Turismo na Lua



http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/282617/Pela-primeira-vez-turistas-far

EM BROTAS

 (photo: )
19.07.2016, 09:38

O TURISMO DE AVENTURA É TUDO DE BOM

Neste inverno, época de temperaturas mais amenas, céu azul e muito sol, que tal ir para Brotas, famosa por suas cachoeiras e rafting no Rio Jacaré-Pepira, mas que oferece uma série de atividades de aventura fora d´água?; ali o turismo de aventuras vai além das cachoeiras e corredeiras sendo possível praticar outras atividades ao ar livre, como caminhada, arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, ciclismo, cavalgada e também para, à noite, realizar a observação de planetas e nebulosas nos potentes telescópios do Centro de Estudos do Universo, então, que tal aproveitar o clima de fazenda e de aventuras? 

Lettera - É inverno! Época de temperaturas mais amenas, de céu azul e muito sol. Que tal ir para Brotas, famosa por suas cachoeiras e rafting no Rio Jacaré-Pepira, mas que oferece uma série de atividades de aventura fora d´água? É a melhor época do ano para atividades ao ar livre, como caminhada, arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, ciclismo, cavalgada e também para, à noite, observar planetas e nebulosas nos potentes telescópios do Centro de Estudos do Universo pois, geralmente, o céu está livre de nuvens. Vão muito bem com o friozinho acompanhar a queima de cerâmica num ateliê que usa a técnica raku, almoçar em sítios e fazendas que usam fogão a lenha e tomar um café no tombado Cine São José, de propriedade do cantor Daniel.
Um roteiro de três ou quatro dias em Brotas ainda permite uma esticada na vizinhança, como ao Território do Calçados de Jaú (a 54km), um shopping com mais de 200 lojas, a Barra Bonita (a 76km), para um passeio de barco na eclusa do rio Tietê, ou à charmosa Águas de São Pedro (a 52km) para relaxar no spa termal da cidade. Para quem está em São Paulo, agora tem mais uma facilidade. Recentemente, a Flytour passou a oferecer pacotes para Brotas que incluem transporte. Distribuídos entre a cidade e os sítios turísticos, na zona rural, Brotas conta com mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resort e 30 restaurantes de gastronomia para todos os paladares, da cozinha caipira à temática. Oito operadoras cuidam de tudo para que sua diversão esteja garantida.
A cidade é ou não é um destino que vale muito a pena? Se vier com os amigos, vai ser uma experiência em que o difícil será abrir mão de uma ou outra atração em prol da maioria do grupo. Se é uma viagem em família, certeza que as crianças vão amar e os pais vão se perguntar porque não tiveram a ideia antes! Então é aproveitar os meses de julho e agosto, época em que raramente chove e os dias são ensolarados e com temperatura agradável para atividades ao ar livre.
Alguém vai perguntar: vou para Brotas e não vou fazer rafting e aproveitar as cachoeiras, que formam o tripé do turismo de aventura e que tornaram a cidade nacionalmente conhecida? Como é inverno, a água está mais fresquinha sim, mas com uma dose de coragem é perfeitamente possível fazer rafting porque a adrenalina não te deixa sentir frio. E as cachoeiras não são apenas para banho. As trilhas para chegar até elas, explorando trechos de restingas de matas, em trajetos mais suaves ou mais difíceis, observando pássaros e outros animais nas árvores, cortando córregos sobre pequenas pontes, já valem o passeio. Ao se aproximar de uma cachoeira você vai sentir a magia de uma queda d´água, um lugar que vale a contemplação, um momento de introspeção para pensar na natureza e na vida, para depois molhar as mãos, os pés e, quem sabe, criar coragem para um banho.
As crianças, além de muita diversão, têm um grande estímulo para se desligarem do celular e do mundo virtual por uns dias: atividade física e contato com a natureza. Para os pequenos, seguindo as normas da ABNT (Associação Nacional de Normas Técnicas), Brotas oferece o minirrafting. Como no passeio para os adultos, eles descem o Rio Jacaré-Pepira em barcos infláveis com equipamentos de segurança e acompanhados por guias. A diferença é o percurso: mais curto e em trecho mais calmo do rio, sem corredeiras fortes. O único requisito é gostar de diversão e de natureza. Pais e mães podem fazer o passeio junto com seus filhos dentro do bote.
Você tem medo de altura? Se tiver, em Brotas é o lugar para superá-lo. Uma boa indicação para isso é o arvorismo. No município são vários circuitos, em diferentes graus de dificuldade. As crianças podem fazer o passeio numa modalidade mais leve, é claro. O arvorismo kid, indicado para a partir de 4 anos, é um minicircuito em que os pequenos brincam sob os cuidados de guias preparados para cuidar do público infantil enquanto os pais se divertem nas atividades para adultos, com muita emoção.
