investigação realizada pelo Pr. Psi. Jor Jônatas David Brandão Mota
(1) DESESPERANÇA GENERALIZADA: A busca incessante pelo dinheiro pode criar uma sensação de vazio existencial
O amor ao dinheiro, conforme alertado em 1 Timóteo 6:10, leva a uma desconexão com valores espirituais e morais, resultando em uma sensação de vazio existencial. Quando a prioridade é a acumulação de riquezas, a vida pode se tornar um ciclo repetitivo de aquisição material, sem espaço para o cultivo de virtudes como compaixão, humildade e empatia. Este processo pode gerar uma sensação de desesperança generalizada, uma vez que o dinheiro, por si só, não oferece sentido duradouro à vida. O foco no sucesso financeiro como meta última acaba esvaziando a alma, privando as pessoas de experiências que trazem verdadeira realização e paz, como relacionamentos profundos e a conexão com Deus.
(2) CAPITALISMO E GANÂNCIA
O capitalismo, como sistema econômico, promove a acumulação de riquezas e incentiva a competição. Como destacado por Karl Marx, em O Capital (1867), a lógica capitalista baseia-se na exploração do trabalho e na busca incessante pelo lucro, o que fomenta a ganância. O desejo por mais riqueza gera uma cultura de insatisfação permanente, uma vez que sempre haverá algo mais a conquistar. Esse sistema alimenta a busca desenfreada por ganhos materiais, exacerbando a ganância e perpetuando o ciclo de exploração e desigualdade. Na lógica capitalista, o lucro se sobrepõe à ética, o que reforça o comportamento ganancioso mencionado por Paulo em 1 Timóteo 6:10.
(3) AFLIÇÕES DO MUNDO E O ENSINAMENTO DE JESUS
Jesus, em João 16:33, afirmou: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." Esta declaração é crucial para entender a condição humana em um mundo afetado pela ganância, pela opressão e pelas injustiças do sistema capitalista. As aflições citadas por Jesus incluem as consequências dos sistemas de opressão que colocam o dinheiro e o poder acima do bem-estar humano. No entanto, Ele também oferece esperança ao prometer que, com Sua ajuda, os que O seguem podem superar as dificuldades impostas por este mundo. Mesmo diante das aflições causadas pela ganância, Jesus garante suporte espiritual para enfrentar esses desafios.
(4) UMA MANEIRA SÁBIA DE CONVIVER COM A GANÂNCIA
A Bíblia ensina, em Provérbios 30:8-9, a importância da moderação: "Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me apenas o alimento necessário." Esta sabedoria bíblica sugere que o equilíbrio é o caminho para evitar os perigos do materialismo. A sabedoria de viver uma vida simples, focada nas necessidades, é um antídoto contra o vazio e a ganância promovida pelo capitalismo. Viver com gratidão pelo que se tem e não buscar riqueza desenfreada é uma maneira prática de lutar contra as pressões deste sistema econômico.
(5) A LUTA FRATERNA CONTRA A GANÂNCIA
A Bíblia nos orienta, em Atos 2:44-45, sobre a importância da fraternidade e da partilha como forma de combate às injustiças sociais: "Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade." Este modelo de comunidade, onde os recursos são compartilhados para atender às necessidades de todos, é um exemplo prático de como lutar contra a ganância e suas consequências destrutivas. A fraternidade cristã, pautada na generosidade, é um modo eficaz de proteger os vulneráveis e combater a desigualdade.
(6) CRISTÃOS APOIANDO O CAPITALISMO E ROMANOS 12:2
Romanos 12:2 adverte: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento." Este versículo desafia os cristãos a não se conformarem aos valores corruptos do mundo, incluindo o capitalismo e sua promoção da ganância. Apoiar um sistema que incentiva a exploração e a busca incessante por riquezas é contrário ao ensinamento bíblico. Aqueles que adotam o capitalismo sem questionar seus males devem refletir sobre a necessidade de uma renovação espiritual que os leve a lutar por justiça social, ao invés de aceitarem passivamente um sistema que promove desigualdade.
