investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
Os Ensinos de Jesus sobre Justiça e Igualdade
001 MATEUS 5:3MATEUS 5:6 – "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos."
MATEUS 5:42 – "Dá a quem te pedir e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes."
MATEUS 6:19-21 – "Não ajunteis tesouros na terra [...] onde os ladrões minam e roubam."
MATEUS 6:24 – "Ninguém pode servir a dois senhores [...] Não podeis servir a Deus e às riquezas."
MATEUS 19:21 – "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres."
MATEUS 20:1-16 – Parábola dos trabalhadores na vinha: todos recebem igualmente.
MATEUS 23:12 – "Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado."
MARCOS 6:34-44 – Multiplicação dos pães: Jesus garante comida para todos.
MARCOS 8:1-9 – Nova multiplicação dos pães, reforçando a partilha.
LUCAS 3:10-11 – "Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem."
LUCAS 6:20 – "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus."
LUCAS 6:24-25 – "Ai de vós, ricos! Porque já recebestes a vossa consolação."
LUCAS 12:15 – "A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui."
LUCAS 12:33 – "Vendei o que tendes e dai esmolas."
LUCAS 14:12-14 – "Quando deres um banquete, convida os pobres, aleijados, mancos e cegos."
LUCAS 18:22 – "Falta-te ainda uma coisa: vende tudo o que tens e dá aos pobres."
LUCAS 22:25-26 – "O maior entre vós seja como o que serve."
ATOS 4:32-35 – "Ninguém dizia ser sua coisa alguma do que possuía, mas todas as coisas lhes eram comuns."
ATOS 11:27-30 – "Os discípulos determinaram mandar socorro aos irmãos que habitavam na Judeia."
ATOS 20:35 – "Mais bem-aventurado é dar do que receber."
ROMANOS 15:25-27 – Paulo organiza coleta para ajudar os pobres.
1 CORÍNTIOS 1:26-29 – "Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes."
1 CORÍNTIOS 12:26 – "Se um membro sofre, todos sofrem com ele."
2 CORÍNTIOS 9:6-7 – "Cada um contribua segundo propôs no coração, não com tristeza ou por necessidade."
2 CORÍNTIOS 9:10-11 – "Aquele que dá a semente ao que semeia também multiplicará a vossa sementeira."
EFÉSIOS 4:28 – "O que furtava não furte mais; antes, trabalhe [...] para repartir com o que tiver necessidade."
FILIPENSES 2:3-4 – "Cada um não olhe somente para o que é seu, mas também para o que é dos outros."
COLOSSENSES 3:11 – "Onde não há grego, nem judeu, servo, nem livre; mas Cristo é tudo em todos."
1 TESSALONICENSES 5:14-15 – "Ajudem os fracos, sejam pacientes com todos."
TIAGO 1:9-10 – "O irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, mas o rico na sua humilhação."
TIAGO 4:1-3 – "Vós cobiçais e nada tendes, sois invejosos e cobiçosos."
1 PEDRO 3:8 – "Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos."
1 JOÃO 4:20-21 – "Se alguém diz: 'Eu amo a Deus' e odeia seu irmão, é mentiroso."
LEVÍTICO 25:35-36 – "Se teu irmão empobrecer e as suas forças decaírem, sustentá-lo-ás."
LEVÍTICO 25:39-40 – "Se teu irmão se tornar pobre e se vender a ti, não o farás servir como escravo."
LEVÍTICO 27:30 – "O dízimo da terra [...] é santo ao Senhor."
DEUTERONÔMIO 15:1-2 – "Ao fim de sete anos farás remissão. Todo credor que emprestou ao seu próximo perdoará a dívida."
DEUTERONÔMIO 15:4 – "Para que entre ti não haja pobre."
DEUTERONÔMIO 15:11 – "Nunca deixará de haver pobres na terra; por isso te ordeno que abras a tua mão para teu irmão."
DEUTERONÔMIO 23:19-20 – "A teu irmão não emprestarás com juros."
DEUTERONÔMIO 24:19-21 – "Quando segares a tua seara e esqueceres um feixe no campo, não voltes para apanhá-lo; será para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva."
DEUTERONÔMIO 27:19 – "Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva."
