incluindo a autoridade das Escrituras, a graça salvadora de Deus, a centralidade de Cristo e a importância da santificação na vida do crente. Packer valorizou a abordagem sistemática do livro e sua ênfase na teologia reformada, encontrando ressonância com suas próprias convicções teológicas.

Essas três figuras influentes na teologia reformada expressaram concordância com várias considerações presentes em "A Confissão de Westminster", destacando sua importância e relevância dentro do contexto da teologia reformada. Suas perspectivas e ensinamentos alinhados com as afirmativas e conclusões do livro, fortalecendo assim sua aceitação e reconhecimento como um texto teológico significativo.





6. CRÍTICAS RELEVANTES

Richard Baxter: Richard Baxter, um influente teólogo puritano do século XVII, expressou discordância com algumas considerações presentes em "A Confissão de Westminster". Ele criticou especialmente a posição do livro em relação à doutrina da predestinação, argumentando que ela era excessivamente rígida e não considerava adequadamente a responsabilidade humana e a vontade de Deus de salvar a todos. Baxter defendeu uma visão mais inclusiva da salvação e enfatizou a importância do arrependimento e da busca ativa da santidade.

John Wesley: John Wesley, o fundador do movimento metodista, discordou de certas considerações presentes em "A Confissão de Westminster". Ele divergiu particularmente da visão do livro sobre a graça preveniente, que sustenta que a graça de Deus age primeiro para despertar e capacitar a vontade humana para a salvação. Wesley defendeu uma perspectiva arminiana que afirmava que a graça de Deus é resistível e que os seres humanos têm liberdade de escolha em responder ou rejeitar a graça divina.

Karl Barth: Karl Barth, um influente teólogo reformado do século XX, expressou críticas significativas às considerações presentes em "A Confissão de Westminster". Ele argumentou que o livro enfatizava muito a razão humana e a autoridade das Escrituras, negligenciando a centralidade de Cristo como a Palavra de Deus viva e a necessidade de uma abordagem mais existencial e relacional da teologia. Barth também contestou a ênfase da Confissão na doutrina da predestinação, argumentando que ela reduzia a liberdade e a responsabilidade humana.

Essas três figuras teológicas relevantes discordaram de diferentes aspectos das considerações presentes em "A Confissão de Westminster". Suas críticas abrangem questões relacionadas à predestinação, à graça salvadora e à abordagem teológica geral. Essas divergências refletem a variedade de perspectivas teológicas existentes dentro do cristianismo e destacam o debate contínuo e a diversidade de interpretações mesmo entre teólogos influentes.





7. CONSIDERAÇÕES PARA O NOSSO DIA A DIA

A importância da graça e do perdão: "A Confissão de Westminster" enfatiza a centralidade da graça de Deus na vida dos crentes. Essa consideração é relevante para o nosso dia a dia, pois nos lembra da importância de praticar o perdão e estender graça aos outros. Ao perdoar e buscar a reconciliação, podemos cultivar relacionamentos saudáveis, evitar o ressentimento e promover a nossa própria saúde mental.

A busca pela santidade e a transformação pessoal: O livro destaca a importância da santificação na vida dos crentes. Isso nos lembra que estamos em um processo contínuo de crescimento espiritual e que devemos buscar a transformação pessoal em todas as áreas da nossa vida. Ao nos esforçarmos para viver de acordo com os princípios bíblicos e buscar a santidade, podemos experimentar uma vida mais significativa e relações mais saudáveis.

O amor ao próximo e a busca pela justiça social: "A Confissão de Westminster" ressalta o mandamento de amar ao próximo e a importância da ética cristã na vida dos crentes. Essa consideração nos desafia a nos envolvermos ativamente no cuidado e na promoção do bem-estar dos outros, bem como na busca pela justiça social. Ao praticarmos a empatia, a compaixão e o compromisso com a justiça, podemos fortalecer nossos relacionamentos e contribuir para uma sociedade mais saudável e equitativa.

Essas considerações do livro podem ter um impacto significativo em nosso cotidiano, influenciando positivamente nossa saúde mental, nossos relacionamentos e nossa interação com o mundo ao nosso redor. Ao internalizar esses princípios e aplicá-los em nossa vida diária, podemos experimentar um maior bem-estar emocional, relacionamentos mais saudáveis e uma participação ativa na construção de um mundo mais justo e compassivo.




8. JESUS CRISTO 

Amor ao próximo: Jesus enfatizou repetidamente o mandamento de amar o próximo como a si mesmo. Ele nos ensinou a tratarmos uns aos outros com bondade, compaixão e respeito, independentemente de diferenças de origem, raça, religião ou posição social. O amor ao próximo nos convida a sermos sensíveis às necessidades dos outros, a praticar a empatia e a buscar a reconciliação em nossos relacionamentos.

Perdão e reconciliação: Jesus ensinou a importância do perdão e da reconciliação na convivência humana. Ele nos encorajou a perdoar aqueles que nos ofenderam e a buscar a reconciliação com aqueles com quem temos conflitos. Jesus exemplificou essa virtude em sua própria vida, perdoando aqueles que o traíram e o crucificaram. O perdão promove a cura emocional, fortalece os laços entre as pessoas e possibilita a construção de relacionamentos saudáveis e duradouros.

Humildade e serviço: Jesus ensinou que o maior entre nós é aquele que serve aos outros. Ele nos convidou a abandonar a busca pelo poder e pela posição elevada, e a adotar uma postura de humildade e serviço. A humildade nos ajuda a valorizar os outros, a reconhecer nossas próprias limitações e a cultivar a empatia. Ao servirmos uns aos outros, contribuímos para a construção de uma comunidade mais solidária, atendendo às necessidades dos outros e promovendo a harmonia e a cooperação.

Esses ensinamentos de Jesus sobre amor ao próximo, perdão e reconciliação, e humildade e serviço são fundamentais para uma boa convivência humana. Ao praticarmos esses princípios em nossas interações diárias, podemos cultivar relacionamentos saudáveis, promover a paz e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e compassiva.