(7) BIBLIOGRAFIA
- O Capital – Karl Marx (1867)
- As Veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano (1971)
- O Espírito do Capitalismo e a Ética Protestante – Max Weber (1905)
- Riqueza das Nações – Adam Smith (1776)
- Teologia da Libertação – Gustavo Gutiérrez (1971)
- Jesus e o Império – Richard A. Horsley (2003)
- A Moralidade do Capitalismo – Tom G. Palmer (2011)
- A Ganância de Wall Street – Joseph Stiglitz (2003)
- A Economia do Dízimo na Bíblia – Jacques Ellul (1984)
- A Bíblia e a Sociedade de Consumo – Richard Bauckham (2007)
(1) VIOLÊNCIA SISTÊMICA: A busca pelo lucro a todo custo pode levar ao aumento da violência, seja através de conflitos sociais ou crimes
A priorização das riquezas fomenta um ambiente onde o lucro é buscado acima de considerações éticas e sociais, muitas vezes gerando violência sistêmica. A ganância pode transformar relações comerciais e sociais em mecanismos de exploração, onde a pressão por resultados leva ao desrespeito pelos direitos básicos dos trabalhadores e das comunidades. Esse cenário incentiva conflitos e tensão social, resultando em protestos, greves e até violência organizada. David Harvey, em O Novo Imperialismo (2003), aponta que a dinâmica de acumulação de capital frequentemente leva a uma "acumulação por despossessão," que, por sua vez, gera resistência e violência social como resposta a injustiças estruturais.
(2) GANÂNCIA E CAPITALISMO: COMO UM ALIMENTA O OUTRO
O capitalismo incentiva a ganância ao promover o lucro individual acima das necessidades coletivas. De acordo com Karl Polanyi em A Grande Transformação (1944), o sistema de mercado, ao separar a economia da sociedade, transforma o dinheiro e o lucro em finalidades em si mesmos. Esse "imperativo do lucro" desumaniza relações, incentivando empresas e indivíduos a maximizarem seus ganhos mesmo quando isso resulta em desigualdade e violência. Richard Sennett, em A Corrosão do Caráter (1998), explica como o capitalismo moderno instiga um comportamento ganancioso, moldando indivíduos a verem sua vida e valor pessoal através do prisma do sucesso econômico, perpetuando estruturas de desigualdade e gerando tensão social.
(3) AFLIÇÕES NO MUNDO E O ENSINAMENTO DE JESUS
Jesus advertiu sobre as aflições que seus seguidores enfrentariam no mundo, dizendo: “no mundo tereis aflições” (João 16:33), reconhecendo que a justiça e a paz que Ele pregava enfrentariam resistência em um mundo dominado pelo materialismo e ganância. Jesus oferece esperança para os que sofrem ao afirmar que “Ele venceu o mundo,” mostrando que as aflições causadas pelo amor ao dinheiro não são insuperáveis para aqueles que se apegam aos Seus ensinamentos. Segundo Jacques Ellul em Dinheiro e Poder (1954), Jesus reconhece a atração pelo poder financeiro e alerta para a necessidade de os cristãos se apegarem a valores superiores para não caírem nas armadilhas da violência gerada pelo materialismo.
(4) UMA MANEIRA SÁBIA DE CONVIVER DIANTE DA GANÂNCIA
A Bíblia ensina que viver uma vida simples e piedosa é uma forma de resistir aos males causados pela ganância. Em Mateus 6:24, Jesus declara que "ninguém pode servir a dois senhores... Não podeis servir a Deus e às riquezas," encorajando uma vida que valoriza mais os relacionamentos e a espiritualidade do que a acumulação de bens. Esse princípio orienta os seguidores a praticarem o contentamento e a rejeitarem a cobiça. Segundo Timothy Keller, em Deuses Falsos (2009), a devoção ao dinheiro compete com a fé genuína, e Keller argumenta que a sabedoria bíblica oferece uma alternativa para os que buscam propósito e segurança fora das promessas vazias do capitalismo.
