Por: Equipe Oásis
Durante o inverno, o Parque Nacional Yosemite, situado entre as Montanhas Nevadas, na Califórnia, oferece cenários de incomparável beleza. Mas existe um fenômeno em particular – o das firefalls (cascatas de fogo) – que sozinho vale o custo de uma viagem ao local.
Durante as duas últimas semanas de fevereiro, todos os anos, o ângulo do Sol transforma as quedas d’água Horsetail (Rabo de Cavalo), com cerca de 650 metros de altura, naquilo que hoje é conhecido como “The “The Yosemite Firefall” (cascatas de fogo de Yosemite). O efeito é tão convincente que, quando acontece, tudo leva a crer que torrentes de lava estão brotando das altas paredes de granito do rochedo. Muitos fotógrafos nem dormem durante a noite para não perder o espetáculo, que dura apenas entre 10 e 15 minutos e acontece ao redor das 5 horas da manhã!
Mas… como todo outro fenômeno natural que depende do clima, o entusiasmo que leva os turistas ao parque nesses dias pode rapidamente virar desapontamento quando o céu está nublado, ou se ocorrerem tempestades ou nevoeiros. Em alguns anos as cascatas de fogo simplesmente não apareceram nem sequer por um minuto durante as duas semanas em que costumam aparecer.
Este ano, os visitantes tiveram muita sorte, e a produção de fotografias do fenômeno foi muito grande. De acordo com a administração do parque, este ano a intensidade das cascatas de fogo foi excepcionalmente grande. “Essa intensidade é uma das mais altas da história do parque, por causa da grande quantidade de chuva e neve que recebemos este ano”, diz Scott Gedima, porta-voz de Yellowstone.
Se você quer ver e fotografar as cascatas de fogo, visite Yosemite na época certa, leve agasalhos pesados e um bom tripé para fotografar, e siga as instruções dos guias. Lembre-se de que terá apenas dez minutos para captar as imagens!
Aqui está uma galeria de algumas delas, só para testemunhar a beleza do espetáculo: