Web Saúde


Como a Wikipedia pode ajudar a monitorar doenças
Pesquisa revela que enciclopédia online é fonte confiável para construir sistema livre de monitoramento de saúde17/11/2014 - 12H11/ ATUALIZADO 12H1111 / POR REDAÇÃO GALILEU




inShare
/
/TAMANHO DO TEXTOA+A-

EPIDEMIA DE GRIPE ASSUSTA MEXICANOS (FOTO: ENEAS DE TROYA/FLICKR/CREATIVE COMMONS)

Todos os anos, doenças infectocontagiosas levam à morte milhares de pessoas no mundo - só a gripe, nos EUA, chega a matar até 49 mil pessoas. Esse impacto, porém, pode ser reduzido com um bom mecanismo de monitoramento. Hoje isso já é feito com base em dados fornecidos por hospitais e laboratórios, mas os governos podem ter nas mãos uma ferramenta bem mais eficiente: a Wikipedia.

A enciclopédia online está se tornando uma ferramenta fiel e efetiva de monitoramento de saúde, revelou uma pesquisa feita por cientistas do Los Alamos National Laboratory, nos EUA, e publicada na PLoS Computational Biology. Segundo os pesquisadores, o monitoramento tradicional de doenças é preciso, mas caro e lento. Já as novas técnicas, baseadas em dados da internet e redes sociais, são ‘promissoras’.

Sexto maior site do mundo, a Wikipedia tem cerca de 30 milhões de artigos. Todos os dias, seus voluntários recebem cerca de 850 milhões de requisições de alterações ou novos artigos. Para ver se o conteúdo postado pelos usuários na enciclopédia pode mesmo ser uma fonte fiel de dados, os pesquisadores compararam o histórico de alterações de artigos e os relatórios oficiais de doenças da Organização Mundial da Saúde.
'Um sistema global de prevenção e alerta mudará a maneira como nós reagimos a epidemias'

Eles construíram um modelo linear para analisar três anos de dados de sete doenças (cólera, dengue, ebola, Aids, gripe, peste negra e tuberculose) em nove localidades (Brasil, EUA, Noruega, Japão, Polônia, China, Uganda, Tailândia e Haiti).

Monitorando os dados de busca e usando os dados de acesso a artigos de saúde na Wikipedia, combinados com os relatórios da OMS, os pesquisadores conseguiram alertar a incidência de doenças com 28 dias de antecedência.

Os cientistas acreditam que esse modelo de análise pode ser usado em lugares onde dados oficiais de saúde não estão disponíveis.

“Um sistema global de prevenção e alerta mudará a maneira como nós reagimos a epidemias”, disse Sara Del Valle, líder do estudo. “Da mesma maneira como nós vemos a previsão do tempo todas as manhãs, indivíduos e agentes de saúde pública poderão monitorar a incidência de doenças e planejar o futuro com base na previsão de hoje”. O objetivo, segundo ela, é fazer um sistema de monitoramento e previsão com software livre e dados abertos. “Essa pesquisa mostra que podemos atingir essa meta.”

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2014/11/como-wikipedia-pode-ajudar-monitorar-doencas.html