(5) RESPOSTA FRATERNA CONTRA A VIOLÊNCIA DA GANÂNCIA
A Bíblia também ensina que os cristãos devem combater a injustiça de forma fraterna, especialmente em situações que afetam os vulneráveis. Em Tiago 5:1-6, há uma forte condenação àqueles que exploram trabalhadores e acumulam riqueza às custas dos pobres. A comunidade cristã primitiva é exemplo de solidariedade fraterna, compartilhando seus bens para que não houvesse necessitados (Atos 4:32-35). Em A Teologia da Libertação (1971), Gustavo Gutiérrez argumenta que a fé cristã exige uma prática ativa contra a opressão, defendendo que a solidariedade com os marginalizados é uma resposta necessária à violência sistêmica da ganância capitalista.
(6) ROMANOS 12:2 E CRISTÃOS APOIANDO O CAPITALISMO
Romanos 12:2 adverte contra a conformidade com o mundo, encorajando a transformação pela renovação da mente para discernir a vontade de Deus. Cristãos que defendem o capitalismo, mesmo com suas consequências prejudiciais, precisam avaliar criticamente se estão sendo conformados ao sistema ou aos ensinamentos de Jesus. Richard Bauckham, em A Bíblia e a Sociedade de Consumo (2007), sugere que apoiar um sistema que promove idolatria ao dinheiro e à ganância contradiz a chamada para a não-conformidade com os valores mundanos. Ao invés disso, a transformação bíblica implica desafiar a injustiça e buscar o bem coletivo em alinhamento com a ética cristã.
(7) BIBLIOGRAFIA
- O Novo Imperialismo – David Harvey (2003)
- A Grande Transformação – Karl Polanyi (1944)
- A Corrosão do Caráter – Richard Sennett (1998)
- Dinheiro e Poder – Jacques Ellul (1954)
- Deuses Falsos – Timothy Keller (2009)
- A Teologia da Libertação – Gustavo Gutiérrez (1971)
- A Bíblia e a Sociedade de Consumo – Richard Bauckham (2007)
- As Veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano (1971)
- Riqueza das Nações – Adam Smith (1776)
- Jesus e o Império – Richard A. Horsley (2003)
(1) ESCRAVIDÃO MODERNA: TRABALHADORES EXPLORADOS EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO DEVIDO À MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO
O desejo desenfreado de lucro no capitalismo pode levar a práticas que se assemelham à escravidão moderna, onde trabalhadores são explorados em condições desumanas. Para muitos empregadores, maximizar o lucro significa cortar custos trabalhistas e garantir a submissão dos funcionários, o que, em alguns casos, resulta em condições análogas à escravidão, como longas jornadas, baixos salários, e falta de segurança. Essa situação é especialmente comum em setores como a agricultura, a construção e a indústria têxtil. Em A Economia da Desigualdade (1994), Amartya Sen explica como a busca excessiva por lucro pode marginalizar trabalhadores, negando-lhes uma existência digna e fortalecendo ciclos de exploração.
(2) CAPITALISMO E GANÂNCIA: COMO O SISTEMA INCENTIVA A EXPLORAÇÃO
O capitalismo, ao valorizar a acumulação de capital e o lucro, naturalmente incentiva a ganância, promovendo um ciclo de exploração e desigualdade. Karl Marx, em O Capital (1867), argumenta que o sistema capitalista tende a ver o trabalhador apenas como um recurso a ser utilizado para a produção de lucro, e não como um ser humano com direitos e dignidade. Essa lógica desumanizante facilita a exploração, levando empregadores a priorizarem o lucro sobre as condições de trabalho, gerando um sistema onde a ganância é estrutural e difícil de ser removida sem uma mudança fundamental na organização econômica.
(3) AFLIÇÕES DO MUNDO E O ENSINAMENTO DE JESUS
Jesus, em João 16:33, advertiu: “No mundo tereis aflições,” mostrando que aqueles que optam pela justiça e pelo cuidado com o próximo enfrentarão oposição e dificuldades em um mundo que valoriza o dinheiro. Seu ensinamento sugere que os cristãos devem resistir às pressões materiais e à opressão dos poderosos, permanecendo fiéis à justiça divina. Em O Reino de Deus e a Exclusão dos Pobres (1972), Jürgen Moltmann comenta que a esperança cristã nos chama a resistir à injustiça e confiar em Deus para enfrentar as aflições, um lembrete da necessidade de manter-se firme contra os males provocados pela ganância capitalista.
