7 distúrbios mentais mais terríveis que o ser humano pode ter



Facebook Twitter Pinterest WhatsApp


ESCRITO POR
Isabela Ferreira



Embora a medicina já tenha evoluído bastante e continue avançando, podemos dizer que ainda há muito para ser descoberto sobre o corpo humano... Principalmente sobre o cérebro. Ele, que é o órgão principal de nosso sistema nervoso, é responsável por todos os processos que nosso corpo realiza, e é para ele que convergem todas as informações que recebemos. Exatamente por ser um dos mais importantes de nossos órgãos, quando algo não vai bem com ele é provável que soframos graves consequências.

Na pior das hipóteses, podemos sofrer com algum distúrbio mental. De natureza psiquiátrica ou psíquica, os distúrbios se caracterizam por comportamentos anormais, onde o indivíduo sofre com alucinações ou possui reações estranhas em seu corpo. Muitos deles são completamente estranhos...



1 - Sinestesia



A sinestesia é um dos distúrbios neurológicos mais terríveis e curiosos do mundo. Assim que um sentido da pessoa é estimulado, automaticamente outro também é. Isso faz com que as estimulações entre olfato, visão, audição, paladar e tato sejam uma verdadeira bagunça. Mas o que seria isso exatamente? Bem, seria o mesmo que dizer que eles podem ver músicas, experimentar o sabor de formas dentre outras variações similares.

Essa condição tem sido amplamente associada com altos níveis de criatividade. Pharrel Williams, cantor e compositor norte-americano, talvez seja a pessoa mais conhecia com tal distúrbio. Tal condição pode se desenvolver de algumas formas, dentre elas, após um acidente vascular cerebral, overdose por drogas psicodélicas, mas o mais comum é que seja de caráter hereditário. Ao contrário do que pensamos, pode ser muito comum. Estima-se que 1 em cada 23 pessoas tenham o distúrbio, apenas em grau diferente.


2 - Síndrome da Redução Genital





Dentre os distúrbios mentais que alguém pode sofrer, talvez este seja o que mais apavora o próprio indivíduo. Também conhecido com o nome de koro, tal distúrbio faz a pessoa acreditar que seu órgão genital está ficando menor, ou mesmo desaparecendo. Em grande parte dos casos, pode haver um vínculo com outros transtornos mentais, podendo fazer com que uma pessoa afetada se mutile ou cometa suicídio.

Embora seja mais comum na Ásia e África, costuma atingir homens acima dos 40 anos, que já possuíram quadros de depressão ou que tem auto-estima baixa. No entanto, também pode ocorrer com as mulheres, quando acreditam que os seios estão diminuindo. Pessoas em situação mais grave, apresentam ataques de pânico, inquietação, irritabilidade, sem contar a obsessão por fitas métricas.


3 - Síndrome de Alice no País das Maravilhas



Também descrita como Síndrome de Todd, é um distúrbio capaz de provocar distorções visuais no indivíduo, fazendo com que ele enxergue objetos próximos como se fossem muito pequenos e vice-versa. O tempo também parece passar de forma muito mais lenta que o normal. Em 1955 foi a primeira vez que a síndrome foi documentada, pelo psiquiatra John Todd. Dessa forma, se inspirou na obra de Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas", para dar nome ao transtorno.


4 - Síndrome de Capgras



Esse é mais um dos distúrbios mais bizarros que alguém pode sofrer. Bastante raro, faz com que o indivíduo acredite cegamente que um conhecido foi substituído. Pode ser um amigo, o pai, a mãe, namorado (a), enfim... A pessoa passa a acreditar que aquele ao seu lado é apenas um impostor, ou sósia da pessoa "original". Embora não percam a capacidade de reconhecimento, continuam acreditando que aquela pessoa é falsa.


O transtorno pertence ao grupo das chamadas "doenças ilusórias", podendo ocorrer em diferentes graus: agudo, crônico ou transitório. É comum que ocorra em pacientes que já foram diagnosticados com outros tipos de distúrbios mentais.


5 - Síndrome da Cabeça Explosiva



Bom, o transtorno já é auto explicativo. Aqueles que sofrem com tal distúrbio costumam escutar barulhos estarrecedores que ninguém mais é capaz de ouvir. É muito comum que pessoas nessa condição levem enormes sustos constantemente, acreditando que algo está verdadeiramente explodindo. É comum que sintomas do tipo comecem a aparecer devido a fadiga ou estresse intenso.

Embora não haja nenhum sentimento de dor, o medo toma conta. Niels Nielsen, portadora da doença, descreve: "De repente, surge um ruído que aumenta de volume até chegar ao som estarrecedor de uma explosão. Sinto uma onda de eletricidade passar pelo meu corpo e uma forte luz no meu olhar, como se alguém tivesse acendido um holofote no meu rosto". Bizarro!


6 - Síndrome da Mão Alheia




Também conhecida como Síndrome da Mão Alienígena, é mais um dos distúrbios que atingem o indivíduo fisicamente e é completante estranha. Aqueles que sofrem com a doença possuem uma das mãos com "vida própria". É como se essa mão em específico, pensasse por si só e fosse capaz de decidir o que fazer. Embora o paciente ainda sinta sensibilidade no membro, ele se comporta de forma voluntária e nunca se sabe como.

Por mais estranho que pareça, já aconteceram casos em que a mão tentou estrangular o dono, ou mesmo esfaquear a outra mão. Acredita-se que o distúrbio resulte de uma luta pelo poder dentro da mente do indivíduo, uma vez que passa a acontecer principalmente em pessoas que foram submetidas a cirurgias de separação dos hemisférios cerebrais. Também pode ser provocada por aneurismas, derrames, ou algum tipo de trauma cerebral. Existem atividades para amenizar os sintomas, mas de fato, não existe cura.


7 - Delírio de Fregoli



De certa forma, o distúrbio pode ser definido de forma inversa à Síndrome de Capgras. Nesse caso, a pessoa reconhece estranhos como se fossem conhecidos. No entanto, acredita que são perseguidores que costumam trocar de "disfarce" para estarem no mesmo ambiente que ela.

Dessa forma, pensa que podem ocupar diferentes funções, como padeiro, carteiro, vendedor, e assim por diante, apenas para persegui-la com más intenções. Daí, surge o delírio de perseguição, onde a pessoa acredita que todos em sua volta estão atrás dela. Assim como outros distúrbios aqui mencionados, costuma aparecer principalmente em pessoas que já possuem algum tipo de transtorno mental.





leia mais em

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-disturbios-mentais-mais-terriveis-que-o-ser-humano-pode-ter/