Outra boa opção é a tirolesa. Deslizar preso a um cabo sobre árvores, vale ou lago, é uma aventura sem igual, que dá a sensação de estar voando. Brotas também tem tirolesa para vários gostos, desde para quem quer muita adrenalina até para os iniciantes e crianças. Para os pequenos, a indicação é o voo canguru. A criança vai no colo do pai, a mãe ou outro responsável adulto. Bem juntinho, ela curte a aventura com toda a segurança.
Turismo rural
Estamos numa época do ano em que todo o Brasil faz festas caipiras. Então, que tal conhecer a roça mais de perto e vivenciar um pouco de quem vive no mundo rural? Em Brotas, isso é possível. Há sítios e fazendas que são abertos ao turismo e oferecem atividades como cavalgada, passeio de charrete, trilha no pomar para pegar fruta no pé e até a possibilidade de acompanhar a lida do dia a dia, incluindo a ordenha das vacas. Não é uma novidade para a criançada da cidade, mas que os adultos também adoram? E, claro, comida preparada no fogão a lenha, quentinha, cheirosa e saborosa para matar a fome em um dia repleto de atividades.
Se estiver em grupo, uma sugestão é agendar um Café Rural no Sítio Tamanduá. Imagine uma mesa farta, com café recém-coado, pães, bolos, frutas, quitutes de milho e de mandioca. Pois é o que você encontra lá. Aliás, em vários sítios turísticos de Brotas é possível comprar comidinhas e bebidinhas para levar para casa. Produtores rurais da agricultura familiar produzem, de maneira artesanal, licores, cachaças, doces regionais e compotas variadas, além de processar um saboroso mel.
Turismo cultural
Para as noites, o programa imperdível para as crianças – e também para os adultos – é visitar o Centro de Estudos do Universo, o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Além de divertido, é um passeio que propicia conhecimento. Com potentes telescópios, o visitante vai olhar para o céu e observar planetas e nebulosas não visíveis a olho nu. E o melhor: tudo explicado de maneira muito simples pelos monitores, que são mestres em falar com a criançada de um jeito que elas ficam fascinadas pelos astros do céu.
Outro destaque de Brotas é o Anand Ateliê, que lembra muito os ateliês da região de Cunha. O visitante encontra os ceramistas trabalhando e recebe informações e demonstração das várias técnicas utilizadas. Mediante agendamento, pode acompanhar a queima de cerâmica com a técnica raku, uma experiência que leva o visitante a vivenciar a produção artística. Os fãs do cantor Daniel, além de visitar o Cine São José, de sua propriedade e onde funciona uma cafeteria, também tem a possibilidade de conhecer por fora a casa do artista na cidade. Se der sorte, pode encontrá-lo na rua!
Compras
Quando se viaja um dos objetivos é conhecer a cultura da região e, se possível, levar uma algo. A Casa da Cachaça é um dos lugares perfeitos para isso, para visitar sem pressa, com tempo para conversar com os funcionários e clientes, como se fazia antigamente, comer e beber e ainda levar quitutes para casa. Entre as delícias, além dos licores e cachaças de vários sabores, destaque para o doce de abóbora com coco vendido em pedaços. Uma delícia! Mas tem tanta coisa: geleias, compotas, biscoitos, pimentas, cactchup de goiaba, queijos e embutidos. E, aos sábados, dá para acompanhar a fabricação caseira de pinga e a torrefação de café. É claro que você vai querer provar as bebidas, né?!
Além das pingas e licores, Brotas produz cervejas artesanais, já premiadas. A Brotas Beer, comercializada na maioria dos restaurantes e até em supermercados da cidade, está ganhando mercado dia a dia. É, com certeza, a pedida para um brinde na happy hour na cidade, assim como uma boa opção de presente. Outro lugar para comprinhas de qualidade é a Adega Casarão, que tem cachaças, licores, cervejas artesanais, doces caseiros, geleias compotas, bolachas caseiras, café, mel, pimentas, queijos e salames. Só o prédio já vale a visita: é um casarão do século XIX, em que a estrutura da parede de pau a pique fica em exposição. Na cidade há lojinhas de artesanato, como a Xique-Xique, em que é quase impossível sair com apenas um item. E, quem sabe, você pega uma feirinha na praça. Os artesãos locais estendem, principalmente, bordados e artigos feitos de bambu, aos olhos dos turistas.
Então, concorda que Brotas tem atrações para muito mais de um final de semana? É só escolher as atividades da lista abaixo e montar o roteiro de três ou quatro dias e partiu Brotas! E, se arrumar um tempinho, esticar até Jaú, Barra Bonita ou Águas de São Pedro! Boa viagem!