(4) RESPOSTA INDIVIDUAL SÁBIA: BUSCAR CONTENTAMENTO E GENEROSIDADE
A Bíblia ensina que, individualmente, o contentamento e a generosidade são formas eficazes de resistir à ganância e à exploração do sistema capitalista. Em 1 Timóteo 6:6-10, Paulo exorta os cristãos a buscarem o contentamento, ressaltando que o amor ao dinheiro é a raiz de muitos males. Em Riquezas e Pobreza (1981), Ronald Sider defende que o contentamento é uma virtude que contraria a cultura de acúmulo e promove uma vida de simplicidade e generosidade, evitando a busca incessante pelo lucro e oferecendo um testemunho de valores superiores.
(5) RESPOSTA FRATERNA: PROMOVER JUSTIÇA SOCIAL E AJUDA MÚTUA
A resposta cristã coletiva ao mal da exploração é o apoio mútuo e a luta pela justiça social. A Bíblia relata que a igreja primitiva compartilhava seus bens para que ninguém passasse necessidade (Atos 2:44-45). Esse princípio fraternal é coerente com os ensinamentos de Jesus sobre o amor ao próximo. Em A Justiça no Mundo (1971), Leonardo Boff argumenta que a solidariedade é essencial na luta contra a exploração capitalista e que a fraternidade cristã é um modelo de comunidade que resiste à ganância e promove o bem-estar coletivo.
(6) CRISTÃOS APOIANDO O CAPITALISMO E A CONFORMIDADE COM O MUNDO
Romanos 12:2 adverte os cristãos a “não se conformarem com este mundo,” mas a transformarem suas mentes. Isso sugere uma crítica ao apoio ao capitalismo quando ele contradiz os valores de justiça e compaixão do evangelho. Richard Bauckham, em A Bíblia e a Sociedade de Consumo (2007), argumenta que, ao apoiar sistemas que perpetuam a ganância e a desigualdade, os cristãos correm o risco de se conformarem com valores mundanos, perdendo de vista a ética do amor e da justiça que Cristo ensina.
(7) BIBLIOGRAFIA
- A Economia da Desigualdade – Amartya Sen (1994)
- O Capital – Karl Marx (1867)
- O Reino de Deus e a Exclusão dos Pobres – Jürgen Moltmann (1972)
- Riquezas e Pobreza – Ronald Sider (1981)
- A Justiça no Mundo – Leonardo Boff (1971)
- A Bíblia e a Sociedade de Consumo – Richard Bauckham (2007)
- A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – Max Weber (1905)
- O Império do Efêmero – Gilles Lipovetsky (1987)
- Teologia da Libertação – Gustavo Gutiérrez (1971)
- Cidadania e Direitos Humanos – Boaventura de Sousa Santos (2001)
(1) ANOMIA SOCIAL: A PERDA DE VALORES MORAIS E ÉTICOS
Quando o dinheiro e a riqueza se tornam as prioridades centrais, ocorre uma anomia social, ou seja, uma perda dos valores morais e éticos essenciais à coesão da sociedade. Esse fenômeno resulta em desordem social, pois o foco excessivo na aquisição de riqueza muitas vezes promove a indiferença aos princípios éticos e às normas de convivência. Em A Sociedade do Cansaço (2010), Byung-Chul Han discute como o capitalismo cria uma sociedade em que o valor do indivíduo se mede pela produtividade e pelo consumo, levando a uma fragmentação dos valores éticos e ao aumento de comportamentos individualistas, gerando desordem e alienação na sociedade.
