Rudolf Diesel | |
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Rudolf Diesel, em 1883 | |
Conhecido(a) por Inventar o motor a diesel Nascimento 18 de março de 1858 Paris Império Francês Morte 30 de setembro de 1913 (55 anos) Canal da Mancha Nacionalidade Alemão Prêmios Medalha Elliott Cresson (1901)[1], National Inventors Hall of Fame (1976) Campo(s) Engenharia, inventor |
Rudolf Christian Karl Diesel (Paris, 18 de março de 1858 — Canal da Mancha, 30 de setembro de 1913) foi um engenheiro mecânico alemão, inventor do motor a diesel.
Era o segundo de três filhos de Theodor e Elise Diesel,imigrantes alemães (bávaros) na França. Diesel idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel elaborou um motor a combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, um fenômeno natural, que acontece quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão ao misturar-se. Para conseguir controlar tal reação e movimentar uma máquina foi necessária uma infinidade de outros inventos, como a bomba injetora, elaborar sistemas de múltiplas engrenagens e outros acessórios controladores para que pressão de liberação atuasse precisamente na passagem do êmbolo do pistão no ângulo de máxima compressão.
Rudolf Diesel registrou a patente de seu motor-reator em 23 de fevereiro de 1897, desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal. Entretanto, em sua homenagem, foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto o nome de diesel. Isso não quer dizer que todos os motores a injeção sejam obrigados a funcionar com óleo diesel, desde que regulem a pressão no sistema de injeção, um motor pode passar a funcionar com qualquer tipo de óleo, tanto pode ser de origem vegetal (como óleo de amendoim) ou animal (como é o caso da gordura de porco).
Face a sua simplicidade e a enorme aplicação, o motor de pistões movidos a reação óleo-oxigênio rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os dispendiosos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-elétrica.
Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias que jamais foram esclarecidas. Vários boatos sobre seu desaparecimento e morte circularam, e a imprensa deu grande cobertura ao fato. Muitas suspeitas foram levantadas (acidente, suicídio, homicídio).[2]
Na noite de 29 de setembro de 1913, embarcou num barco a vapor em Antuérpia (Bélgica), rumo a Londres, (Reino Unido). Jamais chegaria ao seu destino. Duas semanas depois, um barco encontrou um cadáverpróximo da costa belga. Roupas e objetos foram recolhidos e o corpo foi novamente lançado ao mar, procedimento normal da época.[3] A 13 de outubro, Eugen Diesel reconheceu tais pertences como sendo de seu pai.[2]
Em 1978 foi incluído no Automotive Hall of Fame.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- (em inglês) Moon, John F., Rudolf Diesel and the Diesel Engine, (1974) Priory Press, ISBN 978-0-85078-130-4
- (em inglês) Grosser, Morton, Diesel: The Man and the Engine, (1978). ISBN 978-0-689-30652-5
- (em inglês) Cummins, C. Lyle, Jr., Diesel's Engine: Volume 1: From Conception To 1918, (1993). Wilsonville, OR. Carnot Press, ISBN 978-0-917308-03-1
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ «Laureates» (pdf) (em inglês). The Franklin Institute. Consultado em 1 de julho de 2015. Cópia arquivada em 1 de julho de 2015
- ↑ ab «Biodieselbr». Biodieselbr.com
- ↑ Rudolf Diesel (em inglês) no Find a Grave
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Diesel