http://www.brasil247.com/pt/destinos/aventura/244708/Em-Brotas-o-turismo-de-aventura-%C3%A9-tudo-de-bom.htm

‘CORAÇÃO’ DE MARTE



http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/282461/NASA-publica-foto-in

Turismo no Ceará

 (photo: )
15.07.2016, 16:04

OS ENCANTOS DAS PRAIAS E DA GASTRONOMIA CEARENSE

Atrativos do estado cativam o visitante com suas belas paisagens e culinária à base de frutos do mar

Por André Martins 
Os atrativos de duas das praias mais famosas do Ceará, um dos estados mais procurados por viajantes no Nordeste do país, são o tema desta semana da série ‘Pelo Brasil’, da Rádio Turismo, que reúne os relatos de visitantes em diversos destinos nacionais.
Uma delas é a praia do Cumbuco, situada a 35 quilômetros de Fortaleza. Antiga colônia de pescadores, a localidade surpreende com cenários pontilhados por dunas, coqueiros e lagoas, tendo ao fundo um mar de um verde único.
Os spots explicam que a praia, dotada de excelente infraestrutura de hotéis, bares e restaurantes, oferece várias opções de lazer. Uma dica imperdível são os famosos passeios de jangada e a cavalo, que permitem contemplar as belezas locais tanto por mar - com parada para mergulho - quanto por terra.
Praia do Futuro (CE). Crédito: EmbraturPraia do Futuro (CE). Crédito: Embratur

Já a Praia do Futuro, bem próxima da capital, permite ao visitante escolher uma entre várias barracas que se espalham por um corredor de oito quilômetros de extensão. Nelas, é possível desfrutar de um dos grandes patrimônios cearenses: a rica gastronomia com pratos à base de frutos do mar.
Os áudios retratam o encanto de turistas pela ‘caranguejada’, uma conhecida iguaria da culinária do estado, na qual o crustáceo é preparado em meio a leite de coco e azeite de dendê. Nas noites de quinta-feira, barracas da região promovem festivais do prato, embalados ao ritmo do forró.

Crédito: EmbraturCrédito: Embratur

Berço de alguns dos maiores comediantes do Brasil, a exemplo de Renato Aragão e Tom Cavalcante, o Ceará faz a alegria de visitantes. Além de ótimos humoristas, não faltam atrativos para encantar seus visitantes. 
A série ‘Pelo Brasil’, uma parceria da Rádio Turismo com o Departamento de Marketing do Ministério do Turismo, incentiva o brasileiro a aproveitar o tempo livre para conhecer mais as diversas atrações do país. 
INFORMAÇÕES - Quem quiser viajar pelo Brasil também já pode contar com outra ferramenta disponível no site do MTur. Trata-se do Calendário Nacional de Eventos Turísticos, que divide atrações nacionais em categorias como artísticas, culturais, folclóricas e religiosas.
Os dados facilitam o planejamento de passeios, especialmente fora de temporada, uma vez que, muitas vezes, os eventos são o principal motivo da visita aos destinos.
O conteúdo, elaborado a partir de informações repassadas por estados, municípios e organizadores de eventos, segue aberto a contribuições. Devem ser cadastradas no portal do Ministério atrações populares e com potencial de gerar grande fluxo de visitantes.
O conteúdo é submetido à aprovação e edição de uma equipe técnica antes de ser publicado. Para ter seu evento disponível no calendário, basta preencher um formulário oferecido no portal do Ministério.


http://www.brasil247.com/pt/destinos/praia/244222/Os-encantos-das-praias-e-da-gastronomia-cearense.htm

William Harvey


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Harvey
Medicina
William Harvey, pintado por Cornelius Jansen
NacionalidadeInglesa
Nascimento1 de abril de 1578
Morte3 de junho de 1657 (79 anos)
Atividade
Campo(s)Medicina
Alma materUniversidade de Cambridge
Orientador(es)Hieronymus Fabricius
Conhecido(a) porCirculação do sangue
Assinatura
William Harvey signature.svg
William Harvey (Folkestone1 de abril de 1578 — Roehampton3 de junho de 1657) foi um médico britânico que pela primeira vez descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração.
Estudou Medicina na Universidade de Cambridge, onde, em 1602, se doutorou. Estudou entre 1597 e 1601 em Pádua com Fabrici de Aquapendente (Girolamo). Exerceu clínica em Londres e foi médico do St. Bartholomew's Hospital, sendo, em 1609, nomeado professor de Anatomia e Cirurgia no Royal College of Physicians.
Seus estudos inspiraram as ideias de René Descartes, que em sua "Descrição do Corpo Humano" disse que as artérias e as veias eram canos que carregavam nutrientes pelo corpo. Muitos acreditam que ele descobriu e expandiu as técnicas de medicina muçulmana, particularmente o trabalho de Ibn Nafis, que lançou os primeiros estudos sobre a maioria das veias e artérias no século XIII. Apesar da discussão que a sua descoberta desencadeou, as suas ideias acabaram por ser aceites ainda durante a sua vida. Na época em que a discussão decorria, os seus defensores eram apelidados pelos opositores de «circulatores».
São também notáveis os seus estudos sobre a geração. Realizando trabalhos experimentais, utiliza os animais do parque do rei, concluindo que todo ser vivo provém de um ovo. Demitiu-se de todos os seus cargos em 1646, retirando-se para o campo, tendo recusado a presidência do Colégio dos Médicos para que tinha sido eleito em 1654.
O historiador e ganhador do PulitzerArthur Schlesinger Jr. incluiu William Harvey na lista das "Dez pessoas mais influentes do Segundo Milênio" em sua participação no World Almanac & Book of Facts.