(2) CAPITALISMO E A PROMOÇÃO DA GANÂNCIA
O capitalismo promove a ganância ao valorizar a acumulação de riqueza como um fim em si mesmo, frequentemente em detrimento do bem comum. Max Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905), argumenta que o capitalismo transforma a busca pelo lucro em uma vocação, incentivando as pessoas a colocarem o ganho pessoal acima de outros valores. Esse sistema alimenta uma lógica em que o acúmulo é visto como virtude, levando as pessoas a ignorarem os impactos éticos de suas ações. Com isso, a ganância torna-se um valor predominante, contribuindo para o mal social da anomia.
(3) AFLIÇÕES E A PROMESSA DE JESUS SOBRE A AJUDA DIVINA
Jesus advertiu que “no mundo tereis aflições,” mas assegurou aos seus seguidores que Ele venceu o mundo e lhes daria ajuda para superar as dificuldades (João 16:33). Em um sistema dominado pela busca de riqueza, mesmo os que buscam viver de maneira justa enfrentam pressões e desafios. Em O Evangelho de João e a Cultura Contemporânea (1986), N. T. Wright enfatiza que a promessa de Jesus de ajuda e consolo aponta para a força que os cristãos podem encontrar Nele para resistirem ao materialismo e à anomia, mantendo-se fiéis aos valores do reino de Deus em meio às tribulações da sociedade.
(4) RESPOSTA INDIVIDUAL: CONTENTAMENTO E MODERAÇÃO COMO ANTÍDOTOS
A Bíblia orienta os cristãos a viverem com contentamento e moderação como forma de resistir ao apelo ganancioso do capitalismo. Em 1 Timóteo 6:6-10, Paulo recomenda o contentamento com o necessário, alertando sobre os perigos do amor ao dinheiro. Em Dinheiro e Fé: A Ética do Contentamento (2004), Craig Blomberg ressalta que o contentamento é uma forma de viver com menos apego às posses materiais, preservando a paz interior e a integridade. Essa postura ajuda o cristão a não ser dominado pela ganância, promovendo uma convivência mais ética e equilibrada.
(5) RESPOSTA FRATERNA: SOLIDARIEDADE E PARTILHA COMO CAMINHO COLETIVO
A resposta bíblica para lidar coletivamente com os efeitos nocivos da ganância é a prática da solidariedade e da partilha. Em Atos 2:44-45, vemos a igreja primitiva compartilhando seus bens para que ninguém passasse necessidade, um exemplo de vida fraterna que resiste à desordem promovida pela anomia social. Leonardo Boff, em A Prática da Solidariedade (1984), defende que a solidariedade ativa e a justiça social são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, combatendo a exclusão e a desordem social. Essa visão está em plena consonância com os ensinamentos de Jesus sobre o amor ao próximo.
(6) CONFORMIDADE COM O MUNDO: A OPÇÃO DOS CRISTÃOS QUE APOIAM O CAPITALISMO
Romanos 12:2 aconselha os cristãos a não se conformarem com os padrões do mundo, mas a transformarem suas mentes. Essa instrução sugere uma crítica aos que apoiam um sistema que promove a ganância e o egoísmo em detrimento da justiça e da compaixão. Em Cristianismo e Capitalismo (1999), Harvey Cox discute como a adesão ao capitalismo pode levar os cristãos a comprometerem seus valores éticos e espirituais. A conformidade com sistemas que contradizem os ensinamentos de Jesus coloca em risco o testemunho cristão e a coerência com os princípios do evangelho.
(7) BIBLIOGRAFIA
- A Sociedade do Cansaço – Byung-Chul Han (2010)
- A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – Max Weber (1905)
- O Evangelho de João e a Cultura Contemporânea – N. T. Wright (1986)
- Dinheiro e Fé: A Ética do Contentamento – Craig Blomberg (2004)
- A Prática da Solidariedade – Leonardo Boff (1984)
- Cristianismo e Capitalismo – Harvey Cox (1999)
- Capitalismo e Liberdade – Milton Friedman (1962)
- A Condição Humana – Hannah Arendt (1958)
- Teologia da Libertação – Gustavo Gutiérrez (1971)
- Sociedade de Consumo: Mitos e Estruturas – Jean Baudrillard (1970)