NEEMIAS 5:10-11 – "Devolvamos-lhes suas terras, vinhas, olivais e casas, e não lhes exijamos mais juros."
JÓ 22:6-9 – "Deste penhores a teu irmão sem motivo e despojaste os nus das suas vestes [...] Ao faminto não deste pão."
SALMOS 9:18 – "Porque o necessitado não será esquecido para sempre."
SALMOS 12:5 – "Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei."
SALMOS 34:6 – "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas angústias."
SALMOS 37:11 – "Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz."
SALMOS 72:4 – "Defenderá os pobres do povo, salvará os filhos do necessitado e quebrantará o opressor."
SALMOS 82:3-4 – "Fazei justiça ao pobre e ao órfão; livrai o aflito e o necessitado das mãos dos ímpios."
SALMOS 112:9 – "Distribuiu, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre."
PROVÉRBIOS 14:31 – "O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou."
PROVÉRBIOS 21:13 – "O que tapa os ouvidos ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido."
PROVÉRBIOS 22:2 – "O rico e o pobre se encontram; a ambos fez o Senhor."
PROVÉRBIOS 22:16 – "O que oprime ao pobre para se engrandecer e o que dá ao rico certamente empobrecerá."
PROVÉRBIOS 28:27 – "O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições."
ISAÍAS 10:1-2 – "Ai dos que decretam leis injustas [...] para despojar os pobres do seu direito."
ISAÍAS 58:6-7 – "Não é este o jejum que escolhi? [...] Reparte o teu pão com o faminto e recolhe em casa os pobres desabrigados."
JEREMIAS 5:27-28 – "Engordam-se, tornam-se nédios; ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa dos órfãos."
JEREMIAS 22:16 – "Julgou a causa do aflito e necessitado; por isso lhe sucedeu bem. Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor."
LAMENTAÇÕES 3:34-36 – "Quando se oprime a todos os presos da terra, quando se perverte o direito do homem perante a face do Altíssimo, não veria o Senhor?"
EZEQUIEL 16:49 – "Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas não ajudou ao pobre e necessitado."
EZEQUIEL 34:16 – "A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrantada ligarei e a enferma fortalecerei."
DANIEL 4:27 – "Ó rei, aceita o meu conselho, põe termo aos teus pecados pela justiça e às tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres."
OSÉIAS 4:1-2 – "Não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. Só prevalecem o perjúrio, a mentira, o homicídio, o furto e o adultério."
OSÉIAS 12:7 – "É um mercador que tem balança enganosa em sua mão; ama a opressão."
AMÓS 4:1 – "Ouvi esta palavra, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que esmagais os necessitados."
AMÓS 6:4-6 – "Ai dos que estão à vontade em Sião [...] mas não se afligem pela miséria de José!"
MIQUÉIAS 2:1-2 – "Ai daqueles que no seu leito intentam a iniquidade [...] Cobiçam campos e roubam-nos, cobiçam casas e as tomam."
MIQUÉIAS 6:8 – "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com teu Deus."
HABACUQUE 2:6 – "Ai daquele que aumenta o que não é seu!"
HABACUQUE 2:12 – "Ai daquele que edifica a cidade com sangue e funda a cidade com iniquidade!"
ZACARIAS 7:9-10 – "Executai juízo verdadeiro, mostrai misericórdia e compaixões cada um a seu irmão. Não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre."
LEVÍTICO 19:15 – "Não fareis injustiça no juízo; não respeitarás a pessoa do pobre, nem honrarás a pessoa do poderoso; com justiça julgarás o teu próximo."
LEVÍTICO 19:33-34 – "Quando o estrangeiro peregrinar na vossa terra, não o oprimireis. O estrangeiro que peregrina entre vós será como o natural da terra."
DEUTERONÔMIO 27:19 – "Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva."
SALMOS 50:16-17 – "Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos e em tomar o meu pacto na tua boca? Pois aborreces a correção e lanças as minhas palavras para trás de ti."
SALMOS 94:20-21 – "Acaso pode associar-se contigo o trono de iniquidade, que forja o mal tendo por pretexto uma lei? Ajuntam-se contra a alma do justo e condenam o sangue inocente."