Contribuições na Biofísica[editar | editar código-fonte]

William Harvey foi um médico britânico que se interessou especialmente pela anatomia do coração e dos vasos, acabando por concentrar sua atenção sobre os movimentos do sangue no interior dos vasos[1]
Interessou-se pelos movimentos do coração de tal forma que não os coordenou com os movimentos respiratórios, deixando assim de lado o velho conceito segundo o qual, desde Galeno, se atribuía uma importância excessiva à mistura no coração das moléculas de ar com as substâncias nutritivas. [2]
Assim, Harvey constatou que, nos animais, o coração se contrai e enrijece, da mesma maneira que o bíceps quando se flexiona o cotovelo; Deduziu então que o coração é um músculo, mas um músculo diferente, já que é oco, esse músculo oco serve para lançar o sangue nos vasos e, como Harvey conhecia perfeitamente as válvulas em ninho de pombos existentes nas veias, também entendeu que quando o coração se contrai para expulsar o sangue que lhe chegou através das veias, este é jorrado unicamente nas artérias. Logo, concluiu que: as veias levam o sangue ao coração e este o expulsa para as artérias quando há contrações cardíacas[3]
Seus manuscritos, numa mistura de inglês com latim são de difícil leitura, mas foram conservados no Museu Britânico e graças a esses manuscritos é que sabemos que sua teoria estava bem clara para que pudéssemos dizer: “está provado pela estrutura do coração que o sangue é constantemente transferido dos pulmões para a aorta, como se fosse impulsionado por duas pancadas de um carneiro d’água. ” [4]

"De Motu Cordis" ("Sobre o Movimento do Coração e do Sangue")[editar | editar código-fonte]

Publicado em 1628 na cidade de Frankfurt este livro de 72 páginas contêm a primeira explicação acurada sobre a circulação sanguínea.[5] Inicia-se com uma dedicatória clara e simples ao Rei Charles I, e divide-se em 17 capítulos descrevendo a anatomia e movimentação do coração e a consequente circulação do sangue pelo corpo. Tendo apenas lupas normais a sua disposição, Harvey não conseguiu as imagens mais tarde obtidas por Leeuwenhoek e seu microscópio: assim ele possuía uma teoria sólida, mas algumas partes do livro careciam de evidências práticas. Depois do primeiro capítulo que delineia as ideias anteriormente aceitas sobre o coração e os pulmões, Harvey avança para a premissa fundamental do seu tratado, enfatizando que é extremamente importante o estudo do coração enquanto está em funcionamento para entender seus movimentos; um objetivo que alcançou não sem dificuldades, como ele diz na obra:
"...Achei esta tarefa verdadeiramente árdua... que quase me levou a pensar que os movimentos do coração só poderiam ser entendidos por Deus. Pois sequer eu podia perceber de início da diferença entre a sístole e a diástole dada a rapidez dos movimentos."[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima HART, M. H. As 100 Maiores Personalidades da História: Uma Classificação das Pessoas que mais Influenciaram a História. 4. ed. São Paulo: Bertrand Brasil. 2001
  2. Ir para cima SINGER, C. Uma Breve História da Anatomia e Fisiologia desde os Gregos até Harvey. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1996.
  3. Ir para cima Aguiar, Medicina: Uma viagem ao longo do tempo. 51-52 p.
  4. Ir para cima http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/oy1ikBV1mXHQYT3_2013-6-17-16-20-38.pdf
  5. Ir para cima Harvey, W., Exercitatio anatomica de motu cordis et sanguinis in animalibus, Frankfurt, W. Fitzeri, 1628
  6. Ir para cima William Harvey, de Sir D'Arcy Power. (Pages 174-175)
Ícone de esboçoEste artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Harvey