14.10.2016, 16:53
APÓS MAUS-TRATOS, ELEFANTAS SÃO LIBERTADAS EM NOVO SANTUÁRIO BRASILEIRO
Primeiro Santuário de Elefantes da América Latina, localizado na Chapada dos Guimarães (MT), recebeu as primeiras hóspedes, as elefantas Guida e Maia; após 40 anos vivendo em cativeiro e sofrendo maus-tratos em circos, as elefantas estão finalmente livres e seguras; segundo a ONG Internacional Global Sanctuary for Elephants, Guida e Maia foram sequestradas ainda filhotes na Tailândia e trazidas do país asiático para o Brasil para trabalharem em circos; "Os humanos têm tirado os elefantes da natureza para oferecer como entretenimento. A gente precisa dar a dignidade e o respeito que eles merecem", afirmou o presidente da ONG, Scott Blais
Da Sputnik Brasil - O Brasil acaba de inaugurar o primeiro Santuário de Elefantes da América Latina, localizado, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, recebendo as primeiras hóspedes, as elefantas Guida e Maia.
Após 40 anos vivendo em cativeiro e sofrendo maus-tratos em circos, as elefantas estão finalmente livres e seguras.
Segundo a ONG Internacional Global Sanctuary for Elephants, que é a responsável pelo santuário no Brasil, Guida e Maia foram sequestradas ainda filhotes na Tailândia e trazidas do país asiático para o Brasil para trabalharem em circos, por isso não se sabe ao certo qual a idade das elefantas, mas estimasse que Maia tenha 44 anos e Guida, 42. Conforme os especialistas, um elefante vive em média 70 anos na natureza e, em cativeiro, 35 anos.
O presidente da ONG, Scott Blais chamou a atenção para a necessidade de se respeitar os animais e oferecer condições dignas para se viver. "Os humanos têm tirado os elefantes da natureza para oferecer como entretenimento. A gente precisa dar a dignidade e o respeito que eles merecem."
Para fazer a viagem até o Santuário que levou dois dias, o transporte das duas elefantas por 1,6 mil quilômetros, de Paraguaçu, em Minas Gerais onde viviam em um sítio, até a Chapada dos Guimarães a ONG custeou parte do transporte no valor de US$ 45 mil e o restante foi conseguido através de doações feitas por meio de um crowdfunding, mais popularmente conhecido como uma vaquinha através da internet. O santuário também deverá ser mantido com doações, pois o custo mensal de cada elefanta está estimado em até US$ 5 mil.
A Polícia Rodoviária Federal acompanhou a viagem de Guida e Maia para o Santuário dos Elefantes.
O Santuário de Elefantes Brasil tem capacidade para abrigar 50 elefantes. A próxima moradora da fazenda deve ser Ramba, uma elefanta resgatada de um circo no Chile. O animal deve chegar ao Santuário no ano que vem.
Para aqueles que ficaram animados e esperando ver as novas hóspedes, por enquanto, de acordo com a ONG, o Santuário dos Elefantes não estará aberto para visitação. "O projeto visita essencialmente o conforto e a recuperação dos elefantes. Futuramente, será construído um centro de visitantes na cidade, onde haverá informações disponíveis sobre aspectos biológicos, físicos e comportamentais de cada espécie."
http://www.brasil247.com/pt/destinos/aventura/260442/Ap%C3%B3s-maus-tratos-elefantas-s%C3%A3o-libertadas-em-novo-santu%C3%A1rio-brasileiro.htm