PROVÉRBIOS 21:27 – "O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!"
ISAÍAS 29:13 – "Porque este povo se aproxima de mim com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim; e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu."
ISAÍAS 58:2-3 – "Ainda me buscam cada dia, e têm prazer em saber os meus caminhos [...] Eis que no dia em que jejuais, achais o vosso próprio contentamento e requereis todo o vosso trabalho."
JEREMIAS 5:30-31 – "Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, os sacerdotes dominam por sua conta, e o meu povo assim o deseja."
JEREMIAS 7:9-11 – "Furtareis, matareis, cometereis adultério, jurareis falsamente, queimareis incenso a Baal [...] e depois vireis e vos apresentareis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome? [...] Esta casa se tornou, para vós, um covil de salteadores."
JEREMIAS 23:1-2 – "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! [...] Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações."
OSÉIAS 6:6 – "Porque eu quero misericórdia, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos."
OSÉIAS 10:13 – "Lavrastes a impiedade, ceifastes a perversidade, comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho e na multidão dos teus valentes."
AMÓS 2:6-7 – "Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por prata e o pobre por um par de sapatos."
AMÓS 5:21-24 – "Aborreço, desprezo as vossas festas e não aceitarei as vossas assembleias solenes. Antes, corra o juízo como as águas, e a justiça como um ribeiro perene."
MIQUÉIAS 3:11 – "Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá."
1. AUTOR, CONTEXTO E SUA RELAÇÃO COM O COMUNISMO
O versículo Mateus 5:3 faz parte do Sermão da Montanha, discurso proferido por Jesus e registrado no Evangelho de Mateus, escrito por volta do século I d.C. O evangelho foi atribuído a Mateus, um ex-publicano que se tornou discípulo de Jesus. O contexto imediato desse versículo é a abertura das Bem-Aventuranças, onde Cristo proclama bênçãos aos marginalizados e desfavorecidos, estabelecendo um novo modelo de justiça e felicidade. A expressão "pobres de espírito" não significa falta de fé, mas sim humildade e dependência de Deus, em contraste com os ricos e poderosos que confiam em suas riquezas e status. O versículo pode ser visto como uma crítica ao acúmulo de bens e à desigualdade social, pilares do sistema capitalista. O Reino dos Céus anunciado por Jesus não é um espaço de privilégios, mas uma comunidade de partilha, onde os necessitados encontram justiça, ecoando princípios do comunismo, que busca a superação da exploração e a igualdade entre os seres humanos.
2. JESUS COMO A PERFEITA REVELAÇÃO DE DEUS
Jesus não apenas pregava um ensinamento moral, mas se apresentava como a plena revelação de Deus, sendo Ele próprio Deus encarnado. Desde o Antigo Testamento, Deus se manifesta em favor dos pobres e oprimidos, como em Isaías 61:1, onde o profeta anuncia boas novas aos humildes e libertação aos cativos—passagem que o próprio Jesus aplica a si mesmo em Lucas 4:18-19. Esse ensinamento é coerente com a totalidade da mensagem de Cristo, que exaltava os pequenos, criticava os ricos opressores (Lucas 6:24-25) e desafiava sistemas baseados na exploração. Assim, Mateus 5:3 deve ser entendido não como uma promessa de recompensa apenas no céu, mas como um chamado à transformação do mundo conforme os princípios divinos, onde a justiça social, o compartilhamento e a solidariedade são fundamentais.
3. DETURPAÇÕES DO VERSÍCULO PARA JUSTIFICAR O CAPITALISMO
Teólogos e líderes religiosos que defendem o capitalismo muitas vezes interpretam "pobres de espírito" como uma condição exclusivamente espiritual, sem relação com questões econômicas ou sociais. Essa leitura, reforçada pelo protestantismo calvinista, sustenta a ideia de que a pobreza material não tem relevância e que a riqueza seria um sinal da bênção divina. Outros tentam desviar o foco do compromisso cristão com os pobres alegando que a miséria é inevitável e que Jesus nunca propôs uma mudança estrutural. Tais interpretações servem para legitimar a exploração e perpetuar sistemas de desigualdade, distorcendo a mensagem de Jesus e afastando o cristianismo de sua essência comunitária e libertadora. O uso ideológico do evangelho para manter o status quo se opõe à prática da igreja primitiva descrita em Atos 2:44-45, onde os discípulos compartilhavam tudo em comum—um modelo claramente comunalista e incompatível com a ganância capitalista.
4. BIBLIOGRAFIA
- "Teologia da Libertação: Perspectivas" – Gustavo Gutiérrez (1971)
- "O Reino de Deus e o Socialismo" – Frei Betto (1986)
- "Cristianismo e Capitalismo: Uma Relação Impossível?" – Jung Mo Sung (2004)
- "Jesus e o Império: O Reino de Deus e o Novo Desafio Global" – Richard A. Horsley (2003)
- "Os Pobres na Bíblia e a Esperança Cristã" – José Comblin (1996)
1. AUTOR, CONTEXTO E SUA RELAÇÃO COM O COMUNISMO
O versículo Mateus 5:5 faz parte das Bem-Aventuranças no Sermão da Montanha, registrado no Evangelho de Mateus, tradicionalmente atribuído ao apóstolo Mateus, um ex-cobrador de impostos que se tornou discípulo de Jesus. O contexto da passagem é a inauguração do Reino de Deus na Terra, onde Jesus inverte os valores do mundo, exaltando os humildes e desfavorecidos em oposição aos poderosos e violentos. A palavra "mansos" não significa passividade ou fraqueza, mas uma disposição de humildade e não violência diante das injustiças. Quando Jesus declara que os mansos "herdarão a terra", Ele anuncia um futuro em que a posse da terra não será dos opressores, dos ricos exploradores, mas daqueles que vivem em justiça e igualdade. Essa ideia se alinha diretamente com os princípios comunistas, que buscam abolir a propriedade privada como meio de opressão e garantir que os bens da terra sejam acessíveis a todos.
2. JESUS COMO A PERFEITA REVELAÇÃO DE DEUS
Jesus é a manifestação plena de Deus na história e Sua mensagem reflete o caráter divino desde a criação. Desde o Antigo Testamento, Deus promete a terra como herança ao povo que pratica a justiça (Salmos 37:11), reafirmando essa promessa em Jesus. A posse da terra sempre esteve ligada à aliança com Deus e à necessidade de justiça, como visto nas leis do Jubileu (Levítico 25:23-24), onde as terras deveriam ser devolvidas ao povo para evitar a acumulação e exploração. Jesus, como o próprio Deus encarnado, reafirma essa visão, contrariando a lógica do poder econômico e social baseada na força e na violência. Assim, Mateus 5:5 não é apenas uma promessa futura, mas um princípio divino sobre a justa distribuição dos bens da terra, coerente com o ensinamento de que a criação pertence a Deus e deve ser compartilhada entre todos.
3. DETURPAÇÕES DO VERSÍCULO PARA JUSTIFICAR O CAPITALISMO
Muitos teólogos e líderes religiosos distorcem este versículo ao interpretá-lo como uma promessa exclusiva para o céu, ignorando seu significado social e econômico. A teologia da prosperidade, por exemplo, argumenta que os "mansos" são aqueles que aceitam submissamente as desigualdades do mundo, confiando em uma recompensa celestial, enquanto os ricos são vistos como abençoados por Deus. Essa interpretação serve para justificar a concentração de terras e riquezas nas mãos de poucos, sustentando que a desigualdade é natural e até divina. No entanto, Jesus ensina exatamente o contrário: os ricos e poderosos, que exploram os trabalhadores e acumulam bens, serão rejeitados no Reino de Deus (Lucas 6:24-25). A interpretação capitalista do versículo contradiz o modelo da igreja primitiva em Atos 4:32-35, onde os cristãos viviam em comunhão, compartilhando bens e garantindo que ninguém passasse necessidade—uma visão claramente próxima dos ideais comunistas.
4. BIBLIOGRAFIA
- "A Economia de Deus" – Ched Myers (1988)
- "A Política de Jesus" – John Howard Yoder (1972)
- "Jesus e os Pobres" – José Comblin (1999)
- "O Deus dos Oprimidos" – James H. Cone (1975)
- "Teologia da Libertação: Perspectivas" – Gustavo Gutiérrez (1971)